Xiaomi 12T Pro: O verdadeiro flagship killer?
Por umas centenas de euros menos, o novo Xiaomi 12T Pro traz praticamente tudo o que vem noutros topos de gama – e ainda o mais avançado sensor fotográfico no mundo dos telemóveis. São 200MP!

Fundada apenas em 2010, a Xiaomi tem tido um progresso vertiginoso, e em meia dúzia de anos luta já pelo pódio mundial dos smartphones. Mais uma vez, os modelos que acabou de lançar para o mercado trazem muita coisa para gostar − especialmente o 12 T Pro, um telemóvel cheio de especificações por 849,99 euros. Mas será que chegam para lutar contra os melhores dos melhores?
Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1
Não há muitos smartphones Snapdragon 8 no mercado, e menos ainda com o + à frente, o que significa que está mais rápido e mais estável, tendo resolvido os problemas de sobreaquecimento que por vezes afetavam a geração anterior. Nos benchmarks tem alcançado pontuações imbatíveis e, cereja no topo do bolo, a Xiaomi só comercializa a versão com 12 MB de memoria RAM em Portugal.
200MP
A câmara principal do 12T Pro tem 200MP! Um número impressionante numa máquina fotográfica, imagine-se num telemóvel. Dá para imprimir um poster com 22 metros a partir de uma fotografia tirada por este smartphone e, com tanta informação numa única imagem, a Xiaomi desenvolveu uma software de edição e captação que permitem fazer muitas coisas realmente interessantes e inovadoras. Mas há mais, porque este mega sensor capta mais luz, e por isso as fotografias tiradas nessa situação oferecem mais detalhe e nitidez, sendo que o estabilizador ótico de imagem incorporado também dá mais uma ajudinha para compor o retrato perfeito. Em vídeo, consegue grava com uma resolução de 8K a24fps, e 4K a 30e a 60fps.

Até agora, só havia outro telemóvel no mercado (o Motorola Edge 30 Ultra) a oferecer este sensor Isocell HP1. Nem sequer os Samsung o apresentaram ainda, apesar do sensor ter sido desenvolvido pela gigante coreana. Não vamos ao ponto de afirmar que tem a melhor câmara do mercado, mas apresenta resultados soberbos, que disso não restem dúvidas.
Colunas Harman Kardon com Dolby Atmos
É verdade que a maioria recorre aos auscultadores, ou a uma coluna externa, para tudo o que não sejam chamadas normais, mas estas duas colunas estéreo, "afinadas" pela Harman Kardon, oferecem um som realmente cristalino e bastante potente. Vão ficar surpreendidos – e deixar a coluna em casa.
Carregador de 120W
A maioria dos telemóveis de topo já não traz carregador. Alegam que estes já existem lá em casa, e que por isso era só um desperdício – e uma agressão ao meio ambiente – continuarem a duplicar o produto. Por um lado têm razão, é verdade, mas reconhecidamente a maioria das pessoas não tem carregadores com os mesmos watts de carga que estes novos aparelhos suportam: 65W, 120 W… Por isso é uma excelente notícia o 12T incluir um na caixa e, logo, no máximo da potência. Com 120W é capaz de levar a bateria dos 0 aos 100% em 20 minutos. Ainda por cima a bateria tem 5000 mAh, e dura facilmente mais de um dia, por isso nunca mais precisa de se preocupar com ficar sem carga.

E para não gostar?
Tinha de haver qualquer coisa que justificasse o preço inferior. No caso do 12 T Pro há sobretudo duas características que nos chamaram a atenção: uma classificação IP53, e uma proteção Corning Gorila Glass 5. No primeiro caso, os telemóveis topo de gama estão com classificações de IP67 ou 68, e isso faz com que possa estar descansado caso o telemóvel caia dentro de água. Os mais aventureiros até os mergulham para tirar fotografias. Com uma classificação de três, apenas, para a resistência à água, pode esquecer o mergulho e é melhor ter cuidado com uma chuva mais intensa. Quanto ao Corning Gorilla Glass 5, está dois patamares abaixo dos Victus, mais resistentes a quedas e a riscos. Ou seja, foram as camadas de proteção a sofrer os principais "cortes", e por isso convém tratar os 12T com mais cuidado, pois são um objeto mais frágil.
12 T (sem o Pro)
O 12 T foi apresentado ao mesmo tempo e apresenta igualmente especificações surpreendentes, a começar pelo sensor fotográfico de 108MP, um valor incrível menos quando comparado com os 200 da versão Pro. Oferece a mesma velocidade de carregamento, o mesmo carregador, a mesma bateria e ecrã do Pro, embora as colunas já não sejam afinadas pela Harmon Kardon. O processador também é um pouco pior, o MediaTek Dimensity 8100-Ultra sai a perder contra o Snapdragon 8+. Mas custa ainda menos: 599,99 euros.
Galeria Analora recebe coleção exclusiva de Fabienne Auzolle
A propósito do primeiro aniversário da galeria de arte, em Lisboa, a artista plástica Fabienne Auzolle criou 12 peças de cerâmica em edição limitada.
Já chegaram os novos Xiaomi 13 e 13 Pro, e contam com a ajuda da Leica para tirar fotografias
Lentes Xpto, o maior sensor dentro de um telemóvel, carregamentos WARP e materiais cerâmicos. Há muito para gostar nos novos smartphones da Xiaomi, a começar pela colaboração com a Leica.
Com 87 anos, o famoso artista plástico britânico esteve pessoalmente envolvido na escolha das cerca de 400 obras e na forma como foram dispostas. Uma mostra histórica para ver na Fundação Louis Vuitton, em Paris, até 31 de agosto.
Até 25 de maio, está patente no Centro Cultural de Cascais uma retrospectiva inédita que reúne mais de 100 imagens deste fotógrafo norte-americano. Com um pé no surrealismo e outro na busca pela beleza divina, Smith foi, acima de tudo, um otimista. E isso nota-se.
Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.
“A Nossa Terra, o Nosso Altar” é um documentário filmado entre 2013 e 2019 sobre o agora extinto bairro do Aleixo, no Porto. André Guiomar, realizador, quis documentar uma comunidade em suspenso - e dar-lhe voz.