Prazeres / Artes

Uma coleção de cerâmica inspirada numa técnica ancestral

Fajalauza é nome da nova coleção de cerâmicas da Zara Home, e é também o nome da cidade andaluz de onde vem a técnica histórica granadina.

Foto: DR
18 de agosto de 2022 | Rita Silva Avelar
Confeccionadas à mão, imperfeitas, nenhuma igual a outra. A cerâmica de Fajalauza chegou à Europa através de Al-Ándalus, entre os séculos XI e XII. Tradicionalmente, este tipo de cerâmica fazia parte dos enxovais domésticos de todas as casas do reino de Granada - não eram decorativas nem sofisticadas, mas eram alegras, funcionais e respeitavam a tradição popular.
Coleção Fajalauza, de Zara Home.
Coleção Fajalauza, de Zara Home. Foto: DR


C
om o passar do tempo os motivos geométricos originais transformaram-se em ramos, flores e aves. São estes motivos que agora encontramos na edição limitada Fajaluaza, da Zara Home, uma pequena homenagem a este tipo de cerâmica, feita com recurso à técnica granadina.
Coleção Fajalauza, de Zara Home.
Coleção Fajalauza, de Zara Home. Foto: DR
Coleção Fajalauza, de Zara Home.
Coleção Fajalauza, de Zara Home. Foto: DR


De uma fábrica tricentenária, a antiga oficina do oleiro granadino Cecilio Morales - e onde se continua a trabalhar como há cinco séculos - saem as novas peças da coleção Fajaluaza. Primeiro molda-se a peça em barro, seca-se e é cozida em forno, depois banha-se na cobertura branca, que dá brilho e isola, assina-se, pinta-se e, por último, volta a cozer. De entre os desenhos mais tradicionais, escolheu-se as margaridas e flores dos arquivos históricos para adornar estas peças.
Coleção Fajalauza, de Zara Home.
Coleção Fajalauza, de Zara Home. Foto: DR


A paleta cromática é a de sempre: o azul cobalto, o verde cobre e um branco leitoso de fundo. Os jarros, pratos, fontes e sopeiras a que estamos habituados dão lugar a bandejas, saboneteiras, um jarro e outros recipientes para encher a casa de banho de tradição e luz do Sul. A partir de €15.99, nas lojas físicas ou em zarahome.com/pt.
Coleção Fajalauza, de Zara Home.
Coleção Fajalauza, de Zara Home. Foto: DR
Saiba mais Andaluz, Cerâmica, Zara Home, Técnica, Granadina, Jarros, Tabuleiros
Relacionadas
Mais Lidas
Artes Steve McCurry e o que todos temos em comum

Os retratos de Steve McCurry já deram a volta ao mundo e estão agora na Cordoaria, em Lisboa, para admirar até janeiro de 2023. Sentámo-nos à conversa com o fotógrafo e descobrimos que o que o move, mais do que as viagens e as paisagens, são as vidas das pessoas e aquilo que as une.

Artes Os 10 videojogos mais vendidos de sempre

Mario Kart é um dos franchises mais bem-sucedidos no mundo dos videojogos. O último update data de 2014, e os fãs esperam ansiosamente pelo próximo jogo, Mario Kart 9. Enquanto esperam, existem 9 outros que podem ocupar o tempo.

Artes As 10 melhores séries da Netflix segundo os críticos

O universo do streaming pode ser um pouco confuso, ao ponto de não sabermos que série escolher para ver, resultado da tamanha oferta que existe. Como tal, reunimos algumas das melhores séries da Netflix, avaliadas pelos críticos, para descontrair depois de um dia de trabalho ou relaxar numa tarde de fim de semana.