Prazeres / Artes

Leonardo DiCaprio produz documentário sobre tragédia em Pedrogão Grande

O ator apresenta o documentário em Glasgow, durante a COP 26, juntamente com o realizador britânico Orlando von Einsiedel.

Foto: Getty Images
10 de novembro de 2021 | Rita Silva Avelar

A COP 26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima de 2021, realizada entre 1 e 12 de novembro de 2021 na cidade de Glasgow, na Escócia, tem um acontecimento português em destaque: a tragédia de Pedrogão Grande.

Trata-se de um documentário produzido por Leonardo DiCaprio, com realização de Orlando von Einsiedel, sobre alterações climáticas, baseado nos incêndios de Pedrógão Grande, em 2017. Eisiendel venceu o Óscar de Melhor Documentário, na categoria de curta-metragem, na edição de 2017, por The White Helmets.

Sabe-se, para já, que o documentário, From Devil's Breath, retrata a comunidade de sobreviventes dos incêndios e a luta para garantir que a tragédia não se repete. A par desta narrativa, evidencia uma descoberta científica que poderá ajudar a minimizar os impactos das alterações climáticas.

"Como pai e como jovem filho, este foi um filme profundamente emocional de fazer. Testemunhar em primeira mão como a emergência climática está a destruir inúmeras vidas deixou uma marca visceral em mim e forçou-me a pensar bem no mundo que estamos a construir" diz Orlando von Einsiedel, citado pela revista TIME. "Ao mesmo tempo, porém, este foi também um filme extremamente inspirador de fazer. Ver a resiliência de pessoas como Nadia Piázza e Vitor Neves reconstruir as suas vidas após uma tragédia inimaginável, e aprender sobre o potencial do recomeço para ser uma parte fundamental da solução para os desafios da crise climática, encheu-me de otimismo. Estou muito orgulhoso do filme que fizemos", afirmou o realizador.

Recorde-se que, em 2017, a notícia de que Portugal estava em chamas, com incisão nos incêndios em Pedrogão, correu o mundo. O filme é exibido hoje, na conferência COP 26.

Saiba mais Leonardo DiCaprio, Mudança do Clima, Pedrogão Grande, Escócia, Orlando von Einsiedel, Orlando von Einsiedel, artes, cultura e entretenimento
Relacionadas

Rolex e BBC assinam documentário sobre os oceanos

'Perpetual Planet: Heróis dos Oceanos' põe a descoberto a fragilidade dos nossos oceanos, mas também elenca os esforços que estão a ser feitos para a conservação dos ecossistemas marítimos em perigo.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.