Prazeres / Artes

Há um copo da Vista Alegre nas mãos de Henry Cavill

Não é todos os dias que uma marca portuguesa – ainda mais uma que, este ano, faz 200 anos – salta para a ribalta de um filme de Hollywood. O que é certo é que ator, o bem-apessoado vilão de Argylle, passa metade do filme com um copo da marca portuguesa na mão.

Foto: DR
01 de fevereiro de 2024 | Madalena Haderer

O que é que não pode faltar numa história de espiões? Um vilão bem-parecido? Talvez. Um carro veloz? Certamente. Uma antagonista de parar o trânsito? Claro que sim. Tudo isto faz falta, mas tudo isto é básico. Matthew Vaughn, o realizador do filme Argylle, sabe-o muito bem. E é por isso que este filme de espionagem, que acaba de estrear, inclui um gato e copiosas quantidades de whisky. Os gatos, como se sabe, têm o melhor poker face do reino animal e nunca se sabe bem de que lado estão. Já o whisky, bom, tudo fica melhor com whisky, sobretudo conspirações maquiavélicas. Daqui decorre que um vilão que se preze tem de ter um copo de whisky digno da sua presença imponente e intimidante (ou sensual, sendo que o vilão de Argylle é Henry Cavill…). Mas e o copo, senhores, o copo? Pois, para isso está aqui a Vista Alegre.

A famosa empresa portuguesa, que este ano faz 200 anos, salta assim para a ribalta hollywoodesca com um copo de whisky absolutamente… Normal. É um copo de whisky, enfim – de que é que estavam à espera? Mas, é um copo em cristal, feito à mão e é inspirado no corte de diamante Argyle. Devido à predileção do agente Argylle pelo bourbon Old Forester Statesman – uma piscadela de olho a outro sucesso cinematográfico de Matthew Vaughn também sobre espiões: a saga Kingsman – o copo da Vista Alegre aparece várias vezes.

Argylle, um filme coberto de estrelas de uma ponta à outra
Argylle, um filme coberto de estrelas de uma ponta à outra Foto: IMDB

Felizmente, Argylle não tem ânsias destrutivas cada vez que os planos lhe correm mal – como Simão Bourbon de Linhaça, o vilão da novela Pôr do Sol – ou Matthew Vaughn não ganhava para copos. É que cada um destes bonitos recipientes de cristal custa 75 euros. A boa notícia é que estão à venda em todas as lojas Vista Alegre, portanto, se sempre quis sentir-se maquiavélico e não sabia por onde começar, tem aqui a primeira peça.

Já agora, Argylle, um filme coberto de estrelas de uma ponta à outra – Samuel L. Jackson, Bryan Cranston, Sam Rockwell, Bryce Dallas Howard, Ariana DeBose, Dua Lipa, John Cena e até o gato de Claudia Schiffer – conta a história de Elly Conway (Bryce Dallas Howard) uma pacata autora de livros de espionagem sobre um agente secreto e uma rede global de espiões, que vive agradavelmente isolada com o seu gato, e se apercebe que a trama do livro que está a escrever começa a espelhar o que vai acontecendo no mundo em tempo real. Isso faz com que tenha de sair do seu casulo – com o seu gato metido numa mochila que faz lembrar um capacete de astronauta – na companhia do espião Aidan (Sam Rockwell) que calha a ser alérgico a gatos.

Chega ao cinema no dia 1 de fevereiro.

Saiba mais Cinema, Adereços, Argylle, Vista Alegre, Copo de whisky, Matthew Vaughn, Kingsman, Henry Cavill
Relacionadas

Filme. Quando Portugal curou crianças dos males da guerra

"Viagem ao Sol" é um filme documental que conta a história de crianças austríacas enviadas para Portugal, após a Segunda Guerra Mundial para recuperarem dos traumas que viveram. Aproveite a sessão de dia 30 de janeiro, no Nimas, às 18h30, com presença de um dos realizadores.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.