Prazeres / Artes

Padel by Siza. A nova raquete da Quad

A colaboração entre o arquiteto e a marca portuguesa é uma celebração da interseção entre a arte e o desporto.

Foto: DR
19 de julho de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar
A Quad, uma proeminente marca portuguesa de Padel e Pickleball, revelou uma colaboração que promete marcar a história do desporto e da arte: uma raquete desenhada pelo renomado arquiteto Álvaro Siza Vieira. Este lançamento é particularmente significativo, pois assinala os 90 anos do arquiteto com uma edição limitada a 90 exemplares, cada um avaliado em €1900.

Siza Vieira, que se destacou internacionalmente como o primeiro português a vencer o Prémio Pritzker, trouxe para esta criação uma abordagem que une a sua visão artística à funcionalidade desportiva. A raquete, uma verdadeira peça de colecionador, será distribuída globalmente por museus e instituições de prestígio, além de estar disponível no site oficial da marca portuguesa.

"Vejo esta raquete como uma obra de arte, como algo realmente diferenciador e inovador, com um design fora do normal e único no mercado" Foto: DR
A colaboração entre Siza Vieira e a Quad é mais do que uma simples junção de forças; é uma celebração da fusão entre a arte e o desporto. "A Arquitetura representa os traços, a leveza e a força da arte do mundo. A Quad revela um desporto em crescimento onde a arte se interliga de múltiplos modos", afirma Siza Vieira num comunicado. A sua visão para a raquete inclui elementos simbólicos como um sorriso amplo, um relógio e um pássaro, cada um representando conceitos de tempo, liberdade e universalidade.

A colaboração entre Siza Vieira e a Quad é mais do que uma simples junção de forças; é uma celebração da interseção entre a arte e o desporto.
A colaboração entre Siza Vieira e a Quad é mais do que uma simples junção de forças; é uma celebração da interseção entre a arte e o desporto. Foto: DR
Produzida inteiramente com materiais reciclados na Quad Factory em Braga, a raquete não só destaca a inovação no design como também reforça um compromisso com a sustentabilidade. "A sustentabilidade ambiental é também um dos grandes valores desta edição, uma vez que a raquete é produzida com material reciclado, desde fibras de carbono reciclado a gomas de poliolefina de base biológica", explica Vasco Carvalho, fundador da marca. Fundada em 2021, a Quad rapidamente se tornou uma referência no mundo do Padel, tanto a nível nacional como internacional. Com uma presença em mais de 60 pontos de venda em Portugal e distribuição em 25 países, a marca continua a expandir-se. Além das raquetes de Padel, também entrou no mercado de Pickleball, sendo pioneira em Portugal na produção e comercialização destas raquetes.

Produzida inteiramente com materiais reciclados na Quad Factory em Braga, a raquete não só destaca a inovação no design como também reforça um compromisso com a sustentabilidade.
Produzida inteiramente com materiais reciclados na Quad Factory em Braga, a raquete não só destaca a inovação no design como também reforça um compromisso com a sustentabilidade. Foto: DR
Esta parceria é mais do que uma inovação no design de equipamentos desportivos; é uma afirmação de que o desporto pode ser uma forma de arte. "Vejo esta raquete como uma obra de arte, como algo realmente diferenciador e inovador, com um design fora do normal e único no mercado", acrescenta Carvalho.

A "Padel by Siza" é, sem dúvida, uma peça que transcende a sua função original. Esta edição limitada não só celebra a carreira de Siza Vieira, mas também destaca a capacidade da Quad em desafiar as convenções e elevar o padrão no mercado de raquetes de Padel.
Saiba mais Prazeres, Artes, Padel, Sizel Vieira, Quad, Álvaro Siza Vieira, Arquiteto
Relacionadas

Uma jornada pelas memórias no Palácio Duques de Cadaval

A cidade de Évora recebe, atualmente, uma exposição imperdível no histórico Palácio Duques de Cadaval. Entre os dias 16 de junho e 27 de outubro de 2024, "The Scenery of Memory" apresentará ao público uma fascinante coleção de dioramas do renomado artista francês Ronan-Jim Sévellec.

2.ª edição da Bienal de "Artes & Ofícios | Novo Design" em Oeiras

De 26 a 29 de setembro de 2024, a cidade está no epicentro das artes tradicionais e do design contemporâneo português. O Mercado Municipal de Oeiras e o Palácio Marquês de Pombal acolhem este evento de entrada livre para visitantes de todas as idades com uma vasta gama de atividades e exposições.

Cinalfama: o mundo no bairro; do bairro para o mundo

A terceira edição do peculiar festival internacional de cinema independente, que se realiza num dos mais populares bairros de Lisboa, está quase a começar. Além da programação, importa saber que festival é esse e porque é que ele existe.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.