Estilo / Beleza & Bem-Estar

Estar perto da natureza melhora a saúde física e mental, afirmam os cientistas

Um grupo de cientistas finlandeses descobriu que o fácil acesso a zonas verdes, como parques, ou zonas azuis, como rios, reduz a toma de medicação.

Foto: Unsplash/Patrick Schneider
17 de janeiro de 2023 | Ana Filipa Damião
Dar um passeio num parque ou à beira rio contribui para uma melhoria de saúde e reduz a necessidade da toma de medicamentos para a ansiedade, depressão, asma, tensão alta ou insónia, revela um novo estudo, disponível na publicação médica Occupational & Environmental Medicine.

Para chegar a esta conclusão, o grupo de cientistas entrevistou cerca de seis mil participantes aleatoriamente, em três das maiores cidades da Finlândia, sobre a sua utilização de áreas verdes e azuis no raio de um quilómetro de casa. As zonas verdes incluem jardins, parques e prados, por exemplo, enquanto as azuis remetiam ao oceano, a lagos e rios. Os dados finais indicavam que estar perto da natureza três a quatro vezes por semana estava associado a menos 36% de probabilidades dos indivíduos precisarem de medicação para a tensão arterial, menos 33% no que toca a comprimidos relativos a ansiedade e depressão e ainda menos 26% de chances no que diz respeito à asma. 

Embora não existam provas concretas, especula-se que a actividade física, como andar, "seja o principal fator mediador dos benefícios para a saúde referentes a áreas verdes quando se considera a sua disponibilidade ou utilização ativa", afirmou Anu Turunen, coautora do estudo e investigadora sénior do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar em Helsínquia, à CNN internacional. Não basta observar a Natureza pela janela para recebermos ditos benefícios, é preciso estar fisicamente nos locais. 

Trabalhos anteriores descobriram revelações semelhantes, avançou a mesma publicação. Um estudo de 2019, feito a nível global, concluiu que as pessoas que vivem perto de árvores e vegetação em geral têm menos probabilidade de morrer prematuramente.
Saiba mais Estudo, Natureza, Saúde
Relacionadas
Mais Lidas