Prazeres / Artes

Exposição que celebra a Independência do Brasil na Cordoaria Nacional

Entre 16 de novembro a 18 de dezembro, a exposição "Outras Lembranças, Outros Enredos” recebe mais de 200 obras de 150 artistas.

07 de novembro de 2022 | Bianca Gregório com Rita Silva Avelar.
Este ano celebra-se o Bicentenário da Independência do Brasil. De forma a comemorar esta data, a Cordoaria Nacional vai receber a exposição dos curadores Bernardo Mosqueira e Luiza Teixeira, "Outras Lembranças, Outros Enredos", composta por 200 obras de 150 artistas, que pertencem à coleção Teixeira de Freitas

Com esta exposição, os curadores pretendem iniciar uma narrativa em redor da relação entre Portugal e o Brasil num mundo agora globalizado. Como nos conta a história, a relação entre ambos os países nem sempre foi a melhor. "A intenção é proporcionar diálogos
entre diferentes perspetivas, que propõem aos visitantes refletirem sobre as novas formas de pensar o passado, para a construção de um novo olhar para o futuro", lê-se, no comunicado de imprensa sobre esta que é uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros. 
A curadora independente, Luiza Teixeira de Freitas
A curadora independente, Luiza Teixeira de Freitas

Dividida em cinco leituras - com ensaios, coreografias e experimentos - a exposição reúne obras artísticas de contextos políticos, económicos e sociais distintos. É a primeira vez que a coleção vai ser apresentada em Portugal de forma tão completa.

Onde? Cordoaria Nacional Quando? 16 de novembro a 18 de dezembro; terça-feira a domingo entre as 10h e 18h. Entrada livre.

Saiba mais Arte, Exposição, Independência do Brasil, Cordoaria Nacional, Lisboa
Relacionadas

Steve McCurry e o que todos temos em comum

Os retratos de Steve McCurry já deram a volta ao mundo e estão agora na Cordoaria, em Lisboa, para admirar até janeiro de 2023. Sentámo-nos à conversa com o fotógrafo e descobrimos que o que o move, mais do que as viagens e as paisagens, são as vidas das pessoas e aquilo que as une.

Mais Lidas
Artes Onde foi filmada a nova série de O Senhor dos Anéis?

The Lord of Rings é a mais recente adaptação dos livros de J. R. R. Tolkien, uma série de Patrick McKay e John D. Payne, e foi filmada quase exclusivamente em North Island, na Nova Zelândia. Sabe-se que vai custar mais de 388 milhões por temporada.