Prazeres / Drive

Pela primeira vez, na Europa, foram vendidos mais automóveis elétricos do que a gasóleo

Em junho, a quota de mercado dos carros elétricos a bateria na União Europeia alcançou os 15,1%, posicionando-os como a terceira escolha mais popular entre os consumidores.

Foto: Freepik
27 de julho de 2023 | Ana Filipa Damião

A venda de automóveis elétricos superou a venda daqueles a gasóleo (ou diesel) pela primeira vez na União Europeia, segundo o relatório da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), referente ao mês de junho. No geral, testemunhou-se um aumento no registo de carros (17,9%) no primeiro semestre de 2023, atingindo 5,4 milhões de unidades vendidas.

Exceto a Hungria, todos os mercados da UE apontam melhorias no mês de junho, incluindo os quatro maiores: Alemanha (24,8%), Espanha (13,3%), França (11,5%) e Itália (9,1%). O mesmo acontece em termos semestrais: Espanha (24,0%), Itália (22,8%), França (15,3%) e Alemanha (12,8%).

Este acontecimento, de acordo com a associação, traduz-se na recuperação da indústria na Europa face às perturbações causadas pela pandemia nos últimos anos, mesmo que "os volumes acumulados sejam 21% inferiores em comparação com os de 2019".

No sexto mês do ano, a quota de mercado dos veículos elétricos a bateria alcançou os 15,1% (10,7% em junho de 2022), ultrapassando os automóveis a gasóleo (de 17,4% em 2022 para 13,4% em 2023). Os novos registos de elétricos na União Europeia aumentaram 66,2% - atingindo as 158 252 unidades - posicionando-os como terceira escolha entre quem compra carros novos, tendo o gasóleo caído para quarto lugar.

O mercado dos Países Baixos foi o que revelou maiores ganhos percentuais no que toca aos elétricos, com 90,1%, seguido da Alemanha (64,4%) e de França (52%). Mesmo assim, há países que viram a sua percentagem de vendas a gasóleo subir, como a Roménia (22,4%).

Os veículos híbridos (incluem um motor de combustão e pelo menos um motor elétrico) continuam a ser a segunda escolha dos consumidores, tendo subido no escalão de popularidade entre 2022 e 2023 (de 21,6% para 24,3%). Os seus registos aumentaram 32,4% em junho, atingindo 254,1 mil unidades, e 27,9% desde janeiro. De novo, são os maiores mercados que lideram esta mudança: Alemanha (59,1%), Itália (29,9%), França (27,9%) e Espanha (22,7%).

Porém, e aqui sem surpresas, o mercado de automóveis movidos a gasolina na Europa continua a ser o mais concorrido. Cresceu 11% em junho, totalizando 379 067 unidades. No entanto, a sua quota sofreu um ligeiro decréscimo, de 38,5% em junho de 2022 para 36,3%. Foram vendidos mais de dois milhões de carros a gasolina no primeiro semestre deste ano, mais 15,9% comparando com 2022.

Saiba mais Automóveis, Elétricos, Híbridos, Gasolina, Gasóleo, Diesel, União Europeia, Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis
Relacionadas

O novíssimo elétrico Fiat Topolino, e o pouco que sabemos sobre ele

A Fiat foi ao baú (e se o tem grande e rico) recuperando de lá ao nome Topolino para batizar o novo quadriciclo elétrico, parte da sua estratégia de mobilidade sustentável. Quando, onde, como, quanto? Bem gostaríamos de responder, mas a marca italiana quer que soframos de curiosidade até à última.

As formas mais eficazes de proteger o carro do sol

Sabemos que nem sempre é possível estacionar à sombra naquele que, por vezes, é o lugar perfeito, nem todos temos garagens ou parques subterrâneos. Eis algumas sugestões para prevenir possíveis danos no seu automóvel.

Mais Lidas
Drive Douro recebe um dos maiores encontros de supercarros da Europa

É difícil ficar indiferente ao rugido de um Ferrari, ao design arrojado de um Lamborghini, ou à elegância intemporal de um Aston Martin. De 25 a 27 de abril, o coração do Douro — entre Vila Real e Lamego — será palco de um dos mais impressionantes encontros automobilísticos de velho Continente: o Gathering Supercars 2025.

Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...