Estilo / Relógios e Jóias

Os melhores novos relógios de 2023

As últimas novidades do ano só vêm confirmar que os últimos doze meses foram de enorme criatividade na relojoaria.

Foto: DR
22 de dezembro de 2023 | Bruno Lobo

Audemars Piguet Code 11.59 Ultra-Complication Universelle

Com 23 complicações, o nome não é claramente um exagero. Pensem em cronógrafo rattrapante, repetição de minutos, grand e petite sonnerie, calendário perpétuo… Qualquer coisa de que se lembre vai provavelmente encontrar aqui. O mais extraordinário é que este novo calibre, com 1 140 componentes (!), cabe numa caixa de 42 mm. Nada monstro no pulso. Uma obra-prima da miniaturização que revela bem todo o saber fazer da Audemars Piguet e lhe valeu mesmo o Aguille D’or, o prémio máximo no Grand Prix d'Horlogerie de Genéve, espécie de óscares da relojoaria.

Audemars Piguet
Audemars Piguet Foto: DR

Montblanc 1858 Geosphere 0 Oxygen Polo Sul

Inspirado nos grandes exploradores, o modelo homenageia o feito de Reinhold Messner que, em 1990, se tornou no primeiro homem a cruzar a Antártida a pé, sem apoio animal ou motorizado. Por isso se trata de uma Edição Limitada a 1990 unidades. O fundo de caixa está gravado em 3D e tenta recriar as magníficas Auroras Austrais (do Polo Sul). O mecanismo é totalmente desprovido de oxigénio, o que supostamente melhora a fiabilidade, enquanto os dois submostradores, representando os hemisférios norte e sul, permitem o visionamento de todas as zonas horárias. Ideal para aventureiros.

Montblanc
Montblanc Foto: DR

Bell Ross, BR X5 GREEN LUM

Não é o Hulk, mas é grande, é verde e brilha completamente no escuro. Não se trata apenas do mostrador, toda a caixa é feita nesse material luminescente capaz de brilhar com bastante intensidade. Sem dúvida um relógio para usar à noite, sendo que o novo design do mostrador e a adição da reserva de marcha também jogam a seu favor.

Bell Ross
Bell Ross Foto: DR

Patek Philippe referência 5236P

Se tivéssemos de associar uma grande complicação à PP seria o calendário perpétuo. Ao longo dos séculos foram várias as novidades neste capítulo que, em 2021, recebeu mais um bonito parágrafo com a "invenção" do calendário em linha: uma grande janela às 12 horas, capaz de mostrar o dia, a data e o mês. Para o conseguir, a PP teve de criar todo um novo módulo adicional para o qual foram apresentados três pedidos de patente. Além da legibilidade ser, assim, muito mais intuitiva, o mostrador fica mais "limpo" e permite admirar a beleza da esfera em azul degradé preto, com escovagem vertical, como nesta referência. A caixa é em platina.

Patek Philippe
Patek Philippe Foto: DR

Jaeger-LeCoultre Reverso Tribute Enamel Dragão

Dos modelos mais "complicados", aproveitando os dois mostradores, aos mais "artísticos", aproveitando a face em branco, o Reverso continua a provar, ano após ano e ao fim de quase um século de existência, como esta sua fórmula versátil é perfeita para a relojoaria. O dragão, gravado sobre um esmalte grand feu, vem assinalar o Ano Novo chinês, que desta feita tem um animal muito cool. Nada de porcos ou macacos…

Jaeger-LeCoultre
Jaeger-LeCoultre Foto: DR

 Franck Muller Piano Curvex CX

A Franck Muller é muito justamente conhecida por ser "Master of Complications", mas este Piano está completamente nos antípodas de modelos como o Crazy Hours ou o Aethernitas. É o relógio mais limpo e minimalista do ano, sendo que o mostrador foi meticulosamente trabalhado com vinte camadas de laca translúcida e uma camada de verniz preto mate, para atingir uma pureza de tom total. Nem os ponteiros distraem. Para usar numa ocasião muito especial.

Franck Muller
Franck Muller Foto: DR

Zenith Defy Extreme Mirror

O Zenith Defy Extreme Mirror faz lembrar um camaleão que gosta de dar nas vistas… Se por um lado se conseguiu criar duas superfícies (metal e vidro) capazes de refletir, quase como um espelho, o ambiente em volta, por outro temos um look moderno e desportivo que chama naturalmente a atenção. No coração do modelo encontramos ainda o excelente cronógrafo Zenith capaz de medir centésimas de segundo. Espelho meu, espelho meu…

Zenith
Zenith Foto: DR

Cvstos Double Tourbillon Challenge

Caixa em cristal de safira, duplo turbilhão volante, movimento esqueletizado…. A Cvstos é uma pequena marca, independente e bastante recente, mas firmemente enraizada no mundo da Alta Relojoaria –  de outra forma seria impossível lançar modelos como este.

Cvstos
Cvstos Foto: DR

Rolex – 1908

Já sabemos que tudo o que é Rolex vende como pãezinhos quentes. A dificuldade está em conseguir encontrar modelos disponíveis, e é por isso de louvar que a marca da coroa tenha mesmo assim arriscado e lançado uma nova coleção −  algo que já não fazia há 10 anos, em vez de se focar no que é seguro. E que coleção! A Perpetual 1908 – a data refere-se ao registo do nome Rolex − marca uma nova aventura nos relógios clássicos, com mostradores negros ou brancos e caixas em ouro branco e amarelo. Muito diferentes dos seus modelos mais profissionais e, seguramente, os Rolex mais elegantes que vimos em muitos anos.

Rolex
Rolex Foto: DR

Breitling Superocean Heritage 57 Highlands da Breitling

Como ideia, surpreende: um relógio de mergulho, que pretende evocar a "essência de uma caminhada pelas Terras Altas da Escócia. "Primeiro estranha-se, depois entranha-se", até porque deve haver muito mais gente a usar os seus relógios de mergulho em caminhadas do que propriamente a mergulhar. Cada modelo inclui um típico detalhe escocês, com uma pulseira inspirada no tecido tweed, matizada com a cor do mostrador. 

Breitling
Breitling Foto: DR
Saiba mais Relógios, Novidades, Criatividade, Relojoaria
Relacionadas

Vacheron Constantin e as horas no feminino

Das horas secretas aos relógios deslumbrantes, a Vacheron Constantin propõe uma viagem pela estética das horas no feminino, e a sua ligação à moda. Uma exposição em parceria com o Museu do Traje, na Boutique da Av. Da Liberdade.

Arquitetura de pulso: um relógio assinado por Rafael Moneo

Acaba de ser lançada a mais recente edição de The Architects of Time Series – uma coleção anual de relógios de pulso da marca Cauny, desenhada por arquitetos. No primeiro ano, os relógios foram desenhados por Siza Vieira. Este ano, foram criados pelo espanhol Rafael Moneo.

Benfica celebra 120 anos com coleção de joias e diamantes

Diamantes da Luz é o nome da coleção de diamantes – feitos a partir do carbono da relva do estádio da Luz – que o Sport Lisboa e Benfica vai lançar para marcar o aniversário dos 120 anos. Agora, os adeptos podem andar sempre com um pedaço do relvado do "glorioso".

Os relógios mais amigos do ambiente

Num mundo em que se houve tanto falar de sustentabilidade – e se vêm tão poucas mudanças - é muito fácil tornamo-nos cínicos. Mas, acreditem, estes relógios são um passo importante no bom caminho.

Novo Reverso celebra Ano do Dragão

Para quem gosta de relógios – relógios a sério, daqueles que é preciso dar corda e que têm como que um coração a bater dentro da caixa –as edições especiais dos Reversos da Jaeger-LeCoultre nunca desiludem. O Reverso Tribute Enamel Dragon não é excepção.

Rara coleção de relógios Chanel em Lisboa

Os relógios de alta qualidade da marca francesa podem ser vistos na loja principal da Relojoaria Torres, no coração de Lisboa, na Avenida da Liberdade. Há que conhecer os lançamentos exclusivos que incluem não só peças para mulheres, mas também uma linha dedicada aos homens.

Mais Lidas
Relógios e Jóias Jóias para sempre

Hoje assinala-se o Dia dos Namorados chinês e, como todos os momentos são bons para celebrar aqueles de quem mais gostamos, a MUST escolhe 10 joias para oferecer a quem quiser.