Prazeres / Lugares

A manhã que todos os homens merecem, no Ritz

Com um novo programa Ritz Gentleman, Experiência Wellness e Massagem Ignae, o hotel mais emblemático de Lisboa convida todos os homens a fazerem uma pausa para cuidar de si. Foi o que fizemos…

Foto: Four Seasons Hotel Ritz Lisbon
21 de março de 2023 | Bruno Lobo

Aparentemente sou uma espécie de contratura ambulante. Será essa a única conclusão possível depois de a minha terapeuta esbarrar constantemente em "pontos de tensão" que não havia forma de suavizar. E isto numa massagem pensada precisamente para aliviar a tensão muscular e revigorar o corpo. Culpa das muitas horas passadas em frente ao computador, à secretária e com má postura. Por causa disso, explica-me Dominica Domalik, "a massagem parece mais vigorosa do que realmente é". A mim resta-me continuar deitado na marquesa, de barriga para baixo, a desfrutar desse turbilhão de sensações, por vezes a chegar à dor, e outras num estado de relax e paz imensa.

Estou aqui porque o Ritz desenhou uma experiência dedicada especialmente aos homens, a Ritz Gentleman - Experiência Wellness e Massagem Ignae. Pela brochura percebe-se como o convite é irresistível. "Faça uma pausa do quotidiano e reserve umas horas para tratar de si, durante uma manhã dedicada unicamente ao seu bem-estar físico e emocional." 

Pela sua localização, é possível participar nesta experiência enquanto se usufrui das vistas magníficas sobre a cidade.
Pela sua localização, é possível participar nesta experiência enquanto se usufrui das vistas magníficas sobre a cidade. Foto: Four Seasons Hotel Ritz Lisbon

Ainda por cima assinado pelo único SPA em Portugal contemplado com a pontuação máxima nos Travel Awards da Forbes. A massagem faz parte desse programa e, como o nome indica, é feita com produtos Ignae − a marca de beleza e de bem-estar nascida nos Açores, que virou sensação por esse mundo fora. A Ignae usa apenas produtos naturais das ilhas, e o tratamento estimula a produção de colagénio, que ajuda a regenerar a pele, combate a inflamação e promove uma hidratação profunda. Temos assim uma dupla vantagem terapêutica: por um lado a massagem revigorante, por outro um tratamento que opera pequenos milagres cutâneos. Estamos em boas mãos. 

A manhã desse dia nem tinha começado da melhor forma, com inevitáveis filas de trânsito, a filha rabugenta a caminho da escola e um ou dois problemas de última hora no trabalho a exigirem atenção imediata. Nada de especialmente diferente, mas o suficiente para entrar no SPA já meio estressado e cheio de pressa para me equipar e não me atrasar para a sessão de treino personalizada no Fitness Centre

A Ritz Gentleman - Experiência Wellness e Massagem Ignae oferece uma manhã dedicada unicamente ao bem-estar físico e emocional.
A Ritz Gentleman - Experiência Wellness e Massagem Ignae oferece uma manhã dedicada unicamente ao bem-estar físico e emocional. Foto: Four Seasons Hotel Ritz Lisbon

Se o Spa fica no piso inferior do Ritz, o Fitness Centre, pelo contrário, fica no topo do edifício, por isso apanhamos o elevador para o último andar, onde me espera a simpatia contagiante do Tiago Moacho, o meu personal trainer durante a próxima hora. 

O Ritz aproveita naturalmente esta localização única, oferecendo vistas magníficas sobre a cidade. Temos inclusivamente uma pista de jogging que dá a volta ao edifício, embora a nossa opção tenha sido de ficar indoor. De qualquer forma o espaço é todo envidraçado e quem está a fazer exercício pode-se distrair admirando as vistas e até, quem sabe, ganhando alento para conseguir terminar as repetições mais difíceis. Juro que foi esse o meu caso. O Tiago, evidentemente, não está ali para nos dar "uma tareia", e cada treino é adaptado à condição física e necessidades da pessoa, avaliadas por um par de perguntas de circunstância: "Que tipo de exercício físico pratica", "com que frequência", "queixa-se de alguma coisa", etc... Dado esse passo, sugere então um conjunto de exercícios, explica como se fazem e certifica-se de que os estamos a fazer corretamente. Não posso propriamente dizer que a hora seguinte tenha sido extenuante, mas foi puxada e muito recompensadora. 

No Fitness Centre, o treino é adaptado à condição física e necessidades da pessoa, sob o olhar atento dum personal trainer.
No Fitness Centre, o treino é adaptado à condição física e necessidades da pessoa, sob o olhar atento dum personal trainer. Foto: Four Seasons Hotel Ritz Lisbon

Ao treino segue-se um período de descanso, para recuperar o fôlego. É possível usar as instalações do SPA, e fazer uma sauna ou banho turco, por exemplo, ou então dar um mergulho na piscina interior. São 18 metros de piscina, num espaço lindíssimo e com água aquecida. Optei antes por relaxar nas espreguiçadeiras, beber um chá, e cometer um erro, agarrar no telemóvel só para ‘ver se ficou tudo resolvido’. Não o façam. A bem da experiência, mantenham-se desconectados durante todo este período. Mas eu assim estava, agarrado ao telefone quando me vieram chamar para a massagem… 

Este é um conceituado SPA em Portugal, e, o único contemplado com a pontuação máxima nos Travel Awards da Forbes.
Este é um conceituado SPA em Portugal, e, o único contemplado com a pontuação máxima nos Travel Awards da Forbes. Foto: Four Seasons Hotel Ritz Lisbon

Ok, já sabemos como correu, mas deixem-me só explicar ainda que Dominica passou uma hora e meia a tentar acabar com os meus pontos de maior tensão, sobretudo na zona das costas e das pernas. Mesmo assim a massagem só terminou com um tratamento facial, que me deixou a pele regenerada e a cabeça lá nas nuvens – embora o corpo cá em baixo estivesse um pouco dorido. Dominica avisou-me ainda que "nos próximos dois ou três dias é capaz de ficar com dores no corpo, mas depois vai sentir-se muito melhor e ganhar mais elasticidade". E tinha razão.

Como o tempo voa, é quase uma da tarde, e felizmente a experiência não acaba sem um almoço executivo no Ritz Bar. Por isso, de volta aos balneários para trocar de roupa e arranjar antes de subir de novo ao piso da receção, onde fica o bar. 

A experiência Ritz Gentleman ocupa uma manhã inteira e tem o custo de 335 euros.
A experiência Ritz Gentleman ocupa uma manhã inteira e tem o custo de 335 euros. Foto: Four Seasons Hotel Ritz Lisbon

Como habitualmente, o Ritz Bar está bastante ocupado, ainda que reine uma atmosfera tranquila. A oferta passa por uma extensa lista de cocktails, mas àquela hora a maior parte das pessoas estão muito mais interessadas na carta das comidas. Ao meu lado, uma família brasileira – numerosa, mas muito bem-comportada – ataca tudo o que existe na parte das sanduíches, das Club tradicionais aos hambúrgueres. Ao fundo, outra família alargada, agora de franceses, prova os pratos mais tradicionais: bacalhau à brás, polvo à lagareiro, lombos de novilho… Mesmo à minha frente, um casal de portugueses opta pela opção japonesa cheia de sushis e sashimis fresquíssimos e confecionados no momento, no bar de sushi. Para acompanhar um copo de vinho branco. Confesso que a mim me pareceu a opção ideal para terminar o programa.

A experiência Ritz Gentleman vai ocupar uma manhã inteira – 225 minutos − e tem um custo de 335 euros, mas é bem capaz de ser a melhor manhã que vai ter em muito tempo.
Saiba mais Ritz Gentleman, Bem-estar, Massagem, Hotel Ritz, Lisboa
Relacionadas

O imponente hotel de luxo que já foi uma estação de comboios

Mais do que uma estação ferroviária, Canfrac desempenhou um papel extremamente importante durante a Segunda Guerra Mundial, permitindo a judeus e outros refugiados fugirem do exército nazi. Hoje é um hotel de cinco estrelas, mas a sua história não foi esquecida.

Casa Nossa. A casa de Sofia Ulrich e José Avillez não é só deles

Uma casa para alugar junto ao Alqueva, no Alentejo, com 10 suites, uma sala de estar, uma biblioteca, um bar, uma garrafeira com espaço para prova de vinhos, uma divisão de cinema e espetáculos e, ainda, uma sala de jantar onde em cima da mesa vão estar pratos assinados pelo chef.

Ritz e Guerlain servem chá "Orchidée Impériale”

Novo Chá da Tarde temático no Ritz Four Seasons junta o melhor que a cozinha do hotel tem para oferecer com a linha de skincare mais sumptuosa da Guerlain. Uma iniciativa inspirada nas orquídeas que decoram o lounge do hotel, e que decorre até ao fim de novembro.

Mais Lidas