Estar perto da natureza melhora a saúde física e mental, afirmam os cientistas
Um grupo de cientistas finlandeses descobriu que o fácil acesso a zonas verdes, como parques, ou zonas azuis, como rios, reduz a toma de medicação.
Dar um passeio num parque ou à beira rio contribui para uma melhoria de saúde e reduz a necessidade da toma de medicamentos para aansiedade, depressão, asma, tensão alta ou insónia, revela um novo estudo, disponível na publicação médica Occupational & Environmental Medicine.
Para chegar a esta conclusão, o grupo de cientistas entrevistou cerca deseis mil participantesaleatoriamente, em três das maiores cidades da Finlândia, sobre a suautilização de áreas verdes e azuis no raio de um quilómetro de casa. As zonas verdes incluem jardins, parques e prados, por exemplo, enquanto as azuis remetiam ao oceano, a lagos e rios. Os dados finais indicavam que estar perto da naturezatrês a quatro vezes por semanaestava associado a menos 36%de probabilidades dos indivíduos precisarem de medicação para a tensão arterial,menos 33%no que toca a comprimidos relativos a ansiedade e depressão e aindamenos 26%de chances no que diz respeito à asma.
Embora não existam provas concretas, especula-se que a actividade física, como andar, "seja o principal fator mediador dos benefícios para a saúde referentes a áreas verdes quando se considera a sua disponibilidade ou utilização ativa", afirmou Anu Turunen, coautora do estudo e investigadora sénior do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar em Helsínquia, àCNNinternacional. Não basta observar a Natureza pela janelapara recebermos ditos benefícios, é preciso estar fisicamente nos locais.
Trabalhos anteriores descobriram revelações semelhantes, avançou a mesma publicação. Um estudo de 2019, feito a nível global, concluiu que as pessoas que vivem perto de árvores e vegetação em geral têm menos probabilidade de morrer prematuramente.
Quantos passos por dia precisamos de dar para perder peso?
Não é o maior fã de exercício físico? Andar basta, pelo menos para perder peso, e prova ter grandes benefícios na nossa saúde, como aponta um novo estudo.
Elixir da longevidade? Eis os desportos que dão mais anos de vida
Um grupo de cientistas analisou quase nove mil praticantes de desporto e descobriu que há uma mão cheia de modalidades que prolongam a vida do ser humano. Adivinha quais são?
Semana de 4 dias de trabalho pode evitar burnouts, diz novo estudo
O tema voltou a ser debatido durante o Fórum Económico Mundial em Davos, onde se discutiu de que forma esta medida não só pode aumentar a produtividade como inverter a tendência crescente para o esgotamento laboral (burnout).
Consumir menos calorias abranda o envelhecimento, sugere estudo
Um grupo de cientistas descobriu que comer menos, sem abdicar dos nutrientes necessários para uma vida saudável, pode ter efeitos diretos no processo de envelhecimento.
Esta bebida comum ajuda a prevenir pedras nos rins, avança estudo
Os resultados sugerem que basta beber uma chávena e meia por dia deste líquido para reduzir em 40% a probabilidade de desenvolver a condição médica.
Perder peso a caminhar é uma missão possível e bastante recomendável. Mostramos como atingir o objetivo.
Com uma pandemia mundial, mais do que nunca, valorizamos muito o álcool gel. É algo que começou a andar connosco, quase como o nosso telemóvel. No entanto, o uso excessivo de desinfetante tem algumas consequências negativas.
Com 43 anos, Tom Brady acabou de vencer pela sétima vez um Super Bowl. Mas como consegue esta estrela da NFL continuar e continuar e continuar?
Sente cansaço, falta de motivação e mau humor durante o dia? A fórmula para mudar estes sentimentos pode estar na sua rotina matinal, como explica este médico especialista.