Prazeres / Drive

Model 3, a conta que a Tesla fez

E fez muito bem, já que este modelo permitiu à marca norte-americana ganhar escala e não ser apenas “aquele fabricante dos carros acima dos 100 mil euros”. Além disso, ou muito devido a isso, o Tesla Model 3 é a menina dos olhos do ‘renting’ e das empresas.

Foto: Tesla
18 de fevereiro de 2022 | Luís Merca

Um pouco(chinho) de história

A Tesla sempre se assumiu como um fabricante automóvel de ponta, mas um fabricante muito pouco convencional. Os seus modelos, particularmente o segundo e o terceiro (Model S, lançado em 2012, e Model X, 2015), foram sempre vistos como montras hi-tech, verdadeiros gadgets sobre rodas, apresentando soluções tecnológicas, filosofias de produto e conceitos do que deveria ser o Automóvel, que eram diametralmente opostos aos restantes fabricantes, os ditos convencionais. Os "outros".

Tesla Model 3
Tesla Model 3 Foto: Tesla

No entanto, com o elevado nível de preços desses dois modelos, a Tesla necessitava de ganhar escala, para deixar de ser um construtor marginal, um fabricante de algumas centenas de unidades, poucos milhares na melhor das hipóteses. Mas para isso era preciso produzir em cadências muito mais aceleradas, que fizessem baixar o preço do produto final – tornava-se urgente lançar no mercado um novo modelo, uma gama média que vendesse na fasquia dos 35 mil dólares ou pouco mais.

Tesla Model 3
Tesla Model 3 Foto: Tesla

O Tesla Model 3 viu a luz do dia em 2017 e, após uns inícios de produção algo titubeantes, começou gradualmente a ganhar ritmos de fabrico cada vez mais elevados. Logo em 2019, foi o modelo 100% elétrico mais vendido em todo o mundo, proeza que repetiria em 2020, apesar da inesperada pandemia que afetou o planeta. Em 2021, atingiria a marca do primeiro milhão de unidades fabricadas, um recorde mundial entre VE (veículos elétricos) e todo e qualquer veículo plug-in (incluindo os híbridos PHEV). E só já não é, atualmente, o mais vendido no globo porque foi ultrapassado... pelo "irmão" Model Y, o SUV compacto já aqui testado.

Uma breve caracterização técnica do Model 3

É uma berlina – um ‘sedan’, para os anglófilos – de tamanho médio, quatro portas e cinco lugares, motorização 100% elétrica, com baterias de alta capacidade e performances dignas de um desportivo de topo – já lá iremos. Nas palavras de Franz von Holzhausen, o americaníssimo (apesar do nome) chefe do design da Tesla, foi concebido para concorrer com o "Audi A4, o BMW Série 3 e o Mercedes Classe C, oferecendo autonomia, preço competitivo e performance", tendo como alvo o mercado de massas – ou seja, nada de nichos, a Tesla quer mesmo concorrer com os grandes.

Tesla Model 3
Tesla Model 3 Foto: Tesla

Ainda nas motorizações (o plural tem uma razão de ser), o Model 3 apresenta duas versões distintas: uma de tração atrás, já que o motor elétrico repousa sobre o eixo traseiro, que permite uma autonomia até 491 km, uma aceleração dos 0 aos 100 em 6.1 segundos e 225 km/h de velocidade máxima; e outra versão, dita ‘Dual Motor’ (isso mesmo, com dois motores), o que lhe confere, evidentemente, tração integral. Dentro desta, ainda duas configurações distintas: a ‘Long Range’, com uma autonomia até 602 km, 0 aos 100 em 4.4 segundos e 233 km/h de velocidade máxima; e a ‘Performance’, 547 km, 3.3 segundos e 261 km/h. Sim, duzentos e sessenta e um à hora. De notar que, em termos dos cavalos-motor a que estamos habituados nos motores de combustão interna, o Model 3 vai dos 283 da versão ‘Standard’ de tração traseira, aos 449 cavalos da ‘Dual Motor Long Range’ e aos 480 (!) da ‘Performance’. Nada mau para um modelo destinado às massas.

Ao volante

Experimentámos precisamente a versão ‘Dual Motor’, no setup de longo alcance. O ambiente no habitáculo é muito luminoso, muita luz natural (o generoso tejadilho em vidro ajuda e muito), ausência quase total de botões, luzinhas, manípulos, nada que perturbe o design clean do interior. Ausência também de chave. Um cartão faz a vez dela, abrindo/fechando as portas por aproximação ao veículo, e permitindo dar arranque ao(s) motor(es) – na prática, é muito simples: caixa de velocidades em D, acelerador, o carro começa a andar. Para quê um botão start/stop? Se entrámos no carro e nos sentámos ao volante, é para andar, não é verdade? Mas mais do que esse cartão, a Tesla privilegia o uso do smartphone: uma app permite controlar toda a operação do Model 3, mesmo toda, inclusive quando não estamos dentro dele. Ideal para pré-aquecer o habitáculo depois de uma noite mais fria, controlar a carga da bateria e dar início/fim ao processo de carregamento, até mesmo estacionar remotamente através da função opcional ‘Summon’ – sim, guiar o carro a partir do telemóvel, coisa normalíssima para a Tesla.

Tesla Model 3
Tesla Model 3 Foto: Tesla

O comportamento em estrada é imperial: apesar dos mais de 1800 kg, a agilidade e a resposta ao acelerador são do mais alto nível: acelerações de cortar a respiração, o Model 3 é uma autêntica "bala", com o binário do motor elétrico a permitir arranques sem qualquer delay. Bom trabalho das suspensões – a filtrarem as irregularidades do piso e a conferirem um conforto e um silêncio dignos de registo – e também a permitirem levar a potência às quatro rodas. A eletrónica encarrega-se de que não haja perdas de aderência nem motricidade, pelo que o Tesla parece um comboio: desloca-se sobre carris e (quase) não há maneira de o colocar em xeque, de o apanhar desprevenido. O peso das baterias e a sua colocação debaixo do piso do habitáculo baixaram o centro de gravidade, tornando (quase) impossível – de novo, quase – fazê-lo capotar, por exemplo. A travagem é forte e relativamente fácil de dosear, e a regeneração de energia faz-se com facilidade mediante um leve aliviar da pressão no acelerador e/ou pressionando, também levemente, o pedal do travão.

Tesla Model 3
Tesla Model 3 Foto: Tesla

Porquê o estado de graça do Tesla Model 3 junto das empresas e do ‘renting’?

Muito simplesmente porque o Estado assim o permite. Através de benesses contabilísticas, as empresas que o adquiram podem deduzir imediatamente o IVA e ficam isentas de tributação autónoma. Além disso, a legislação que promove a compra de veículos elétricos atribui ainda um incentivo financeiro, isenta os VE de ISV (imposto sobre veículos) e de IUC (imposto único de circulação), e alguns municípios até estacionamento oferecem, imagine-se! Há aqui algum lado negro? Sim, há sempre. A culpa não é do Tesla Model 3 nem de nenhum dos seus concorrentes, mas assiste-se no nosso país a um verdadeiro assalto aos custos do carregamento em postos públicos, principalmente através de taxas e taxinhas – em Portugal, quando uma galinha começa a pôr ovos de ouro, é frequente matar-se a dita galinha para retirar de dentro dela todos os ovos de uma só vez. E ela nunca mais põe ovos de ouro. Solução? Pelo menos para quem tem garagem própria, é simples: é carregar em casa. O custo da eletricidade é irrisório quando comparado com o dos postos públicos (principalmente os das auto-estradas e os de grande débito), além de que a comparação com os preços da gasolina e do gasóleo até nos faz ter pena dos xeques do petróleo, coitados, vão perder o seu ganha-pão. Pelo menos até os fornecedores de eletricidade se lembrarem de subir (ainda mais) as tarifas elétricas.

Tesla Model 3
Tesla Model 3 Foto: Tesla
Saiba mais automóveis, Tesla, Model 3
Relacionadas

“Estes portugueses são loucos!”

Nem Astérix o teria dito melhor: correr o Rally Safari Clássico num, perdão, em dois Renault 4L, é obra. E revela um espírito, como dizer, aventureiro, livre de quaisquer amarras e, porque não dizê-lo, um pouco... assim, pois.

Preço dos combustíveis. Mãos ao ar! O depósito ou a vida!

É um avião? Um míssil russo? O Super-Homem? Não! É o preço dos combustíveis. Já vinha subindo há bastante tempo, mas agora disparou de tal forma que poderemos vir a conhecer um choque petrolífero como o de 1973. Depois de dois anos de pandemia, o que faltava mesmo era um conflito militar – uma guerra, não tenhamos medo das palavras – a baralhar as cartas e a dar de novo.

Ano novo, nova era no Mundial de Ralis (que passará por Portugal)

Está na estrada a 90ª edição do Rallye de Monte Carlo. Como é habitual, a prova monegasca marca o arranque do Mundial de Ralis. Só que este não é apenas mais um WRC: é o primeiro de uma nova era que pretende mudar para sempre o panorama dos ralis em todo o mundo.

Mazda2, híbrido mais híbrido não há

A silhueta inconfundível de um... Toyota Yaris (?) abriga a alma do Mazda2 híbrido. Não é ‘plug-in’, autocarrega-se em andamento, mas neste test-drive comprovou ser uma ótima estratégia. A Mazda levou o conceito híbrido ao extremo: é mesmo igualzinho a outro carro, é quase um híbrido duas vezes.

Quem destruiu o Bugatti Veyron de Cristiano Ronaldo?

A estrela do futebol tem várias relíquias automóveis, mas ver um dos seus carros contra um muro nunca é ideal. Durante a ocorrência, o jogador estava de férias com a família em Palma de Maiorca para celebrar o aniversário do filho mais velho.

O quadriciclo elétrico mais vendido do mundo custa menos de 10 mil euros

O modelo da marca francesa de automóveis não só é fácil de estacionar, como pode ser conduzido a partir dos 16 anos. A Citroën oferece a possibilidade de total personalização, abrindo o elétrico ao mercado profissional. Falamos, claro, do Citroën AMI, que até já chamou à atenção do mercado chinês, que o copiou por cerca de 2000 euros.

Elon Musk abre “diner” e cinema “drive-in”

O objetivo não é vender hambúrgueres e batatas fritas nem bilhetes de cinema, mas carregar as baterias de veículos elétricos. Será o novo ponto de paragem em West Hollywood, perto do ponto de chegada da famosa Route 66.

Mais Lidas
Drive Os 10 melhores EV’s de 2023

Não é um comparativo, muito menos um ranking de posições definidas e medalhas para os três primeiros. Trata-se apenas de enumerar os 10 melhores 100% elétricos testados no ano que agora finda. Em 2024 haverá mais, muitos mais.

Drive 7 museus para viver a paixão pelos automóveis

A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.

Drive Veículos elétricos. Top 12 testados em 2022

Doze meses de test-drives e, desses, um apanhado de uma dúzia de veículos 100% elétricos. Os 12 magníficos EV testados no ano que agora finda – e 2023 está aí ao virar da esquina, com promessas de ainda mais e melhor.