Viver

World Traveller, o cruzeiro de luxo com destino à Antártida

Quem diria que um navio concebido para viagens longínquas e de difícil navegação poderia ser tão luxuoso, confortável e com uma forte componente sustentável?

Foto: D.R
17 de janeiro de 2023 | Ana Filipa Damião

Trata-se da segunda aposta do conceituado atelier OITOEMPONTO no que toca a cruzeiros de luxo de menores dimensões, responsável pelo design de interiores do World Traveller, um navio com destino à Antártida e lugares para apenas 200 passageiros. 

A dupla franco-portuguesa - mente por trás das requintadas suítes do Four Seasons Hotel Ritz em Lisboa, do restaurante La Maison do Caviar em Paris ou do Monumental Palace Hotel no Porto - pensou o World Traveller como uma viagem ao passado, até à Dolce Vita italiana dos anos 50, uma década luxuosa e descontraída na medida certa. 

Cruzeiro World Traveller.
Cruzeiro World Traveller. Foto: D.R

Na decoração, o desafio estava em combinar uma estética acolhedora, remetente à "alegria de uma casa de férias no mediterrâneo", com todas as necessidades possíveis e imaginárias, como um anfiteatro para 180 pessoas, 100 quartos, piscina, bar, restaurantes, ginásio, spa e sauna, explicam os designers em comunicado de imprensa, cujo atelier abriu em 1993. Por um lado, a experiência de Artur Miranda no mundo do design e da Moda contribui para uma visão moderna na área da decoração, aliada a um forte desejo de romper com os padrões clássicos. Por outro, Jacques Bec leva à equipa um pouco de elegância francesa e um imprescindível know-how

Cruzeiro World Traveller.
Cruzeiro World Traveller. Foto: D.R

Cruzeiro World Traveller.
Cruzeiro World Traveller. Foto: D.R

Cada uma das 100 acomodações possui chuveiros de hidromassagem, vista para o mar (alguns quartos têm varanda) e todas as conveniências tecnológicas que os passageiros possam vir a precisar, como vídeo on demand. A paleta de cores privilegia os azuis, brancos e amarelos, tonalidades habitualmente ligadas a atividades marítimas, enquanto os azulejos, têxteis e carpetes se destacam pelos seus padrões hipnotizantes, também na mesma matiz. 

Cruzeiro World Traveller.
Cruzeiro World Traveller. Foto: D.R

Sem descurar a componente da sustentabilidade, a "performance do navio atesta as mais recentes soluções tecnológicas para aproveitamento e reciclagem de recursos, incluindo o tratamento de águas residuais". A sua construção, em Viana do Castelo, teve um período de dois anos.

Saiba mais World Traveller, Cruzeiro, Luxo, OITOEMPONTO
Relacionadas
Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.