Prazeres / Drive

Este é o primeiro combustível sintético para carros clássicos

Uma redução de pelo menos 65% nas emissões de gases de efeito de estufa? É isto que a Coryton, uma empresa britânica, promete ao lançar a sua primeira gama de gasolina sustentável.

Foto: Meritt Thomas/Unsplash
21 de junho de 2023 | Vanda Carreto / Com Rita Silva Avelar

Foi durante o mês de junho que a Coryton, uma empresa britânica, lançou a sua primeira gasolina de origem vegetal. Sustain Classic - é este o nome da gama do biocombustível feito à base de plantas que já se encontra à venda.

Com um nível de octano - capacidade que o combustível tem para resistir a altas temperaturas - superior a 98 e um teor de bioetanol - combustível gerado pela decomposição de resíduos orgânicos e que pode afetar o progresso do desflorestação - inferior a 1%, foi pensado exclusivamente para carros clássicos dada a grande existência destes no Reino Unido (cerca de meio milhão). No entanto, não há uma razão que impeça um automóvel que funcione a gasolina de o usar. Inicialmente terão três tipos de combustíveis disponíveis, o Super 80, o Super 33 e o Racing 50, o número que consta no nome indica a percentagem de materiais sustentáveis que são portadores, esta varia entre os 33% e os 80%.

Mas então como é que este combustível ajuda o ambiente? Segundo a Coryton, com o uso de produtos produzidos a partir de resíduos agrícolas o combustível acaba por usar o carbono já existente na atmosfera, resultando numa reciclagem e não na formação de mais gases poluidores. 

Modelo clássico da Porsche.
Modelo clássico da Porsche. Foto: Hayes Potter/Unsplash

Na Europa, em 2035, vai começar a ser proibida a venda de novos veículos com motor de combustão o que faz com que estes combustíveis sintéticos não tenham um grande futuro por cá. Apesar de vários fabricantes terem tentado equiparar os biocombustíveis aos carros elétricos, nomeadamente a Porsche, a Comissão Europeia não facilitou, afirmando que "as gasolinas e gasóleos sintéticos poluem quando são queimados num motor de combustão".

O facto dos sistemas de combustíveis dos automóveis mais antigos sofrerem com a gasolina moderna foi uma das razões que levou a Coryton a desenvolver esta gama sustentável. Segundo a empresa, estes riscos acabariam por "ser atenuados pelos biocombustíveis". De acordo com o site da empresa, o preço varia entre os €4 e os €6 por litro, um valor um pouco acima do que que estamos habituados.

Saiba mais Carros, Saúde, Combustíveis, Coryton, Ambiente
Relacionadas

Os 50 carros desportivos mais clássicos do último século

Dos belos modelos de competição automobilística até aos exemplares de coleccionador raríssimos, esta nova bíblia dos clássicos automóveis reúne, em mais de 500 páginas, as histórias e peripécias mais incríveis do último centenário.

As formas mais eficazes de proteger o carro do sol

Sabemos que nem sempre é possível estacionar à sombra naquele que, por vezes, é o lugar perfeito, nem todos temos garagens ou parques subterrâneos. Eis algumas sugestões para prevenir possíveis danos no seu automóvel.

Corvette: os 70 anos de um ícone da América

Há 70 anos, em junho de 1953, a General Motors lançava um novo modelo desportivo e incluía-o no portefólio da Chevrolet, a sua marca ponta-de-lança, aquela que dava maior luta ao “inimigo” Ford. Nascia o Corvette, um nome que se confunde com a história do Automóvel nos Estados Unidos.

Os automóveis mais caros de sempre vendidos em leilão

Não são para todas as carteiras, mas estes carros são, sem dúvida, de chamar a atenção por onde passam. Apresentam algumas diferenças, mas em duas coisas estão unidos, são o preço extraordinário e o fator "uau".

Mais Lidas
Drive 7 museus para viver a paixão pelos automóveis

A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.

Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...