Pela primeira vez, na Europa, foram vendidos mais automóveis elétricos do que a gasóleo
Em junho, a quota de mercado dos carros elétricos a bateria na União Europeia alcançou os 15,1%, posicionando-os como a terceira escolha mais popular entre os consumidores.

A venda de automóveis elétricos superou a venda daqueles a gasóleo (ou diesel) pela primeira vez na União Europeia, segundo o relatório da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), referente ao mês de junho. No geral, testemunhou-se um aumento no registo de carros (17,9%) no primeiro semestre de 2023, atingindo 5,4 milhões de unidades vendidas.
Exceto a Hungria, todos os mercados da UE apontam melhorias no mês de junho, incluindo os quatro maiores: Alemanha (24,8%), Espanha (13,3%), França (11,5%) e Itália (9,1%). O mesmo acontece em termos semestrais: Espanha (24,0%), Itália (22,8%), França (15,3%) e Alemanha (12,8%).
No sexto mês do ano, a quota de mercado dos veículos elétricos a bateria alcançou os 15,1% (10,7% em junho de 2022), ultrapassando os automóveis a gasóleo (de 17,4% em 2022 para 13,4% em 2023). Os novos registos de elétricos na União Europeia aumentaram 66,2% - atingindo as 158 252 unidades - posicionando-os como terceira escolha entre quem compra carros novos, tendo o gasóleo caído para quarto lugar.
O mercado dos Países Baixos foi o que revelou maiores ganhos percentuais no que toca aos elétricos, com 90,1%, seguido da Alemanha (64,4%) e de França (52%). Mesmo assim, há países que viram a sua percentagem de vendas a gasóleo subir, como a Roménia (22,4%).
Os veículos híbridos (incluem um motor de combustão e pelo menos um motor elétrico) continuam a ser a segunda escolha dos consumidores, tendo subido no escalão de popularidade entre 2022 e 2023 (de 21,6% para 24,3%). Os seus registos aumentaram 32,4% em junho, atingindo 254,1 mil unidades, e 27,9% desde janeiro. De novo, são os maiores mercados que lideram esta mudança: Alemanha (59,1%), Itália (29,9%), França (27,9%) e Espanha (22,7%).
Porém, e aqui sem surpresas, o mercado de automóveis movidos a gasolina na Europa continua a ser o mais concorrido. Cresceu 11% em junho, totalizando 379 067 unidades. No entanto, a sua quota sofreu um ligeiro decréscimo, de 38,5% em junho de 2022 para 36,3%. Foram vendidos mais de dois milhões de carros a gasolina no primeiro semestre deste ano, mais 15,9% comparando com 2022.
Pode o calor afetar a autonomia de um carro elétrico?
Um estudo revelou que as temperaturas altas (e não só) causam falhas nas baterias dos automóveis que vão à perda de cerca de 30% da sua capacidade.
ID. Buzz. O regresso do "pão de forma", mais moderno e... elétrico!
Se existisse para os automóveis um CVC (Coeficiente de Virar Cabeças), o Volkswagen ID. Buzz atingiria os 100%. Ninguém fica indiferente quando passa na rua ou na estrada. É o verdadeiro “pão de forma” versão século XXI.
Este é o primeiro combustível sintético para carros clássicos
Uma redução de pelo menos 65% nas emissões de gases de efeito de estufa? É isto que a Coryton, uma empresa britânica, promete ao lançar a sua primeira gama de gasolina sustentável.
60 anos de Lamborghini: dos tratores aos super-carros
Incompatibilizado com o Commendatore Ferrari, um industrial de tratores decidiu fundar a sua própria marca de automóveis desportivos de luxo. Em 1963, há 60 anos, nascia a Lamborghini.
O novíssimo elétrico Fiat Topolino, e o pouco que sabemos sobre ele
A Fiat foi ao baú (e se o tem grande e rico) recuperando de lá ao nome Topolino para batizar o novo quadriciclo elétrico, parte da sua estratégia de mobilidade sustentável. Quando, onde, como, quanto? Bem gostaríamos de responder, mas a marca italiana quer que soframos de curiosidade até à última.
O truque para proteger o volante do sol que não devemos usar
Quando estacionamos um carro ao sol, há partes que podem chegar aos 70 graus. Há que saber o que fazer para as proteger devidamente.
A razão pela qual o preço dos automóveis novos pode vir a subir mais de 2000 euros
A implementação do regulamento da Norma Euro 7 poderá fazer com que o custo de fabrico dos automóveis novos aumente até 10 vezes mais do que já estava previsto pela Comissão Europeia.
BYD Atto 3 – Sim, é nome de carro... e é elétrico
Comecemos pelo fim, pelas conclusões: aquela imagem preconceituosa contra as marcas chinesas? Esqueçam. Esta, tal como uma outra (de outro país), veio para ficar.
As formas mais eficazes de proteger o carro do sol
Sabemos que nem sempre é possível estacionar à sombra naquele que, por vezes, é o lugar perfeito, nem todos temos garagens ou parques subterrâneos. Eis algumas sugestões para prevenir possíveis danos no seu automóvel.
A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.
Se existisse para os automóveis um CVC (Coeficiente de Virar Cabeças), o Volkswagen ID. Buzz atingiria os 100%. Ninguém fica indiferente quando passa na rua ou na estrada. É o verdadeiro “pão de forma” versão século XXI.
Não exatamente. Uma marca chinesa, sim, mas especializada em veículos elétricos dirigidos ao setor premium. E que visa, direta e desavergonhadamente, a Tesla de Mr. Elon Musk. Conseguirá batê-la? As primeiras impressões são muito promissoras.
Dos belos modelos de competição automobilística até aos exemplares de coleccionador raríssimos, esta nova bíblia dos clássicos automóveis reúne, em mais de 500 páginas, as histórias e peripécias mais incríveis do último centenário.