Prazeres / Artes

Quem é Cássio Markowski, o artista vencedor do Sovereign Portuguese Art Prize 2023?

A segunda edição do Prémio, o único de arte contemporânea em Portugal, celebrou o trabalho dos principais artistas residentes no país e sua diáspora, promovendo reconhecimento e um vislumbre de quem se vai falar. As receitas contribuem para o apoio a crianças em situação de desfavorecimento, facultando a arte como terapia.

Foto: Armando Jorge Mota Ribeiro
09 de janeiro de 2024

"Conselhos para o meu eu quando jovem" foi a obra com a qual Cássio Markowski ganhou o Sovereign Portuguese Art Prize 2023, no final do ano passado. O artista brasileiro de 52 anos radicado em Portugal apresentou na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa (onde decorreu a exposição a concurso) uma peça eleita por si. Um retrato das relações familiares, as suas influências e contradições, tudo dentro da construção cultural do Brasil. Foi-lhe atribuído um prémio de 25 mil euros pela obra.

"Receber este prémio é a consolidação de um trabalho que venho realizando nos últimos oito anos. Tenho trabalhado questões políticas e sociais desde um olhar poético, privilegiando o desenho figurativo como forma de expressão estética e também filosófica", desvendou o artista, completando "a partir de um olhar contemporâneo voltado para a ancestralidade revisito um passado não muito distante para discutir questões relevantes nos dias atuais."

 Um retrato das relações familiares, as suas influências e contradições, tudo dentro da construção cultural do Brasil.
Um retrato das relações familiares, as suas influências e contradições, tudo dentro da construção cultural do Brasil. Foto: Armando Jorge Mota Ribeiro

O universo artístico de Markowski, com formação em Artes Visuais pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina no Brasil e mestrados em Pesquisa e Criação em Artes e Artes e Ciências do espetáculo no país Basco, pauta-se por uma profunda ligação à relação entre a humanidade e natureza, numa prática a distintos meios de expressão: o desenho, a gravura, a pintura, a escrita, o vídeo, a instalação. O artista multidisciplinar explora a poesia da linguagem visual numa poética entre o ser humano, flora e fauna, como procura descrever a plataforma cultural Underdogs, onde podemos encontrar à venda alguns dos seus trabalhos.

Por sua vez, o Prémio da Sovereign Art Fondation (SAF), fundada em 2003, assenta em dois objetivos essenciais, como reconhece Howard Bilton, Chairman e fundador do Sovereign Group: "(…) mostrar o melhor da arte portuguesa e angariar fundos para ajudar crianças desfavorecidas em Portugal, utilizando a arte como terapia e reabilitação para as que têm dificuldades de aprendizagem ou problemas de comportamento", referindo-se apreensivo ao alarmante número de crianças portuguesas a viver em pobreza (20%). A SAF já arrecadou mais de 11 milhões de euros em distintos países para a ajuda a crianças desfavorecidas, utilizando as artes expressivas como meio de educação, mas sobretudo reabilitação.

Cássio Markowski: Concelhos para meu eu quando jovem
Cássio Markowski: Concelhos para meu eu quando jovem Foto: Armando Jorge Mota Ribeiro

Profissionais independentes do ramo artístico entre curadores e colecionadores como David Elliot (Presidente do Júri), Tim Marlow (Chefe Executivo e Diretor do Museu de Design de Londres); João Paulo Queirós (Presidente da Direção da Sociedade Nacional de Belas Artes) compuseram um painel internacional de peso responsável por analisaram um total de duas centenas de candidaturas recebidas. Nuno Cera, Carolina Pimenta, Dan Rees, Ana Almeida Pinto, Pedro Gramaxo, Diogo Pimentão, Teresa Esgaio são alguns dos rostos artísticos emergentes da shortlist dos 30 finalistas.

Permite-se um simultâneo vislumbre de obras de artistas reconhecidos em paralelo com o trabalho de criadores menos familiares do público, promovendo uma plataforma de visibilidade à arte contemporânea e oferecendo um preview de quem se vai falar no panorama artístico nos próximos anos. "Para além do prémio, beneficiam de maior exposição internacional, de cobertura mediática e da oportunidade de expor publicamente o seu trabalho em Portugal", pode ler-se na página oficial da SAF e compreender em profundidade a toda a dinâmica envolvente da iniciativa, nomeadamente o concurso, atribuição de prémios e venda de obras e distribuição de valores.

Paralelamente ao Grande Prémio, decorreu também o Prémio para Estudantes da Sovereign Art Fondation 2023. Esta distinção anual seleciona, igualmente através de um júri, as 30 melhores obras de jovens de escolas secundárias de todo o país, novamente uma ponte entre "os artistas de hoje e os talentos de amanhã". Um verdadeiro deleite (e um espanto) de se ver para quem já teve oportunidade, igualmente com um propósito filantrópico.

Saiba mais Arte, Cássio Markowski, Sovereign Portuguese Art Prize 2023, Prémio, Arte contemporânea
Relacionadas

Série documental sobre Pinto da Costa já tem trailer

Chama-se "Senhor Presidente – O Campeonato de Uma Vida" e é a nova série em três episódios que conta, na primeira pessoa e com relatos de família, amigos e figuras do futebol, a vida dessa figura incontornável do Futebol Clube do Porto.

Gabriel Byrne interpreta Samuel Beckett em novo “biopic”

“Dança Primeiro, Pensa Depois” retrata a vida do dramaturgo irlandês, prémio Nobel da Literatura – para mal dos seus pecados –, membro da Resistência Francesa, “bon vivant” da cena parisiense, marido infiel e tantas outras coisas. Chega aos cinemas a 4 de janeiro.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.