Prazeres / Artes

Reclam'arte 2022. O festival que leva arte urbana às autoestradas portuguesas

Another Angelo, Clara Não e Vasco Gargalo são apenas alguns dos artistas com obras expostas em todo o país.

Reclam'arte 2022
17 de agosto de 2022 | Ana Filipa Damião
PUB

Grandes nomes da arte urbana e digital estão de regresso às ruas do país para a segunda edição do Reclam’arte, um festival de arte urbana que pretende apelar à inclusão. Porque a arte deve e pode ser gratuita e acessível a toda a comunidade, sem olhar a estratos sociais ou etnias, a principal intenção do Reclam’arte passa por "realçar e promover a voz e a obra do artista", desafiando-o a sair do ecrã das redes sociais e fornecendo-lhe um espaço físico de destaque para expor os seus trabalhos, ao longo de dois meses.

Foto: Reclam'arte

Depois do sucesso da edição passada, que contou com cinco participantes, este ano aumenta para nove o número de artistas que irão ter as suas obras de arte à vista de tudo e todos através de monopostes e outdoors digitais localizados nas principais vias das estradas nacionais e em locais de passagem, entre o Porto e Lisboa. São eles Vasco Gargalo, Clara Não, Another Angelo, ±MAISMENOS±, Sara Tarita, Hugo Van Der Ding, bycastro, Luísa Azevedo e Nuno Viegas.

"É o expoente máximo da democratização da Cultura, pois coloca-a à frente dos olhos de todos" explica Tiago Magueta, sócio fundador da Liter, em comunicado de imprensa. "Não há nada mais capaz de promover a transformação social que o seu acesso livre. O festival pretende, assim, transmitir a mensagem e a voz dos artistas a toda a comunidade, sem olhar a raças, credos, géneros ou classes, sensibilizando os espectadores para diversos temas relevantes na sociedade civil."

Foto: Reclam'arte
PUB

"Neste período de recuperação consideramos que o setor cultural, gravemente atingido pela pandemia, não pode ser descurado. Basta que tomemos como ponto de referência o final de 2019, em que as indústrias criativas valiam cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) português e representavam 3% de todo o emprego. Estes nove artistas mostram que, apesar de todas as dificuldades que o setor atravessa, continua a criar-se boa Cultura em Portugal", conclui Guilherme Cebola, também sócio fundador.

Os seis monopostes podem ser encontrados em Oliveira do Bairro (na A1, sentido Lisboa/Porto), em Leiria (na A1, sentido Porto/Lisboa), em Santa Maria da Feira (na A1, sentido Porto/Lisboa), na Trofa (na A3, sentido Braga/Porto), em Vila Franca de Xira (na A1, sentido Sul/Norte), e em Sintra (na IC19, sentido Sintra/Lisboa).

Foto: Reclam'arte

Quanto aos outdoors digitais, estes podem ser apreciados em Vila Nova de Gaia (na A20, sentido Gaia/Porto), em Lisboa (na Gare do Oriente, sentido Metro/Centro Comercial Vasco da Gama) e em Matosinhos (na Rua Henrique Pousão, sentido NorteShopping. Mais informações sobre os artistas disponíveis aqui.  O Reclam’arte é um evento sem fins lucrativos promovido pela Liter, plataforma ligada ao setor cultural dentro e fora do país, com o apoio da BIGoutdoors e da DREAMMEDIA.

PUB