Prazeres / Artes

Eis os realizadores que mais automóveis destruíram nos seus filmes

De Steven Spielberg a Christopher Nolan, são vários os nomes incontornáveis do Cinema que incluem cenas recheadas de ação e efeitos especiais nas suas criações, e não estamos a falar daqueles criados em computador.

Need for Speed (2014)
Need for Speed (2014) Foto: IMDB
15 de março de 2023

A "destruição massiva de carros" é uma ocorrência comum nos filmes de Hollywood, principalmente nos de ação, nos quais o enredo gira, por norma, em torno de corridas, perseguições e, lá está, destruição de adereços vários. Popular ainda hoje, trata-se de uma técnica usada desde os anos 80 - a obra The Blue Brothers (1980), de John Landis, detém o recorde de mais automóveis abatidos numa única cena, por exemplo.

Contudo, existem realizadores que recorrem mais à dita estratégia dos que outros, como Justin Lin, responsável por alguns filmes da saga Velocidade Furiosa, ou Joe e Anthony Russo, de Vingadores: Endgame. Mas quem leva o prémio para casa é mesmo Michael Bay, realizador da saga Transformers, com 354 carros aniquilados ao longo da sua carreira. Segundo a Forbes espanhola, isto equivale a cerca de 24 modelos pelas 15 criações de Michael Bay. Eis a lista de realizadores que mais veículos arruinaram na história do Cinema.

1. Michael Bay: 354 veículos.
1. Michael Bay: 354 veículos. Foto: IMDB
2. Justin Lin: 35 veículos.
2. Justin Lin: 35 veículos. Foto: IMDB
3. John Landis: 120 veículos.
3. John Landis: 120 veículos. Foto: IMDB
4. Christopher Nolan: 83 veículos.
4. Christopher Nolan: 83 veículos. Foto: IMDB

 

5. Joe Russo e Anthony Russo: 80 veículos.
5. Joe Russo e Anthony Russo: 80 veículos. Foto: IMDB
6. John Woo: 77 veículos.
6. John Woo: 77 veículos. Foto: IMDB
7. Richard Donner: 61 veículos.
7. Richard Donner: 61 veículos. Foto: IMDB
8. Steven Spielberg: 60 veículos.
8. Steven Spielberg: 60 veículos. Foto: IMDB
9. Paul Greengrass: 51 veículos.
9. Paul Greengrass: 51 veículos. Foto: IMDB
10. Lana e Lily Wachowski: 45 veículos.
10. Lana e Lily Wachowski: 45 veículos. Foto: IMDB
Saiba mais Cinema, Automóveis, Destruição, Realizadores, Transformers, Marvel, Velocidade Furiosa, Michael Bay
Relacionadas

Corvette: os 70 anos de um ícone da América

Há 70 anos, em junho de 1953, a General Motors lançava um novo modelo desportivo e incluía-o no portefólio da Chevrolet, a sua marca ponta-de-lança, aquela que dava maior luta ao “inimigo” Ford. Nascia o Corvette, um nome que se confunde com a história do Automóvel nos Estados Unidos.

Suzulight, o tamanho não importa(va)

Há 68 anos, este foi o primeiro kei car produzido em série e o primeiro carro japonês com motor e tração à frente. Na reconstrução pós-II Guerra Mundial, a Suzuki inovava e dava o pontapé de saída para o milagre automóvel (e económico) do Japão.

Os automóveis mais caros de sempre vendidos em leilão

Não são para todas as carteiras, mas estes carros são, sem dúvida, de chamar a atenção por onde passam. Apresentam algumas diferenças, mas em duas coisas estão unidos, são o preço extraordinário e o fator "uau".

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.