Estilo

Ténis: guia para o colecionador ensandecido

O novo livro da Taschen, "World’s Greatest Sneaker Collectors", promete horas de diversão, tanto para os aficionados do colecionismo de ténis, como para os apreciadores das pequenas e aleatórias loucuras que acometem o ser humano.

Foto: DR
30 de outubro de 2023 | Madalena Haderer

O que é que aconteceu aos dedais de prata, aos bichinhos de cristal e às bonecas de porcelana de antanho? Afinal, quando pensávamos em objetos de coleção, era isso que vinha à cabeça. Nos anos 80 e 90, começou a aparecer também quem colecionasse discos de vinil, relógios Swatch e, claro, os famosos cromos da bola (uma tendência mais antiga). Se pensarmos na cultura pop das últimas décadas, o que é que faz sentido colecionar agora? Telemóveis Nokia? Consolas Game Boy? Action figures de personagens de séries de televisão? Talvez. Mas se, ao desejo de colecionar, adicionarmos o fator raridade e o potencial para recuperar (ou duplicar) o investimento, então, a resposta é só uma: ténis. Isso mesmo. Não olhe para os pés. Não são desses! Quer dizer, até podem ser, mas não podem ser usados. A menos que o leitor seja o Michael Jordan. Nesse caso, use os seus ténis à vontade e depois ponha-os à venda no eBay – é um favor que faz aos colecionadores. E à sua conta bancária.

Alguns dos ténis mais caros de sempre
Alguns dos ténis mais caros de sempre Foto: DR

Porque isto de colecionar ténis tem muito que se lhe diga, a Taschen acaba de lançar o livro World’s Greatest Sneaker Collectors, que pretende ser um guia de viagem neste estranho mundo dos colecionadores de ténis, ao mesmo tempo que oferece dicas profissionais sobre como fotografar, armazenar e evitar artigos contrafeitos. Quando chegar ao fim das 752 páginas, é bem possível que comece a olhar para os seus ténis de maneira diferente.

O livro conta histórias de colecionadores e de como cada um encontrou o seu Santo Graal da sapatilha – os que já encontraram porque, para a maioria, a busca continua. Aliás, é isso mesmo que separa o mero fã, do verdadeiro colecionador. Para este último há sempre mais um par por aí, sem o qual a coleção nunca estará completa. O livro chama-lhe ter uma "mentalidade completista". E assim um par de cada vez, há coleções que chegam às centenas e até aos milhares!

Edições especiais que valem balúrdios
Edições especiais que valem balúrdios Foto: DR

Em muitos casos, esta é uma obsessão que começou no recreio da escola, com programas de televisão dos anos 90, videoclips de hip-hop ou jogos de basquetebol. O livro fala de pessoas dispostas a fazer sacrifícios incríveis pelas suas coleções. "Passam dias sem comer, se for preciso, ficam horas esquecidas a decifrar descrições crípticas no e-Bay, viajam pelo mundo em busca de míticas lojas de ténis, passam noites em branco a ver leilões do Yahoo Japão e, pelo caminho, transformam-se destroços nervosos alimentados a cafeína."

Um colecionador feliz por ter caçado um
Um colecionador feliz por ter caçado um "unicórnio" Foto: DR

Dito assim, parece uma doença. E é possível que seja mesmo. Se, ainda assim, está a ponderar tornar-se um colecionador – ou este texto está a fazê-lo perceber que já é um –, este livro pode ajudá-lo a encontrar o seu caminho. Como em tudo na vida, é importante descobrir o que é que o entusiasma e partir daí. Há pessoas que colecionam apenas um modelo, em todas as suas possíveis variações e edições especiais. Outros deliram com os pesadões ténis para fazer skate dos anos 90. Há quem fique doido com ténis de corrida dos anos 70. E depois há os que abarbatam tudo, desde que seja super raro: como lançamentos cancelados, amostras nunca vistas e protótipos feitos à mão.

Casas que parecem armazéns
Casas que parecem armazéns Foto: DR

Quase todos os colecionadores se queixam do mesmo: armazenamento. Um problema capaz de criar tensões na família e, até mesmo, empurrar relações amorosas para um fim precoce. Julia Schoierer, uma coleccionadora de Berlim, fala sobre o seu apartamento estilo Tetris em tamanho real: "Já não me lembro da última vez que convidei pessoas para jantar cá em casa porque deixei de ter espaço para a mesa. E, quando chego à cama, não peço a Deus para ter saúde, peço para não morrer soterrada debaixo de uma pilha de caixas de sapatos." Há malucos – e ténis – para tudo.

Saiba mais Ténis, Taschen, livros, World’s Greatest Sneaker Collectors, Coleção, Moda
Relacionadas

Rara coleção de relógios Chanel em Lisboa

Os relógios de alta qualidade da marca francesa podem ser vistos na loja principal da Relojoaria Torres, no coração de Lisboa, na Avenida da Liberdade. Há que conhecer os lançamentos exclusivos que incluem não só peças para mulheres, mas também uma linha dedicada aos homens.

A história do limão num livro que é também um objeto de desejo

Nobre limão que salva do escorbuto, tira nódoas e cheiros, aromatiza receitas, entra na composição de perfumes e até dá para fazer limonada. Uma nova edição da Taschen conta toda a história desde pequeno, mas poderoso fruto: "The Gourmand’s Lemon – A Collection of Stories and Recipes".

Mais Lidas
Estilo Os homens mais sedutores de sempre

Uns contam e somam as mulheres com quem se deitaram. Outros apenas se ficam pelas paixões platónicas que espoletaram nos corações femininos. A lista poderia ser maior, mas nós não somos de exageros…

Estilo Paul Mescal, o novo Pierce Brosnan

Depois da sua performance na série Normal People, o ator irlandês Paul Mescal tornou-se um fenómeno ao nível de atores irlandeses tão sedutores como Pierce Brosnan, Colin Farrell, Michael Fassbender ou Cillian Murphy. Só que Mescal é o rosto da nova geração.