Uma coleção de cerâmica inspirada numa técnica ancestral
Fajalauza é nome da nova coleção de cerâmicas da Zara Home, e é também o nome da cidade andaluz de onde vem a técnica histórica granadina.




De uma fábrica tricentenária, a antiga oficina do oleiro granadino Cecilio Morales - e onde se continua a trabalhar como há cinco séculos - saem as novas peças da coleção Fajaluaza. Primeiro molda-se a peça em barro, seca-se e é cozida em forno, depois banha-se na cobertura branca, que dá brilho e isola, assina-se, pinta-se e, por último, volta a cozer. De entre os desenhos mais tradicionais, escolheu-se as margaridas e flores dos arquivos históricos para adornar estas peças.

A paleta cromática é a de sempre: o azul cobalto, o verde cobre e um branco leitoso de fundo. Os jarros, pratos, fontes e sopeiras a que estamos habituados dão lugar a bandejas, saboneteiras, um jarro e outros recipientes para encher a casa de banho de tradição e luz do Sul. A partir de €15.99, nas lojas físicas ou em zarahome.com/pt.

Panton Chair Duo. Só existem 999 unidades desta cadeira
A clássica cadeira desenhada originalmente por Verner Panton com a Vitra está agora disponível numa edição limitada, com cinco combinações de cor inéditas.
Exposição que celebra a Independência do Brasil na Cordoaria Nacional
Entre 16 de novembro a 18 de dezembro, a exposição "Outras Lembranças, Outros Enredos” recebe mais de 200 obras de 150 artistas.
O ataque à Mona Lisa e outros crimes cometidos contra a obra de Leonardo Da Vinci
A Mona Lisa foi atacada por um homem disfarçado de idosa, que lhe atirou um bolo. Mas as tentativas de vandalismo a esta famosa obra de arte, proporcionais à sua fama, começaram há muito tempo.
Com 87 anos, o famoso artista plástico britânico esteve pessoalmente envolvido na escolha das cerca de 400 obras e na forma como foram dispostas. Uma mostra histórica para ver na Fundação Louis Vuitton, em Paris, até 31 de agosto.
Parte miniatura automóvel, parte obra de arte, parte pisa-papéis e parte puzzle, o Cameo é uma peça de decoração muito especial. A carroçaria é construída através do encaixe de duas secções – uma em carvalho maciço e outra em alumínio polido – que, em conjunto, recriam o icónico acabamento em dois tons da marca.
“A Nossa Terra, o Nosso Altar” é um documentário filmado entre 2013 e 2019 sobre o agora extinto bairro do Aleixo, no Porto. André Guiomar, realizador, quis documentar uma comunidade em suspenso - e dar-lhe voz.
Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.