Prazeres

O imponente hotel de luxo que já foi uma estação de comboios

Mais do que uma estação ferroviária, Canfrac desempenhou um papel extremamente importante durante a Segunda Guerra Mundial, permitindo a judeus e outros refugiados fugirem do exército nazi. Hoje é um hotel de cinco estrelas, mas a sua história não foi esquecida.

Foto: Barceló
17 de março de 2023

Após 50 anos encerrada, a estação Canfranc abre novamente as suas portas ao público, desta vez como um hotel de luxo.  Localizada na província espanhola de Huesca, em Aragão (Espanha), perto da fronteira francesa, foi outrora um ponto de passagem para quem viajava por aquela zona. 

A antiga bilheteira da estação é agora a receção do hotel.
A antiga bilheteira da estação é agora a receção do hotel. Foto: Barceló Hotels & Resorts

Revelou-se uma localização estratégica durante a Segunda Guerra mundial, uma vez que serviu de porta de entrada para muitos judeus europeus e outros refugiados durante o regime alemão nazi, bem como espiões dos países aliados. No entanto, os nazis tomaram conta de Canfranc em 1942, e mantiveram-na sob controlo até 1944. Durante este período de tempo, houve muitas detenções de pessoas que tentavam fugir para Portugal, segundo um artigo dedicado à história da estação, na CNN internacional. Encerrada desde 1970, foi recentemente recuperada pelo grupo de hotelaria Barceló.

O hotel dispõe de 104 quartos, uma área de bem-estar, uma piscina e três restaurantes.
O hotel dispõe de 104 quartos, uma área de bem-estar, uma piscina e três restaurantes. Foto: Barceló Hotels & Resorts
O interior renovado é inspirado na década de 20, na ferrovia e na paisagem natural que rodeia o hotel.
O interior renovado é inspirado na década de 20, na ferrovia e na paisagem natural que rodeia o hotel. Foto: Barceló Hotels & Resorts

A recuperação ficou a cargo dos arquitetos Joaquín Magrazó e Fernando Used, em parceria com o governo regional de Aragão e o Barceló Hotel Group, que tentaram ao máximo respeitar cada detalhe original e manter a presença histórica e personalidade do edifício. O resultado? Uma verdadeira viagem aos anos 20, mas sem esquecer os atuais padrões de luxo. No total dispõe de 104 quartos, uma área de bem-estar, piscina e três restaurantes. A decoração é inspirada no ambiente ferroviário e na natureza em redor do hotel.

Saiba mais Canfrac, Hotel, Estação, Espanha, França, Comboios, Luxo
Relacionadas

A manhã que todos os homens merecem, no Ritz

Com um novo programa Ritz Gentleman, Experiência Wellness e Massagem Ignae, o hotel mais emblemático de Lisboa convida todos os homens a fazerem uma pausa para cuidar de si. Foi o que fizemos…

As casas de luxo mais pequenas (e charmosas) do mundo

Editado pela TASCHEN, o livro "Small Houses" compila as fotografias, descrições e histórias de mais de 50 casas minúsculas espalhadas por 25 países. As imagens fazem-nos sonhar (e querer espreitar lá para dentro).

Mais Lidas
Prazeres O melhor hotel do mundo é…

Depois do sucesso dos World’s 50 Best Restaurants (lista da qual faz parte o Belcanto de José Avillez), a organização acaba de anunciar os 50 melhores hotéis do mundo em 2023. Uma lista com alojamentos de sonho, espalhados por todos os continentes.