Heróis do Mar: um festival de gastronomia e música que celebra a alma lusófona
Com alguns dos mais famosos chefes nacionais e internacionais e artistas como os GNR, Matias Damásio e Mallu Magalhães, este evento festeja os sabores que vêm do mar e as relações que foram forjadas atravessando-o. Vai decorrer na Doca da Marinha, em Lisboa, entre 3 e 6 de outubro.
O mar, sempre presente na história e cultura portuguesa, serve de inspiração ao mais recente festival de Lisboa. Heróis do Mar propõe ser mais do que um simples evento gastronómico – é uma celebração das tradições marítimas, da cultura lusófona e da música que une vários países de expressão portuguesa. Durante quatro dias, Lisboa será palco de um encontro entre o peixe e o marisco da melhor qualidade e as sonoridades de artistas vindos de Cabo Verde, Angola, Brasil e, claro, de Portugal.
Lura, intérprete cabo-verdiana, trará as melodias doces da morna e do funaná no dia 3 de outubro. No dia seguinte, Matias Damásio, com as suas baladas emocionantes, promete encantar o público. A 5 de outubro, os GNR farão vibrar o festival com os seus êxitos de pop-rock, enquanto a brasileira Mallu Magalhães, uma das vozes mais carismáticas da sua geração, encerra o festival no dia 6. Este alinhamento artístico cria, assim, a trilha sonora perfeita para um evento que celebra o mar e a diversidade cultural.
Mas a gastronomia é a verdadeira protagonista de Heróis do Mar. Este festival reunirá alguns dos mais prestigiados chefs de cozinha nacionais e internacionais, que apresentarão menus exclusivos e participações especiais em banquetes requintados. Desde o italiano Moreno Cedroni, com duas estrelas Michelin, ao chef português José Avillez, reconhecido mundialmente, cada prato será uma homenagem aos produtos do mar, com a criatividade e técnica que só estes mestres podem oferecer.
Além dos banquetes, os visitantes poderão assistir a sessões de "cozinha ao vivo" com chefs como Vítor Matos e João Oliveira, e ainda participar em aulas práticas de culinária. Para quem preferir explorar sabores de forma mais descontraída, o evento contará com 10 restaurantes que oferecem opções para todos os gostos – desde o sushi requintado de Kanazawa, até aos petiscos tradicionais de Pica Pau.
O festival vai também além do entretenimento, trazendo para debate questões importantes sobre a sustentabilidade e o impacto do turismo e da restauração. Com a participação de jornalistas e cozinheiros de renome, as tertúlias proporcionarão uma reflexão séria sobre o futuro da gastronomia e do mar. É uma oportunidade para aprender e pensar sobre como podemos preservar os nossos recursos e manter a autenticidade da nossa culinária.
Vinho, gastronomia e música. Uma celebração do Algarve no Morgado do Quintão
O evento "Open House - Harvest Party", a realizar-se no dia 5 de outubro, a partir das 17h30, une tradição, cultura e irreverência numa festa que celebra o final da vindima.
"El Ruso", como era conhecido este criminoso violento nascido na Argentina, estava preso por assalto a bancos e joalharias, mas no seu país de origem sequestrava jovens de famílias ricas, exigia resgates e, por vezes, assassinava-os mesmo depois de ter recebido o dinheiro. Fugiu da cadeia e está a monte.
O evento "Open House - Harvest Party", a realizar-se no dia 5 de outubro, a partir das 17h30, une tradição, cultura e irreverência numa festa que celebra o final da vindima.
Aquela palavra de que ninguém gosta anda de novo nas bocas do mundo: crise. Nas bocas e nas barrigas, porque esta não é uma qualquer, é a crise da restauração. E o encerramento de dois eminentes restaurantes de Lisboa deu origem a um debate tão interessante quanto urgente. Conversa com Leopoldo Calhau, Vítor Adão e Hugo Brito.
Conhecido pelas suas incríveis cenas de ação em filmes clássicos de Hollywood, Bruce Lee tornou-se numa “lenda” das artes marciais e dos grandes ecrãs.