Prazeres / Artes

Galeria Analora recebe coleção exclusiva de Fabienne Auzolle

A propósito do primeiro aniversário da galeria de arte, em Lisboa, a artista plástica Fabienne Auzolle criou 12 peças de cerâmica em edição limitada.

Coleção exclusiva de Fabienne Auzolle
Coleção exclusiva de Fabienne Auzolle Foto: Galeria Analora
27 de outubro de 2022 | Ana Filipa Damião

Delicadas e repletas de pormenores minuciosos. É assim que podemos descrever as novas peças de cerâmica de Fabienne Auzolle, à venda exclusivamente na Galeria Analora, escondida entre as pequenas lojas da rua de São Bento. A coleção exclusiva surgiu a propósito do primeiro ano de vida da galeria, e foi Anne-Laure Pilet, a mente por trás do mesmo, que escolheu a arte de Fabienne Auzolle como "prenda de aniversário".  

Das doze estátuas, cinco são em forma de candelabro, denominadas as Mulheres que Trazem a Luz, quatro são Graças e três, as mais pormenorizadas, são as Árvores da Vida.
Das doze estátuas, cinco são em forma de candelabro, denominadas as Mulheres que Trazem a Luz, quatro são Graças e três, as mais pormenorizadas, são as Árvores da Vida. Foto: Galeria Analora

Em Lisboa, a Galeria Analora encontra-se recheada de peças de decoração ecléticas para todos os gostos e carteiras. Anne-Laure apenas trabalha com artistas de que gosta, dado que a vertente humana é essencial, e que a nacionalidade do próprio é uma não-questão, mesmo que, atualmente, 70% dos trabalhos expostos venham de mãos portuguesas. Outra particularidade de Anne-Laure, que se reflete naturalmente na galeria, é a sua grande paixão pela cerâmica, tornando clara a escolha de Fabienne Auzolle, cuja musa é a figura da mulher.

Estatuetas Árvores da Vida
Estatuetas Árvores da Vida Foto: Galeria Analora

De nacionalidade francesa, a artista plástica cria, essencialmente, esculturas de traços extremamente femininos, de faiança branca, que depois cobre com elementos referentes à natureza, como conchas, asas de borboletas ou vegetais, e ainda materiais mais industriais, como cobre e metal. Perfeitas para decorar a mesa de entrada lá de casa ou para oferecer como prenda de Natal. Das doze estátuas, cinco são em forma de candelabro, denominadas as Mulheres que Trazem a Luz, quatro são Graças e três, as mais pormenorizadas, são as Árvores da Vida.

Uma das quatro estatuetas Graças
Uma das quatro estatuetas Graças Foto: Galeria Analora

"Gostaria muito de contribuir para a desmistificação da arte como um universo eclético só reservado a meia dúzia de eleitos. Na minha galeria há, de facto, peças especiais, mais caras por todo o trabalho e delicadeza envolvidas, mas há outras de apenas vinte euros e que são excelentes presentes. Com a enorme vantagem que são sempre objetos exclusivos, como é o caso das peças que a Fabienne criou exclusivamente para nós", conclui Anne-laure Pilet em comunicado de imprensa.

Uma das cinco estatuetas Mulheres que Trazem a Luz
Uma das cinco estatuetas Mulheres que Trazem a Luz Foto: Galeria Analora
Saiba mais Arte, Fabienne Auzolle, Galeria Analora, Natal, Prendas
Relacionadas

Xiaomi 12T Pro: O verdadeiro flagship killer?

Por umas centenas de euros menos, o novo Xiaomi 12T Pro traz praticamente tudo o que vem noutros topos de gama – e ainda o mais avançado sensor fotográfico no mundo dos telemóveis. São 200MP!

Steve McCurry e o que todos temos em comum

Os retratos de Steve McCurry já deram a volta ao mundo e estão agora na Cordoaria, em Lisboa, para admirar até janeiro de 2023. Sentámo-nos à conversa com o fotógrafo e descobrimos que o que o move, mais do que as viagens e as paisagens, são as vidas das pessoas e aquilo que as une.

Mais Lidas
Artes Onde foi filmada a nova série de O Senhor dos Anéis?

The Lord of Rings é a mais recente adaptação dos livros de J. R. R. Tolkien, uma série de Patrick McKay e John D. Payne, e foi filmada quase exclusivamente em North Island, na Nova Zelândia. Sabe-se que vai custar mais de 388 milhões por temporada.