Livro. Tudo o que sempre quis saber sobre ”The Shining”
A Taschen lança a mais completo compêndio sobre esse clássico do Cinema, o mais famoso filme de Stanley Kubrick. São 1362 páginas de entrevistas inéditas e fotografias nunca antes vistas. Vai estar disponível a partir de dezembro – mesmo a tempo das prendas de Natal.

Por estranho que possa parecer, esta jornalista tem bonitas memórias de uma noite de Natal passada em família a ver a obra prima de Stanley Kubrick, o filme The Shining – a adaptação para o cinema do livro de Stephen King com o mesmo nome. Claro que, a seguir, tiveram de limpar o palato com o Sozinho em Casa, uma vez que ninguém desejava ir para cama e sonhar com gente morta. Certo é que, desde então, aquele tsunami de sangue a sair da porta do elevador, contra a parede branca, tem, para esta jornalista com a cabeça atarraxada para o lado errado, qualquer coisa de natalício. A neve, as montanhas, a lareira, uma certa sensação de tempo pausado, um frigorífico cheio de comida, a sensação opressiva de ter demasiada gente junta no mesmo espaço sem fuga possível – e que reunião familiar é que, no calor do momento, não termina, por vezes, com um parente a correr atrás de outro parente com um objeto cortante ou uma arma de arremesso? Tudo isto para dizer que foi com alegria esfuziante que esta colaboradora da Must descobriu que a Taschen vai lançar, em dezembro – mesmo a tempo da lista de presentes –, uma edição especial sobre The Shining. Para ela, não há nada mais adequado e certamente que ela não pode estar sozinha na sua loucura, perdão, no seu entusiasmo.

Este compêndio – chamado, simplesmente, Stanley Kubrick’s The Shining – consiste em dois volumes de capa dura. Um é um álbum de recortes com recordações das filmagens, como fotografias das gravações e dos bastidores, e elementos em que Kubrick se inspirou para realizar o filme, como recortes de jornais, imagens, textos e outros elementos decorativos, organizados de forma criativa para contar a história e preservar a memória de um dos filmes mais assustadores de todos os tempos. O outro volume conta, passo por passo, a história da criação do filme, com centenas de horas de novas entrevistas exclusivas com o elenco e a equipa de produção e centenas de fotografias nunca antes vistas, numa visão inédita deste clássico de culto dos anos 80.

Stanley Kubrick’s The Shining dá testemunho das intermináveis revisões de guião do realizador, o seu uso revolucionário da Steadicam, os detalhes técnicos por trás do famoso elevador de sangue, o misterioso incêndio nos Estúdios Elstree durante as filmagens e as inúmeros takes para satisfazer a visão meticulosa de Kubrick.

Esta edição, com prefácio de Steven Spielberg, foi concebida e editada pelo realizador Lee Unkrich, que tem uma das maiores, se não mesmo a maior, coleção privada de memorabilia do filme, que inclui adereços, roupas e objetos usados durante a filmagem, inclusivamente o famoso machado que Jack Torrance (Jack Nicholson) usa para espatifar a porta da casa de banho onde a mulher se esconde.

Já os textos são da autoria de J. W. Rinzler, editor executivo na Lucasfilm durante 15 anos e que escreveu mais de 20 livros, incluindo The Making of Star Wars, The Complete Making of Indiana Jones, e a novela gráfica The Star Wars, que foi um sucesso de vendas.

Stanley Kubrick’s The Shining tem 1362 páginas, custa 100 euros e estará disponível no site da Taschen em dezembro. Mesmo a tempo de fazer muitos fãs do filme felizes na noite de Natal. Melhor só receber o livro e ver o filme de seguida.
Livro. Os 200 anos da Quinta Avenida
O aniversário desta Meca do luxo vai ser celebrado em grande, com uma publicação especial da editora Assouline. O livro "Fifth Ave: 200 Years of Stories and Legends" conta a história da avenida mais famosa do mundo e de como ela reflete a evolução e transformação de Nova Iorque nos últimos dois séculos.
"Feira de Outono - Arte e Antiguidades" na Sociedade Nacional de Belas Artes
Entre os dias 13 e 17 de novembro, a quinta edição desta feira que celebra a arte contemporânea e as verdadeiro achados vai ter a maior seleção de expositores até hoje.
700 anos de obras-primas na National Gallery
O novo livro da Taschen, intitulado "The National Gallery. Paintings, People, Portraits", permite-nos descobrir a história da pintura ocidental através de mais de 200 obras, acompanhadas por retratos de artistas contemporâneos e figuras culturais nas lendárias salas da National Gallery.
Uma vida de pato: a história completa de Donald
Mais destrambelhado e azarado do que Mickey – um pouco como todos nós – esta personagem é a única que rivaliza em popularidade com o icónico rato. A pensar nos fãs de animação, a Taschen acaba de lançar a história completa do pato mais famoso do mundo. Uma edição especial, limitada a 1000 exemplares.
Com 87 anos, o famoso artista plástico britânico esteve pessoalmente envolvido na escolha das cerca de 400 obras e na forma como foram dispostas. Uma mostra histórica para ver na Fundação Louis Vuitton, em Paris, até 31 de agosto.
Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.
De Ursula Andress a Denise Richards, passando por Halle Berry e Monica Bellucci, estas são as mulheres mais icónicas que passaram pelos 25 filmes de James Bond desde 1962.
O universo do streaming pode ser um pouco confuso, ao ponto de não sabermos que série escolher para ver, resultado da tamanha oferta que existe. Como tal, reunimos algumas das melhores séries da Netflix, avaliadas pelos críticos, para descontrair depois de um dia de trabalho ou relaxar numa tarde de fim de semana.