Viver

Porque nunca devemos pedir um cabo de iPhone emprestado

Cada vez mais sofisticados, os mecanismos de ataque dos hackers passam por réplicas perfeitas dos cabos de carregamento da Apple.

Foto: Jessica Lewis / Pexels
08 de junho de 2021
Aparentemente, para os hackers, modificar um carregador a fim de instalar malware num dispositivo não é difícil. Este truque destina-se a roubar informações pessoais e financeiras, e está a ficar popular. "O cabo USB mais perigoso do mundo acabou de ficar mais potente", avisa a Apple num anúncio, a fim de precaver qualquer pessoa que peça emprestado um cabo iPhone ou iPad, referindo-se ao já famoso cabo O.MG Lightning, uma réplica perfeita do original da Apple que permite que um hacker assuma o controle e faça o que quiser com o computador de um utilizador.

De acordo com o site de tecnologia Hak5, "costumava precisar-se de um orçamento de um milhão de dólares para obter um cabo como este. Agora, só precisa de 139,99 dólares e de uma conta PayPal" além de alguns skills informáticos.

Estes cabos tornaram-se populares em 2019, mas os seus malefícios estão agora mais disseminados. "Não importa ao que se liga o cabo - porque o cabo em si é o dispositivo de ataque" escreve a Forbes sobre o tema. O O.MG Lightning pode causar danos em tempo real e ser controlado através de um browser, mas ainda não foi considerado uma ameaça massiva. 

O curioso é que estes cabos não foram desenhados para atacar iPhones, Macs ou outros computadores a que possam ser ligados. Originalmente, foram criados pelo inventor Mike Grover e era bastante fácil de distingui-los dos originais (era muito mais pequenos). "Na altura," diz Grover à revista Forbes, "só queria ver se conseguia encolher algo pequeno" para algo mais pequeno ainda. Quanto aos hackers, viram aqui uma oportunidade de negócio. 

Saiba mais USB, Lightning, Apple, O.MG, Forbes, Grover, ciência e tecnologia, artes, cultura e entretenimento
Relacionadas

Será que as bitcoins são mesmo as maiores inimigas do meio-ambiente?

De acordo com um índice da Universidade de Cambridge, se a bitcoin fosse um país estaria entre as 30 nações mais consumidoras em todo o mundo. Mas esta é a única indústria do mundo a usar, na sua maioria, energias renováveis. Que contradições se encontram no que toca ao tema da mineração de bitcoins e sua poluição, relativamente a outros sistemas?

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.