Prazeres / Artes

Panton Chair Duo. Só existem 999 unidades desta cadeira

A clássica cadeira desenhada originalmente por Verner Panton com a Vitra está agora disponível numa edição limitada, com cinco combinações de cor inéditas.

Foto: DR
08 de julho de 2022 | Rita Silva Avelar

Em 1959, o famoso arquiteto e designer dinamarquês Verner Panton pensou numa cadeira e desenhou-a. Em 1967, e em colaboração com a Vitra, nasceu a primeira cadeira de plástico produzida com um molde único e formato cantiléver (estrutura em consola), all-plastic, e a Panton Chair Duo acabour por tornar-se num clássico marcante do design de mobiliário do século XX.

Agora, e em colaboração com a família Panton, a Vitra desenvolveu a Panton Chair Duo, bicolor, uma edição especial limitada a 999 unidades, seguindo o mesmo princípio de produção da Panton Chair Classic, com uma superfície lacada brilhante que acentua perfeitamente as combinações de cores ousadas.

Panton Chair Duo
Panton Chair Duo Foto: DR

Combinado tons claros e escuros - verde e azul ou rosa e vermelho, por exemplo - a Panton Chair Duo lembra um arco-íris vibrante. Verde, azul, roxo, rosa, vermelho e laranja foram as cores escolhidas, com a linha divisória entre os dois tons a acentuar o perfil característico da cadeira. No total, a Panton Chair Duo há cinco combinações de cor em edição limitada

Nada é ao acaso: a combinação de cores da Panton Chair Duo é uma referência à emblemática "Fantasy Landscape", que Verner Panton criou em 1970 para a instalação Visiona 2 em Colónia, Alemanha.

Verner Panton recorria à cor para aprimorar formas, padrões e emoções, e foi isso que fez com a Panton Chair Duo. A cadeira está disponível apenas em alguns revendedores selecionados da Vitra. Em Portugal, em exclusivo na Paris: sete por cerca de €1,951.70 euros à unidade.

Saiba mais Panton Chair Duo acabour, Verner Panton, Vitra, Cadeira, Cor, Design, Paris: Sete
Relacionadas

Homem do mês: Austin Butler, a estrela de 'Elvis'

O ator norte americano chega às luzes da ribalta como protagonista do filme Elvis de Baz Luhrmann. Numa roda-viva de visionamentos e estreias pelos principais festivais de cinema e em diferentes capitais mundiais, o ator mantém um estilo inconfundível, descontraído mesmo quando veste um smoking estruturado.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.