Viver

Quem é Josh Cavallo? O primeiro futebolista no ativo a revelar que é gay

"Sou futebolista e sou gay. Tudo o que quero fazer é jogar futebol e ser tratado com igualdade". Quem é o jogador de 21 anos que teve coragem para fazer o que muitos não conseguiram?

Foto: Getty Images
28 de outubro de 2021 | Rita Silva Avelar
O jogador do clube australiano Adelaide United, Joshua John Cavallo, tornou-se no primeiro futebolista profissional masculino de topo a assumir a sua homossexualidade, neste milénio. Aos 21 anos, o jogador, que todos apelidam de Josh, escreveu nas redes sociais que estava "pronto para falar sobre algo pessoal de que me sinto finalmente confortável para falar". De seguida, afirmou: Sou um futebolista e sou gay. Tudo o que quero fazer é jogar futebol e ser tratado com igualdade".

Em 1990, depois de passar por clubes como Manchester City ou West Ham, além de outros de menor expressão no campeonato inglês, Justin Fashanu assumiu publicamente a sua homossexualidade numa entrevista ao jornal The Sun, em 1990, apesar de se saber desde os anos 70 a sua orientação sexual. Foi oficialmente o primeiro jogador de futebol a fazê-lo, perdendo oportunidades de carreira por isso. Avançando para este milénio, em 2015, o jogador de rugby Keegan Hirst também assumiu a sua homossexualidade e recebeu uma onda de apoio. Não esquecendo as imagens dramáticas e emotivas de Gareth Thomas, também do rugby, durante o Iron Man, abraçando o marido, e pouco mais de 24 horas depois de se ter assumido a luta contra o HIV. O jogador assumiu a homossexualidade em 2009, dizendo: "Pensei que podia suprimi-lo, mantê-lo fechado num canto escuro de mim mesmo, mas não consegui. Era quem eu era e não podia continuar a ignorá-lo". Em 2019, Andy Brennan tornou-se o primeiro ex-jogador da Liga Australiana a assumir que era gay. Também o antigo médio do Aston Villa, o alemão Thomas Hitzlsperger, revelou que era homossexual, mas só depois de se reformar, em 2014.

Num vídeo emotivo e visivelmente difícil de concretizar, Josh Cavallo assumiu sentir-se cansado de tentar atuar no seu melhor "e de viver esta vida dupla" referindo-se ao facto de esconder a sua orientação sexual dos adeptos. "Tem sido uma viagem para chegar a este ponto da minha vida, mas não podia estar mais feliz com a minha decisão de me assumir", disse. "Há seis anos que 'luto' com a minha sexualidade, e fico contente por poder pôr fim a isso". O jogador revelou ainda que chegou a um ponto em que a sua saúde mental estava a ser afetada, levando-o para "lugares escuros", e que "no final do dia, eu só queria ser feliz. Isto é maior do que o futebol, é a minha vida. Eu ia para casa e não estava feliz", afirmou, ao programa Newshour da BBC.

Antes de chegar à equipa onde joga hoje, em fevereiro de 2021, passou pelas também australianas Melbourne Victory FC Youth e Melbourne City FC Youth, bem como a Western United. Nasceu em Bentleigh East, Victoria, nos arredores de Melbourne.

A conta oficial da Adelaide United partilhou o apoio ao jogador, ao publicar um vídeo só com a legenda: "a verdade de Josh".

Saiba mais Joshua John Cavallo, Adelaide United, Josh Cavallo, Youth, desporto, futebol
Relacionadas

Os 10 jogadores mais bem pagos da NBA

As fortunas destes jogadores, todos na casa dos trinta anos, ultrapassam os dois dígitos em milhões. Saiba quem lidera o ranking, apurado pela revista Forbes.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.