Exposição que celebra a Independência do Brasil na Cordoaria Nacional
Entre 16 de novembro a 18 de dezembro, a exposição "Outras Lembranças, Outros Enredos” recebe mais de 200 obras de 150 artistas.

Este ano celebra-se oBicentenário da Independência do Brasil. De forma a comemorar esta data, aCordoaria Nacionalvai receber a exposição dos curadores Bernardo Mosqueira e Luiza Teixeira,"Outras Lembranças, Outros Enredos", composta por200 obrasde150 artistas, que pertencem à coleção Teixeira de Freitas.
Com esta exposição, os curadores pretendem iniciar uma narrativa em redor da relação entre Portugal e o Brasil num mundo agora globalizado. Como nos conta a história, a relação entre ambos os países nem sempre foi a melhor. "A intenção é proporcionar diálogos
entre diferentes perspetivas, que propõem aos visitantes refletirem sobre as novas formas de pensar o passado, para a construção de um novo olhar para o futuro", lê-se, no comunicado de imprensa sobre esta que é uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Dividida em cinco leituras - com ensaios, coreografias e experimentos - a exposição reúne obras artísticas de contextos políticos, económicos e sociais distintos. É a primeira vez que a coleção vai ser apresentada em Portugal de forma tão completa.
Onde? Cordoaria Nacional Quando? 16 de novembro a 18 de dezembro; terça-feira a domingo entre as 10h e 18h. Entrada livre.
Galeria Analora recebe coleção exclusiva de Fabienne Auzolle
A propósito do primeiro aniversário da galeria de arte, em Lisboa, a artista plástica Fabienne Auzolle criou 12 peças de cerâmica em edição limitada.
Artista português Robert Panda expõe em Lisboa e no Porto
Até 15 de novembro é possível ver e adquirir as peças do escultor no âmbito da exposição 'I AM STUPID', espalhadas pelos quatro cantos do El Corte Inglés nas duas cidades.
De Tutankhamon a Cleópatra. Uma exposição de faraós na Gulbenkian
Entre 25 de novembro e 6 de março de 2023, a Fundação Gulbenkian terá em exposição a Faraós Superstars, uma mostra em volta desta figura que tem cinco mil anos.
Uma coleção de cerâmica inspirada numa técnica ancestral
Fajalauza é nome da nova coleção de cerâmicas da Zara Home, e é também o nome da cidade andaluz de onde vem a técnica histórica granadina.
Steve McCurry e o que todos temos em comum
Os retratos de Steve McCurry já deram a volta ao mundo e estão agora na Cordoaria, em Lisboa, para admirar até janeiro de 2023. Sentámo-nos à conversa com o fotógrafo e descobrimos que o que o move, mais do que as viagens e as paisagens, são as vidas das pessoas e aquilo que as une.
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
A lista das listas, que desvenda as séries de maior sucesso na plataforma de streaming desde sempre. Surpreenda-se (ou não).
Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.
Se estiver por dentro do circuito das festas de Londres, é certo que conhecerá Dave Benett – um dos principais fotógrafos da capital britânica que já foi contratado por estrelas como Elton John. Benett conta agora como eram as saídas na década de 1990.