Prazeres / Artes

Livraria Lello eleita para famosa exposição francesa

A livraria portuguesa junta-se a grandes nomes desta área, como a Strand Book Store de Nova Iorque, na exposição "Mise En Page" nos emblemáticos armazéns Le Bon Marché Rive Gauche, em Paris, que decorre até 21 de abril e já inaugurou.

Foto: DR
26 de fevereiro de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

A Livraria Lello, no Porto, está atualmente em destaque num dos palcos mais emblemáticos do mundo literário: os armazéns Le Bon Marché Rive Gauche, em Paris. A convite dos prestigiados Le Bon Marché, a livraria participará numa exposição temática de livros e cultura, com curadoria de Sarah Andelman, de 24 de fevereiro a 21 de abril.

Ao lado de outras renomadas livrarias do mundo, como a Strand Book Store de Nova Iorque e a Shakespeare and Company de Paris, a casa portuguesa será uma das protagonistas da exposição "Mise En Page", que promete surpreender os visitantes com uma fusão única de livros, produtos exclusivos e colaborações inéditas, num cenário idealizado pelo artista Jean Jullien.

A fundadora da editora Just An Idea Books, Sarah Andelman, transforma os espaços dos Le Bon Marché numa ode à cultura literária, destacando as mais emblemáticas livrarias do mundo. A Livraria Lello, conhecida pelos seus tesouros literários e pela sua arquitetura imponente, apresentará uma seleção requintada de livros e produtos de edição própria. Entre os tesouros literários apresentados estarão títulos icónicos da The Pop Collection, como "O Principezinho", "Alice no País das Maravilhas", "O Livro da Selva" e o "Livro Institucional da Livraria Lello". Além disso, a exposição destacará também a obra de José Saramago, único Nobel da Literatura de língua portuguesa, através de uma coleção especial que explora o vasto universo literário do autor.

Para Aurora Pedro Pinto, administradora da Livraria Lello, esta participação na exposição é motivo de grande alegria e reconhecimento internacional. Acrescenta ainda, no comunicado partilhado, que este convite representa uma oportunidade única de levar a cultura portuguesa além-fronteiras e de partilhar o legado literário do país com o mundo.

A exposição, que estará patente até 21 de abril, celebra o poder transformador do livro e da literatura, colocando-os em destaque numa das mais prestigiadas lojas de retalho de luxo do mundo. Com esta iniciativa, a Livraria Lello reafirma o seu compromisso em promover a cultura nacional e em partilhar a sua paixão pela literatura com leitores de todo o mundo.

Saiba mais Artes, Educação, Livro, Livraria Lello, Strand Book Store, "Mise En Page", Le Bon Marché Rive Gauche, Paris
Relacionadas

Série documental sobre Pinto da Costa já tem trailer

Chama-se "Senhor Presidente – O Campeonato de Uma Vida" e é a nova série em três episódios que conta, na primeira pessoa e com relatos de família, amigos e figuras do futebol, a vida dessa figura incontornável do Futebol Clube do Porto.

Os Club Makumba apresentam o novo disco e prometem fazer “uma grande festa”

Depois do sucesso do primeiro registo homónimo, materializado essencialmente ao vivo, o quarteto regressou em janeiro com 'Sulitânea Beat', um álbum no qual alargaram ainda mais o vasto território onde a sua música sem fronteiras se movimenta. Agora é tempo de voltar ao palco, “o habitat natural” da banda, como o baterista João Doce reconhece nesta entrevista.

O supermercado dos museus e dos colecionadores de arte

Todos os anos há uma feira de arte em Maastricht, nos Países Baixos, que é a Meca de museus e colecionadores. Na prática, é como um museu normal, só que as obras têm uma etiqueta com o preço. A edição holandesa já chegou ao fim, mas em maio decorre a nova-iorquina.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.