Artes / Prazeres

Eis os realizadores que mais automóveis destruíram nos seus filmes

De Steven Spielberg a Christopher Nolan, são vários os nomes incontornáveis do Cinema que incluem cenas recheadas de ação e efeitos especiais nas suas criações, e não estamos a falar daqueles criados em computador.

Need for Speed (2014)
Need for Speed (2014) Foto: IMDB
15 de março de 2023

A "destruição massiva de carros" é uma ocorrência comum nos filmes de Hollywood, principalmente nos de ação, nos quais o enredo gira, por norma, em torno de corridas, perseguições e, lá está, destruição de adereços vários. Popular ainda hoje, trata-se de uma técnica usada desde os anos 80 - a obra The Blue Brothers (1980), de John Landis, detém o recorde de mais automóveis abatidos numa única cena, por exemplo.

Contudo, existem realizadores que recorrem mais à dita estratégia dos que outros, como Justin Lin, responsável por alguns filmes da saga Velocidade Furiosa, ou Joe e Anthony Russo, de Vingadores: Endgame. Mas quem leva o prémio para casa é mesmo Michael Bay, realizador da saga Transformers, com 354 carros aniquilados ao longo da sua carreira. Segundo a Forbes espanhola, isto equivale a cerca de 24 modelos pelas 15 criações de Michael Bay. Eis a lista de realizadores que mais veículos arruinaram na história do Cinema.

1. Michael Bay: 354 veículos.
1. Michael Bay: 354 veículos. Foto: IMDB
2. Justin Lin: 35 veículos.
2. Justin Lin: 35 veículos. Foto: IMDB
3. John Landis: 120 veículos.
3. John Landis: 120 veículos. Foto: IMDB
4. Christopher Nolan: 83 veículos.
4. Christopher Nolan: 83 veículos. Foto: IMDB

5. Joe Russo e Anthony Russo: 80 veículos.
5. Joe Russo e Anthony Russo: 80 veículos. Foto: IMDB
6. John Woo: 77 veículos.
6. John Woo: 77 veículos. Foto: IMDB
7. Richard Donner: 61 veículos.
7. Richard Donner: 61 veículos. Foto: IMDB
8. Steven Spielberg: 60 veículos.
8. Steven Spielberg: 60 veículos. Foto: IMDB
9. Paul Greengrass: 51 veículos.
9. Paul Greengrass: 51 veículos. Foto: IMDB
10. Lana e Lily Wachowski: 45 veículos.
10. Lana e Lily Wachowski: 45 veículos. Foto: IMDB
Saiba mais Cinema , Automóveis , Destruição , Realizadores , Transformers , Marvel , Velocidade Furiosa , Michael Bay
Relacionadas

Corvette: os 70 anos de um ícone da América

Há 70 anos, em junho de 1953, a General Motors lançava um novo modelo desportivo e incluía-o no portefólio da Chevrolet, a sua marca ponta-de-lança, aquela que dava maior luta ao “inimigo” Ford. Nascia o Corvette, um nome que se confunde com a história do Automóvel nos Estados Unidos.

Suzulight, o tamanho não importa(va)

Há 68 anos, este foi o primeiro kei car produzido em série e o primeiro carro japonês com motor e tração à frente. Na reconstrução pós-II Guerra Mundial, a Suzuki inovava e dava o pontapé de saída para o milagre automóvel (e económico) do Japão.

Os automóveis mais caros de sempre vendidos em leilão

Não são para todas as carteiras, mas estes carros são, sem dúvida, de chamar a atenção por onde passam. Apresentam algumas diferenças, mas em duas coisas estão unidos, são o preço extraordinário e o fator "uau".

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.