Prazeres / Artes

A história do surf desde 1778 em livro

"Surfing. 1778–Today. 40th Ed." compila, numa reedição, as mais belas imagens relacionadas com a modalidade, ao longo dos séculos, enquanto conta a sua história.

Foto: TASCHEN
08 de março de 2024 | Rita Silva Avelar
Há fotógrafos de todo o mundo que, pelo menos uma vez por ano, se reúnem na Nazaré para captar a magnificência das grandes ondas da zona costeira mais rebelde de Portugal, a par da Ericeira. A imponência de uma onda gigante a rebentar pouco se equipara a outro fenómeno da natureza, é tão assombrosa quanto magnetizante. Mas não é isso que intimida as multidões, muito menos os grandes nomes do surf.
Um livro dedicado ao surf.
Um livro dedicado ao surf. Foto: TASCHEN


Em jeito de retrospetiva, a TASCHEN acaba de reeditar um livro dedicado precisamente à história do surf - Surfing. 1778–Today. 40th Ed, de Jim Heimann, de 500 páginas, que reúne imagens poderosas relativas à atividade, ao mesmo tempo que recorda como tudo começou, com destaques visuais que vão de stills de filmes a posters, passando por fotografias emblemáticas e premiadas ou até postais e anúncios televisivos.
"Surfing. 1778–Today. 40th Ed." Foto: DR


As referências vão desde como era o surf em Honolulu, Hawai, em 1919, com postais a recordar o estilo de vida dos surfistas, a cenas de filmes de época como Gidget (1959), que retratavam a vida na praia, aos tempos de hoje, às imagens de surf na Islândia, em 2013, entre blocos de gelo. Um livro ideal para apreciadores da beleza pura da Natureza, mas também da História, da Cultura, e do Desporto. €25
Um livro dedicado ao surf.
Um livro dedicado ao surf. Foto: TASCHEN
Saiba mais Surf, Fotografia, Hawai, Honolulu, Nazaré, Islândia, Livro, TASCHEN
Relacionadas

A história do limão num livro que é também um objeto de desejo

Nobre limão que salva do escorbuto, tira nódoas e cheiros, aromatiza receitas, entra na composição de perfumes e até dá para fazer limonada. Uma nova edição da Taschen conta toda a história desde pequeno, mas poderoso fruto: "The Gourmand’s Lemon – A Collection of Stories and Recipes".

Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.