Estilo / Relógios e Jóias

Montblanc na Maratona de Gelo da Antártida, a corrida mais a sul do planeta

Como forma de testar o novo relógio, dois responsáveis da marca enfrentaram o frio a algumas centenas de quilómetros do Pólo Sul, numa das corridas mais remotas do mundo.

Foto: DR
10 de janeiro de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

No dia 13 de dezembro de 2023, desafiando a brutalidade do clima, a 18ª Maratona do Gelo da Antártida, recebeu 66 corajosos participantes - 52 homens e 14 mulheres - que completaram uma das corridas mais remotas do planeta. O cenário idílico das montanhas Ellsworth, a algumas centenas de quilómetros do Pólo Sul, foi palco desta epopeia atlética. Laurent Lecamp, Diretor Geral da Divisão de Relógios da Montblanc, e o montanhista (e Montblanc Mark Maker) Simon Messner, superaram temperaturas arrepiantes de -30.º C ao longo de 42,195 km. Os audazes participantes desta maratona cruzaram a linha de chegada em 4 horas e 29 segundos, uma conquista notável que os posicionou em 7º lugar.

Laurent Lecamp e Simon Messner
Laurent Lecamp e Simon Messner Foto: DR

Além do feito atlético, a dupla também testou o novo 1858 Geosphere 0 Oxygen South Pole Edição Limitada, um relógio resistente e elegante da série Zero Oxygen da Montblanc. Concebido para resistir a condições extremas, este relógio evita embaciamento e oxidação, destacando-se no ambiente antártico. O mostrador glaciar, apresentado numa intrigante cor turquesa, homenageia a paisagem polar, recordando os icebergues e o gelo glaciar.

A 18ª Maratona do Gelo Antártica
A 18ª Maratona do Gelo Antártica Foto: DR

Mais do que um acessório, este relógio tem um significado pessoal para Simon Messner, sendo uma homenagem ao pai, Reinhold Messner. O lendário montanhista Reinhold foi o primeiro a escalar os 14 picos mais altos do mundo e a cruzar a pé o Polo Sul em 1990, um feito que cobriu 2.800 km em 96 dias. Este relógio, assim como a maratona, torna-se uma expressão simbólica de resistência, coragem e tradição.

Saiba mais Relógio, Montblanc, 18ª Maratona do Gelo Antártica, Simon Messner, Laurent Lecamp, Reinhold Messner
Relacionadas

Arquitetura de pulso: um relógio assinado por Rafael Moneo

Acaba de ser lançada a mais recente edição de The Architects of Time Series – uma coleção anual de relógios de pulso da marca Cauny, desenhada por arquitetos. No primeiro ano, os relógios foram desenhados por Siza Vieira. Este ano, foram criados pelo espanhol Rafael Moneo.

Benfica celebra 120 anos com coleção de joias e diamantes

Diamantes da Luz é o nome da coleção de diamantes – feitos a partir do carbono da relva do estádio da Luz – que o Sport Lisboa e Benfica vai lançar para marcar o aniversário dos 120 anos. Agora, os adeptos podem andar sempre com um pedaço do relvado do "glorioso".

Vacheron Constantin e as horas no feminino

Das horas secretas aos relógios deslumbrantes, a Vacheron Constantin propõe uma viagem pela estética das horas no feminino, e a sua ligação à moda. Uma exposição em parceria com o Museu do Traje, na Boutique da Av. Da Liberdade.

Mais Lidas
Relógios e Jóias Jóias para sempre

Hoje assinala-se o Dia dos Namorados chinês e, como todos os momentos são bons para celebrar aqueles de quem mais gostamos, a MUST escolhe 10 joias para oferecer a quem quiser.