Prazeres / Drive

Corvette: os 70 anos de um ícone da América

Há 70 anos, em junho de 1953, a General Motors lançava um novo modelo desportivo e incluía-o no portefólio da Chevrolet, a sua marca ponta-de-lança, aquela que dava maior luta ao “inimigo” Ford. Nascia o Corvette, um nome que se confunde com a história do Automóvel nos Estados Unidos.

A carregar o vídeo ...
10 de março de 2023 | Luís Merca

O pós-II Guerra Mundial

As armas já se tinham calado há oito anos, em 1945 – embora tivessem voltado a soar na Coreia cinco anos depois, e até cerca de um mês após o lançamento do Chevrolet Corvette, em junho de 1953. O mundo vivia tempos de recuperação do maior conflito a que alguma vez se tinha assistido e, enquanto a Europa sofria para reerguer a sua economia e a sua sociedade, nos EUA o ambiente era bastante mais risonho. Forte da sua indústria sem concorrência, rico pela aplicação do Plano Marshall (assistência económica sim, mas com benefícios para a economia doméstica, if you please), o país proporcionava aos cidadãos norte-americanos bom emprego, rendimento alto, consumo sempre em tendência ascendente – o verdadeiro american dream. O automóvel beneficiou e muito dessa conjuntura e afirmou-se como um dos mais importantes bens (o mais importante?) a adquirir pelo americano médio. A juntar a isto, os soldados americanos tinham regressado da Europa e muitos trouxeram com eles Jaguares, MGs, Alfa Romeos, carros que pouco ou nada tinham a ver com o conceito prático e pragmático (e pouco excitante, convenhamos) do automóvel na terra do Tio Sam: eram desportivos, elegantes, rápidos, davam – e muito! – nas vistas. 

Corvette Convertible, 1960.
Corvette Convertible, 1960. Foto: Chevrolet

Um desportivo americano, pois então!

Duas portas, dois lugares, descapotável, um motor seis-cilindros em linha de 3900 cm3 a desenvolver 150 cavalos (nada mau para a época) e, principalmente, uma carroçaria em fibra de vidro (!), eis o Chevrolet Corvette. Longo de 4,25m, com 1,77m de largura e 1,31m de altura, o primeiro Corvette sofreu de bastantes dores de crescimento devido à sua juventude e à rapidez com que o projeto passou do papel para a linha de montagem. 

Linha de montagem Corvette.
Linha de montagem Corvette. Foto: Chevrolet

As performances eram as possíveis, considerando o motor pesado e preguiçoso, e a necessidade de lhe juntar uma caixa automática Powerglide de duas velocidades (a Chevrolet não tinha então uma caixa manual para acoplar a esse motor). Ainda assim, o Corvette fazia 11 segundos e meio dos 0 aos 100, perdão, das 0 às 60 milhas por hora. Não vale a pena falar em velocidade máxima, porque nos Estados Unidos qualquer coisa acima das 70 milhas (113 km/h) dá direito a multa e, em vários casos e consoante o Estado, a apreensão da carta e até prisão. 

Corvette Sting Ray Racer, 1959.
Corvette Sting Ray Racer, 1959. Foto: Chevrolet

De modo a apresentar um preço de venda ao público minimamente competitivo (cerca de 3500 dólares, o equivalente a mais de 35 mil na atualidade), os custos de fabrico foram reduzidos ao mínimo indispensável. A carroçaria em fibra de vidro, fabricada à mão, permitia ganhos de peso da estrutura, ao mesmo tempo que deixava as chapas de aço disponíveis para fabricar os outros modelos Chevrolet de grande série, o ganha-pão da marca. O châssis, motor, suspensões, travões, tudo foi aproveitado de outros modelos da Chevrolet. 

Corvette, 1957.
Corvette, 1957. Foto: Chevrolet
Corvette, 1973.
Corvette, 1973. Foto: Chevrolet

Curiosidades do Corvette

  • Todos os Corvette C1 fabricados em 1953 eram brancos, com estofos vermelhos. Só a partir do model year 1954 foi possível adicionar as cores azul, vermelho e preto;
  • Em 2006, o terceiro Corvette C1 a sair da fábrica em 1953 foi leiloado por um milhão e 60 mil dólares;
  • Quase dois milhões de Corvettes já terão sido vendidos desde 1953: o Corvette Nº 500 mil foi fabricado em 1977; o Nº 1 milhão em 1992; e o milhão e meio foi atingido em 2009;
  • O motor de seis cilindros em linha foi abandonado em 1956 e desde então todos os Corvettes passaram a receber apenas motores V8;
  • Durante os primeiros 10 anos de produção, o Corvette era exclusivamente fabricado na carroçaria descapotável. Só a partir da geração C2, em 1963, a carroçaria coupé Sting Ray (famosa pelo vidro traseiro em duas partes) passou a ser produzida;
  • Desde o início dos anos 70 do século passado, o Chevrolet Corvette tornou-se figura habitual nas grelhas de partida de diversas provas de automobilismo, com especial destaque em corridas de resistência, tanto na América como na Europa;
  • Cada geração do Corvette é identificada pela letra C (óbvio) e o número respetivo: assim, a acima referida C1 viveu entre 1953 e 1962; a C2 de 1963 a 1967; C3, 1968-82; C4, 1984-96; C5, 1997-2004; C6, 2005-13; C7, 2014-19; e a atual geração, a C8, está em vigor desde 2020.
    Corvette E-Ray, 2024.
    Corvette E-Ray, 2024. Foto: Chevrolet
     
Saiba mais Chevrolet, Corvette, Automóveis, Anos 70, Estados Unidos
Relacionadas

Os automóveis mais caros de sempre vendidos em leilão

Não são para todas as carteiras, mas estes carros são, sem dúvida, de chamar a atenção por onde passam. Apresentam algumas diferenças, mas em duas coisas estão unidos, são o preço extraordinário e o fator "uau".

Suzulight, o tamanho não importa(va)

Há 68 anos, este foi o primeiro kei car produzido em série e o primeiro carro japonês com motor e tração à frente. Na reconstrução pós-II Guerra Mundial, a Suzuki inovava e dava o pontapé de saída para o milagre automóvel (e económico) do Japão.

Opel Astra: vale a pena ligá-lo à corrente?

Já foi Carro do Ano, vai na sua sexta geração (11ª, se contarmos com o seu antecessor) e é um dos modelos que se vê em maior número nas estradas europeias. Afinal, o que vale o bestseller alemão na versão híbrida plug-in?

O novíssimo elétrico Fiat Topolino, e o pouco que sabemos sobre ele

A Fiat foi ao baú (e se o tem grande e rico) recuperando de lá ao nome Topolino para batizar o novo quadriciclo elétrico, parte da sua estratégia de mobilidade sustentável. Quando, onde, como, quanto? Bem gostaríamos de responder, mas a marca italiana quer que soframos de curiosidade até à última.

Mais Lidas
Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...

Drive Opel Corsa: a ternura dos 40

Lançado em 1982, o Opel Corsa já se tornou um clássico da história do Automóvel. Quarenta anos e seis gerações depois, continua a povoar as nossas ruas, estradas, auto-estradas, ultrapassando já a fasquia dos 14 milhões de unidades vendidas.