Prazeres / Artes

Panton Chair Duo. Só existem 999 unidades desta cadeira

A clássica cadeira desenhada originalmente por Verner Panton com a Vitra está agora disponível numa edição limitada, com cinco combinações de cor inéditas.

Foto: DR
08 de julho de 2022 | Rita Silva Avelar

Em 1959, o famoso arquiteto e designer dinamarquês Verner Panton pensou numa cadeira e desenhou-a. Em 1967, e em colaboração com a Vitra, nasceu a primeira cadeira de plástico produzida com um molde único e formato cantiléver (estrutura em consola), all-plastic, e a Panton Chair Duo acabour por tornar-se num clássico marcante do design de mobiliário do século XX.

Agora, e em colaboração com a família Panton, a Vitra desenvolveu a Panton Chair Duo, bicolor, uma edição especial limitada a 999 unidades, seguindo o mesmo princípio de produção da Panton Chair Classic, com uma superfície lacada brilhante que acentua perfeitamente as combinações de cores ousadas.

Panton Chair Duo
Panton Chair Duo Foto: DR

Combinado tons claros e escuros - verde e azul ou rosa e vermelho, por exemplo - a Panton Chair Duo lembra um arco-íris vibrante. Verde, azul, roxo, rosa, vermelho e laranja foram as cores escolhidas, com a linha divisória entre os dois tons a acentuar o perfil característico da cadeira. No total, a Panton Chair Duo há cinco combinações de cor em edição limitada

Nada é ao acaso: a combinação de cores da Panton Chair Duo é uma referência à emblemática "Fantasy Landscape", que Verner Panton criou em 1970 para a instalação Visiona 2 em Colónia, Alemanha.

Verner Panton recorria à cor para aprimorar formas, padrões e emoções, e foi isso que fez com a Panton Chair Duo. A cadeira está disponível apenas em alguns revendedores selecionados da Vitra. Em Portugal, em exclusivo na Paris: sete por cerca de €1,951.70 euros à unidade.

Saiba mais Panton Chair Duo acabour, Verner Panton, Vitra, Cadeira, Cor, Design, Paris: Sete
Relacionadas

Homem do mês: Austin Butler, a estrela de 'Elvis'

O ator norte americano chega às luzes da ribalta como protagonista do filme Elvis de Baz Luhrmann. Numa roda-viva de visionamentos e estreias pelos principais festivais de cinema e em diferentes capitais mundiais, o ator mantém um estilo inconfundível, descontraído mesmo quando veste um smoking estruturado.

Mais Lidas
Artes Uma mesa de taberna pelo arquiteto Manuel Aires Mateus

Este projeto foi desenvolvido no contexto da remodelação do emblemático restaurante lisboeta, Bica do Sapato. Razão pela qual esta mesa, inspirada no mobiliário vernacular das tascas portuguesas, se chama Bica. Um peça de design à venda na loja Branca, em Lisboa.