Viver

Novo dispositivo permite fazer scroll com a língua

Usar os polegares é coisa de Neandertais. Uma startup na Califórnia desenvolveu um dispositivo que permite controlar o smartphone, computador e outros dispositivos, com a língua. O utilizador pode, assim, mandar emails, editar fotos e fazer scroll com a boca.

Foto: DR
11 de janeiro de 2024 | Madalena Haderer

Para quem se preocupava com o movimento delirante dos polegares nos smartphones e já imaginava que os bisnetos das crianças de hoje nasceriam com dedos digitais, a tecnologia volta a surpreender. Não é por acaso que a sabedoria popular – e até a filosofia da Grécia Antiga – nos diz que não vale a pena pensar muito no dia de amanhã. Mas a verdade é que já é possível fazer scroll com a língua em vez de com os polegares. A Augmental, uma startup norte-americana cujo foco é melhorar a experiência dos seres humanos com os aparelhos digitais, apresentou o MouthPad^ – porquê o acento circunflexo? É um mistério –, uma inovação que permite controlar o computador, telemóvel – e todo o género de devices conectados por Bluetooth – através do movimento da língua.

O MouthPad^ pode ser muito útil para pessoas com problemas de mobilidade
O MouthPad^ pode ser muito útil para pessoas com problemas de mobilidade Foto: DR

Se está a pensar que esta é só a nova tolice do momento, algumas das possíveis aplicações do MouthPad^ podem surpreendê-lo. Este aparelho oferece uma alternativa valiosa a pessoas que têm lesões nas mãos, pessoas amputadas, ou pessoas tetraplégicas. No comunicado de lançamento deste produto, a Augmental sublinha isso mesmo: "Embora as tecnologias de rastreamento ocular, assistência por voz e até dos joysticks controlados com lábios ofereçam acesso mãos-livres ao mundo digital, os utilizadores ficam, frequentemente, frustrados, cansados ou com danos nos dentes. Há uma clara necessidade de mais inovação tecnológica no que diz respeito à forma como controlamos os dispositivos digitais atuais e futuros sem as nossas mãos."

De acordo com a empresa, para além de pessoas com problemas de mobilidade, o MouthPad^ pode ajudar profissionais com trabalhos intensos e de grande complexidade manual, como é o caso de cirurgiões, astronautas, cientistas laboratoriais e, claro, jogadores de computador.

Como funciona, afinal? O MouthPad^ converte a posição e a pressão da língua do utilizador em ações de cursor, processando os sinais por meio de um algoritmo. Os comandos são então enviados via Bluetooth para o dispositivo conectado e traduzidos em movimentos e cliques de cursor, permitindo ao utilizador fazer de tudo, desde enviar um e-mail ou acender as luzes, até editar uma fotografia ou jogar um videogame.

Este dispositivo poderá, também, ter aplicações interessantes no universo do gaming
Este dispositivo poderá, também, ter aplicações interessantes no universo do gaming Foto: DR

Em comunicado, a empresa explica ainda que cada dispositivo é customizado para cada utilizador através de um processo de digitalização intraoral que gera um modelo 3D da boca. Com base neste modelo, um dispositivo é desenhado e impresso com resina dentária. O aparelho tem uma placa de circuito flexível com sensores, uma unidade de processamento e um rádio Bluetooth – tudo selado num invólucro estanque para proteger os componentes eletrónicos da saliva. O MouthPad^ é, na prática, uma espécia de placa transparente que encaixa nos dentes e é colocada debaixo da língua e é esta – que se mantém livre dentro da boca – que, com os seus movimentos, dá ordens ao processador. E é possível falar enquanto se usa este dispositivo, embora haja uma curva de aprendizagem.

Para quem estiver interessado, a lista de espera está aberta a inscrições e os dispositivos serão despachados em função da proximidade de São Francisco e da necessidade dos compradores. A empresa prevê começar a entregar o MouthPad^ a compradores fora da Califórnia a partir da primavera. Embora não seja possível saber o preço deste dispositivo no site da Augmental, revistas do sector indicam que a versão beta custará certa de mil dólares.

Saiba mais Tecnologia, Inovação, Digital, Startup, MouthPad^, Augmental
Relacionadas

Estes earbuds cancelam o mundo

Testámos a capacidade que os novos Bose QuietComfort Earbuds II têm de silenciar os ruídos externos, e a experiência revelou-se imprevisível.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.