Em março, há uma oportunidade que pode interessar aos entusiastas do artesanato: a segunda oficina do programa Imersões Artes & Ofícios, promovido pela Spira - empresa de revitalização patrimonial, é dedicada ao "taleigo" - um saco de retalhos de pano tradicional do Alentejo.De 28 a 31 de março, em Vila Nova da Baronia, em Alvito, os participantes terão a oportunidade de aprender as técnicas, costura e estampagem deste objeto emblemático do sul, que tanto dá para guardar o farnel como o pão.
As Imersões Artes & Ofícios sãouma iniciativa que visa proporcionar experiências imersivas no mundo do artesanato, com um programa que se estende de março a julho.Aprimeira edição, no Alentejo, contempla seis oficinas de dois a seis dias, onde os participantes têm a oportunidade de aprender uma técnica artesanal à sua escolha, acompanhados por artesãos locais.
A segunda, dedicada aos "taleigos", seráliderada pela artesã Alice Maria Candeias, que guiará os participantes na exploração das técnicas de costura e estampagem. Os "taleigos" são sacos de pequena e média dimensão feitos de retalhos de tecido, uma tradição única desta região, utilizada para transportar alimentos durante o trabalho no campo.
Em abril, a terceira oficina traz a oportunidade deexplorar a técnica dos tapetes de Arraiolos, com a artista têxtilSara Ratola. Esta técnica tradicional é uma parte importante da identidade cultural do Alentejo, e os participantes terão a oportunidade de aprender desde o ciclo da lã até à criação de bordados inspirados na paisagem alentejana.
A programação continuaem maio, comoficinas dedicadas ao feltro e ao buinho, lideradas por Diana Regal e Bruno Mareco, respetivamente. Esta edição das Imersões Artes & Ofíciosculmina em julho, com uma oficina de cerâmicaorientada por Helena Garcia (Alpiota).
Para mais informações sobre o programa completo e inscrições, consulte ositee mergulhe no mundo fascinante do artesanato alentejano.