José Gameiro, o piloto mais velho a participar numa prova de todo-o-terreno a contar para a taça do mundo
Aos 76 anos, o antigo piloto amador de Todo-o-Terreno, volta ao ativo para participar na 35ª edição da Baja Portalegre 500, defendendo que a medicina hiperbárica tem sido fundamental para a sua preparação física.

O empresário e antigo piloto de Todo-o-Terreno, que venceu recentemente uma batalha contra a covid-19, José Gameiro autopropôs-se a participar numa competição de Todo-o-Terreno como piloto da equipa Motivo-JCB e irá também participar na 35ª edição da Baja Portalegre 500, que se realiza de 28 a 30 de outubro, com António Saraiva na copilotagem.

Aos 76 anos, o empresário torna-se o piloto mais velho do mundo a participar numa prova de Todo-o-Terreno integrada na Taça do Mundo. À MUST, e no Centro Hiperbárico de Cascais, conta que o segredo está nos treinos semanais, na preparação mental e na medicina hiperbárica, uma terapia que fornece grandes quantidades de oxigénio a todos os tecidos do corpo e pode restaurar o organismo após cada sessão intensiva de treino. As sessões de oxigenoterapia hiperbárica facilitaram-lhe a destreza dos movimentos, a melhoria da condição física, a resistência ao cansaço dos treinos e a rápida recuperação ao vírus.
Este desafio vem na altura certa uma vez que passaram dez anos desde a sua última competição, um gosto que adquiriu através do filho, apaixonado por motas e provas de rali. Mas o percurso inicial de José Gameiro distancia-se da pilotagem. Entre 1967 a 1980 esteve ligado ao Exército Português, tendo frequentado vários cursos militares de Operações Especiais, Comandos e outros. Licenciou-se também em Economia e Sociologia e Ciências da Conduta, nos anos oitenta, pela Universidade Nova de Lisboa, tornando-se empresário pouco depois, com a fundação da MOTIVO - Comércio e Motivação de Mercados, empresa na áera da construção. É Comendador da Ordem do Império Britânico.

Chegou à pilotagem mais tarde, tendo feito provas em Portugal, Espanha, Brasil, Marrocos e Dubai, e conseguiu dezenas de palmarés até ao ano de 2011. O seu percurso nesse período culminou com a homenagem na 13ª Gala do Desporto de Cascais, como vencedor da Taça Nacional de Veteranos Todo-o-Terreno, e terceiro classificado do Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno, Condutores - Grupo T1.
"O meu objetivo é voltar ao Todo-o-Terreno, é um novo momento, até agora sinto-me preparado. Vou competir com um Mini ALL4 da BMW XDrive, a empresa de competição da BMW" conta à MUST. "Intimida-me ter um azar no início, uma vez que o Todo-o-Terreno é um desporto que obriga a muita improvisão. O co-piloto só nos diz as notas que são muito graves (como um precipício à direita). Depois tem muita intuição envolvida. Como não vou ter o tempo desejável para treinar, vou ter que me adaptar com um andamento razoavelmente forte. Ao longo da minha carreira tive sete a oito acidentes fortes. O meu objetivo é chegar ao fim, ainda a competir."
Elon Musk vs Jeff Bezos, quem chegará primeiro ao espaço?
Na segunda parte do texto sobre a corrida ao espaço dos dois empresários, o The Times analisa as verdadeiras implicações e intenções de Musk e Bezzos e a sua verdadeira obsessão por filmes de ficção científica.
O Aygo morreu, viva o Aygo Cross!
O citadino da Toyota muda de cara, de plataforma, de filosofia, de tudo. Agora é um ‘crossover’, cresceu em tamanho e em expectativas: dominar a selva das cidades, um mercado que, ironicamente, até está a diminuir.
Primeiro drone voa para o Polo Norte em missão climática
Roberta Pirazzini iniciou uma expedição ao Ártico para fazer algo que ninguém havia tentado antes: operar um drone perto do Polo Norte.
DeLorean, há 40 anos a regressar ao futuro
Teve uma das mais curtas carreiras da indústria: dois anos de produção, menos de 9000 exemplares. Mas a 7ª Arte trouxe-lhe a glória eterna. Só precisou de acelerar até aos 142 km/h e apanhar um raio de 1.21 gigawatts para entrar na História do Automóvel.
Virgin Galactic leva turistas ao espaço por 250.000 dólares
No ramo do turismo espacial, são essenciais janelas amplas e várias câmaras para preencher as contas das redes sociais e impressionar os amigos.
Foi a coqueluche de celebridades, entre as quais Steve McQueen, George Best ou Brigitte Bardot. Sabe de que carro falamos?
Não é um comparativo, muito menos um ranking de posições definidas e medalhas para os três primeiros. Trata-se apenas de enumerar os 10 melhores 100% elétricos testados no ano que agora finda. Em 2024 haverá mais, muitos mais.
Preparadora alemã transformou dois dos Ferrari mais especiais das últimas décadas.
Os modelos que se seguem são mais do que simples carros, são mesmo modos de vida. Para começar a sonhar com o calor...