Artes / Prazeres

Exposição que celebra a Independência do Brasil na Cordoaria Nacional

Entre 16 de novembro a 18 de dezembro, a exposição "Outras Lembranças, Outros Enredos” recebe mais de 200 obras de 150 artistas.

07 de novembro de 2022 | Bianca Gregório com Rita Silva Avelar.

Este ano celebra-se oBicentenário da Independência do Brasil. De forma a comemorar esta data, aCordoaria Nacionalvai receber a exposição dos curadores Bernardo Mosqueira e Luiza Teixeira,"Outras Lembranças, Outros Enredos", composta por200 obrasde150 artistas, que pertencem à coleção Teixeira de Freitas

Com esta exposição, os curadores pretendem iniciar uma narrativa em redor da relação entre Portugal e o Brasil num mundo agora globalizado. Como nos conta a história, a relação entre ambos os países nem sempre foi a melhor. "A intenção é proporcionar diálogos

entre diferentes perspetivas, que propõem aos visitantes refletirem sobre as novas formas de pensar o passado, para a construção de um novo olhar para o futuro", lê-se, no comunicado de imprensa sobre esta que é uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

A curadora independente, Luiza Teixeira de Freitas
A curadora independente, Luiza Teixeira de Freitas

Dividida em cinco leituras - com ensaios, coreografias e experimentos - a exposição reúne obras artísticas de contextos políticos, económicos e sociais distintos. É a primeira vez que a coleção vai ser apresentada em Portugal de forma tão completa.

Onde? Cordoaria Nacional Quando? 16 de novembro a 18 de dezembro; terça-feira a domingo entre as 10h e 18h. Entrada livre.

Saiba mais Arte , Exposição , Independência do Brasil , Cordoaria Nacional , Lisboa
Relacionadas

Steve McCurry e o que todos temos em comum

Os retratos de Steve McCurry já deram a volta ao mundo e estão agora na Cordoaria, em Lisboa, para admirar até janeiro de 2023. Sentámo-nos à conversa com o fotógrafo e descobrimos que o que o move, mais do que as viagens e as paisagens, são as vidas das pessoas e aquilo que as une.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.