5 livros para levar para a praia ou ler na esplanada
Em plena temporada de verão, eis os mais recentes lançamentos literários que valem a pena transportar nas férias, para ler com parcimónia e entusiasmo.

A neta, de Bernhard Schlink (ASA)
Do mesmo autor de O Leitor, um dos mais reconhecidos escritores alemães da literatura contemporânea, este thriller é um verdadeiro page-turner. Desta vez recuamos a maio de 1964, quando dois jovens se apaixonam separados pelas ainda duas Alemanhas se apaixonam, mas que acabam por viver vidas diferentes. É num cenário de uma comunidade de neonazis que Kaspar descobre quem foi a mulher de quem se separou pela inevitabilidade geográfica e instabilidade política, e sobretudo que segredos deixou nos seus manuscritos.

Pança de Burro, Andrea Abreu (Bertrand)
Duas amigas descobrem-se na viragem da infância para a adolescência, no verão de 2005, num bairro popular no Norte de Tenerife, onde um manto de nuvens paira perpétuo sobre as casas e os habitantes. É este o cativante mote do romance de Andrea Abreu nascida em Tenerife, uma jovem promessa literária ainda por descobrir.

Argonautas, Maggie Nelson (Orfeu Negro)
É uma história em torno do desejo e da identidade de género, das possibilidades do amor, da família e da maternidade. Um relato queer, contado por esta escritora californiana e especialista em literatura inglesa, que já ganhou várias bolsas - incluindo MacArthur e Guggenheim - que parte da sua relação amorosa com o artista Harry Dodge.

O Quarto do Bebé, de Anabela Mota Ribeiro (Quetzal)
Muito já se escreveu sobre este seu primeiro romance, um exercício "autoficcional em forma de diário íntimo", como se lê na descrição do livro. Parte da descoberta de uma mulher, Ester, do manuscrito deixado pelo pai psicanalista, abordando temas tão complexos como a perda, a infertilidade, a maternidade, o nascimento e a morte.

O Italiano, de Arturo Pérez-Reverte (ASA)
O escritor de Cartagena já nos habituou a uma leitura histórica rica e repleta de contornos insólitos e altamente cativantes, não é diferente com este romance de verão, passado entre os anos da Segunda guerra Mundial, sobre mergulhadores de combate italianos que afundaram ou destruiram catorze navios aliados em Gibraltar e na Baía de Algeciras. Uma história com relativa proximidade física com Portugal, com Elena Arbués, uma jovem livreira viúva de um oficial da Marinha espanhola, e Teseo Lombardo, um suboficial da mesma profissão, como protagonistas.

Viagem visual: As mais belas bibliotecas e seus tesouros
A Taschen edita "The World’s Most Beautiful Libraries", do fotógrafo Massimo Listri, que compila detalhes arquitetónicos impressionantes daquelas que albergam os acervos literários mais importantes do mundo.
Roteiro: 7 praias para conhecer em Portugal e 7 restaurantes perto de cada uma
Porque as férias não só mergulhos e banhos de sol, escolhemos os locais da costa sul onde o mar se prolonga também mesa adentro.
Obras do Brasil, México e EUA em exposição na Comporta
A Casa da Cultura da Comporta recebe 18 artistas contemporâneos, portugueses e internacionais, através de uma sinergia entre as galerias Fortes D’Aloia & Gabriel e kurimazutto, entre julho e agosto.
5 livros que estão prestes a chegar às livrarias
De fotografias documentais da história de Portugal nas colónias a romances históricos, estes livros são para agarrar na rentrée.
Livro da Taschen sobre Arnold Schwarnegger custa mais de mil euros
Trata-se de um Coffee Table Book sobre a vida do ator norte-americano, e acaba de ser lançado.
Com 87 anos, o famoso artista plástico britânico esteve pessoalmente envolvido na escolha das cerca de 400 obras e na forma como foram dispostas. Uma mostra histórica para ver na Fundação Louis Vuitton, em Paris, até 31 de agosto.
“A Nossa Terra, o Nosso Altar” é um documentário filmado entre 2013 e 2019 sobre o agora extinto bairro do Aleixo, no Porto. André Guiomar, realizador, quis documentar uma comunidade em suspenso - e dar-lhe voz.
Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.
Parte miniatura automóvel, parte obra de arte, parte pisa-papéis e parte puzzle, o Cameo é uma peça de decoração muito especial. A carroçaria é construída através do encaixe de duas secções – uma em carvalho maciço e outra em alumínio polido – que, em conjunto, recriam o icónico acabamento em dois tons da marca.