Viver

Vai ser possível pagar a conta do supermercado apenas com a palma da mão?

Se já achávamos que fazer pagamentos a encostar o cartão, o telemóvel ou o smartwatch era fascinante, imagine usar só a sua palma da mão. Com a Amazon One isso poderá ser uma realidade próxima.

A carregar o vídeo ...
21 de julho de 2023 | Vanda Carreto / Com Rita Silva Avelar

De acordo com a CNN, foi na passada quinta-feira que a Amazon anunciou que a tecnologia Amazon One vai ser usada em mais de 500 lojas Whole Foods – uma cadeia de supermercados norte-americana - até ao final do ano.

Segundo o que podemos encontrar no site oficial da Amazon, esta é uma tecnologia que nos permite realizar os pagamentos de forma rápida e fácil. Como é que funciona? Segundo o mesmo, em apenas alguns segundos, o dispositivo Amazon One captura a imagem da palma da mão quando esta é encostada ao terminal multibanco e posteriormente usa as suas informações para "criar uma assinatura única que pode ser lida sempre que a usa". De acordo com o site de tecnologia Tech Bit, este dispositivo consegue também saber a idade das pessoas com os dados inicialmente inseridos e assim perceber se estas têm ou não idade para poder consumir bebidas alcoólicas.

Esta tecnologia não é recente, foi lançada em 2020 e atualmente podemos encontrá-la em algumas lojas do supermercado, lojas do aeroporto de Hudson e mais precisamente no estádio de basebol Coors Field no estado americano de Colorado.

Segundo a CNN, nem todos gostaram desta nova forma de pagamento. Em 2021 três senadores americanos questionaram a empresa multinacional norte-americana sobre a segurança que este método poderia não ter ao comprometer os dados dos utilizadores. No entanto, e apesar de esta ser uma questão plausível, a Amazon descreve a nova tecnologia como sendo segura dizendo que "o Amazon One foi concebido de acordo com as políticas e controlos de privacidade de longa data da Amazon e está protegido por medidas de segurança no dispositivo e na nuvem", acrescenta ainda que "o harware personalizado capta as características minuciosas da palma da mão".

Saiba mais Mundo, Tecnologia, Amazon, Amazon One, Estados Unidos
Relacionadas

Novo dispositivo permite fazer scroll com a língua

Usar os polegares é coisa de Neandertais. Uma startup na Califórnia desenvolveu um dispositivo que permite controlar o smartphone, computador e outros dispositivos, com a língua. O utilizador pode, assim, mandar emails, editar fotos e fazer scroll com a boca.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.