Prazeres / Drive

Pode o calor afetar a autonomia de um carro elétrico?

Um estudo revelou que as temperaturas altas (e não só) causam falhas nas baterias dos automóveis que vão à perda de cerca de 30% da sua capacidade.

Foto: Pexels
24 de julho de 2023 | Vanda Carreto / Com Rita Silva Avelar

A Recurrent, uma empresa que todos os anos estuda e testa veículos de forma a analisar a relação entre as suas baterias e a autonomia, realizou um estudo que concluiu que o calor pode realmente afetar a autonomia dos veículos elétricos. No entanto, esta consequência apenas se torna significativa se as temperaturas atingirem 38ºC ou mais.

Apesar de não citar marcas nem modelos, este estudo mostra que quando o calor se faz sentir alguns automóveis chegam a registar uma queda na autonomia de 31%. No entanto, de acordo com a revista El Motor, o diretor executivo da empresa, Scott Case, referiu que estes resultados são um pouco limitados pois a maior parte da condução é feita abaixo das temperaturas que causam as quedas de autonomia. Citado pela mesma revista, Gress Less, diretor do Laboratório de Baterias da Universidade de Michingan, nos Estados Unidos, explicou que isto acontece devido à química que se encontra nas baterias, "quando a temperatura ultrapassa os 40 graus, começa a haver uma quebra da camada de emissão passiva no ânodo - elétrodo pelo qual a corrente entra e os eletrões saem do sistema - e essa quebra faz com que o eletrólito líquido seja consumido, o que reduz a vida útil da bateria", afirmou o Scott Case.

Para amenizar os problemas que o calor pode trazer à bateria do seu carro, é recomendado que não faça viagens longas durante os dias de maior calor e também que tente escolher um ponto de recarga o mais abrigado possível do sol.

No ano passado, esta mesma empresa realizou um estudo que concluiu que as temperaturas negativas também têm um impacto nocivo. No estudo, os investigadores viram que o Ford Mustang Mach-E e o Volkswagen ID.4, quando sujeitos a temperaturas que atingiam graus negativos, registaram quedas de 30% na autonomia. 

Saiba mais Automóveis Elétricos, Volkswagen, Ford, Diversão, Calor
Relacionadas

As formas mais eficazes de proteger o carro do sol

Sabemos que nem sempre é possível estacionar à sombra naquele que, por vezes, é o lugar perfeito, nem todos temos garagens ou parques subterrâneos. Eis algumas sugestões para prevenir possíveis danos no seu automóvel.

ZEEKR: mais uma marca chinesa?

Não exatamente. Uma marca chinesa, sim, mas especializada em veículos elétricos dirigidos ao setor premium. E que visa, direta e desavergonhadamente, a Tesla de Mr. Elon Musk. Conseguirá batê-la? As primeiras impressões são muito promissoras.

Opel Astra: vale a pena ligá-lo à corrente?

Já foi Carro do Ano, vai na sua sexta geração (11ª, se contarmos com o seu antecessor) e é um dos modelos que se vê em maior número nas estradas europeias. Afinal, o que vale o bestseller alemão na versão híbrida plug-in?

Mais Lidas
Drive 7 museus para viver a paixão pelos automóveis

A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.

Drive É mesmo um KIA? De certeza?

É, pois. E, ainda por cima, é 100% elétrico. O novo KIA EV6 baseia-se numa também nova plataforma, concebida exclusivamente para veículos elétricos, e eleva a fasquia a um nível tal, que as marcas ditas ‘premium’ têm razões para começarem a ficar incomodadas.