Viver

Estudo revela que hipocondríacos tendem a morrer mais cedo

Uma investigação sueca revela que o medo obsessivo de doenças graves está ligado a um aumento significativo do risco de morte.

Foto: Pexels
27 de dezembro de 2023 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

Um extenso estudo conduzido na Suécia e publicado a 13 de dezembro surpreendeu ao revelar um paradoxo intrigante: pessoas diagnosticadas com hipocondria – um medo excessivo de doenças graves – têm uma probabilidade significativamente maior de morrer mais cedo em comparação com aquelas que não são hípervigilantes em relação à saúde.

O estudo, divulgado na revista JAMA Psychiatry, examinou a vida de suecos diagnosticados com hipocondria, uma fobia a doenças que continua a dividir os cientistas. Surpreendentemente, aqueles diagnosticados com a condição apresentaram uma probabilidade maior, 84%, de morrer de várias doenças, com ênfase em problemas cardíacos, sanguíneos, pulmonares e suicídio.

O investigador David Mataix-Cols, professor de neurociência e psiquiatria no Instituto Karolinska de Estocolmo, expressou a surpresa em relação à descoberta paradoxal. "Estas pessoas preocupam-se tanto com a saúde e a morte e, apesar disso mesmo, acabam por ter um risco maior de morte", disse em entrevista ao The Washington Post.

O estudo, que analisou dados do censo sueco e bancos de saúde de 1997 a 2020, confirma ainda que a hipocondria pode afetar significativamente a qualidade de vida. Além do risco de mortalidade, os hipocondríacos tendem a ser pessoas com menos habilitações em comparação com aqueles sem a condição.

Mataix-Cols levantou ainda a preocupação de que a hipocondria seja subdiagnosticada, o que poderia aumentar ainda mais os riscos de morte quando os casos não diagnosticados são considerados. "Há talvez uma tendência para relativizar as preocupações dos hipocondríacos sobre a sua saúde como sendo inventadas", continuou o cientista.

O stress crónico é também apontado como um possível fator contribuinte para a expectativa de vida reduzida dos hipocondríacos, levando a comportamentos de automedicação com álcool e drogas. Além disso, alguns pacientes podem evitar a ajuda médica devido ao medo de um diagnóstico grave.

Embora as descobertas sugiram uma ligação entre a hipocondria e um maior risco de morte, Mataix-Cols enfatiza que há tratamentos eficazes disponíveis. Terapias cognitivo-comportamentais e medicamentos antidepressivos são recomendados, mas o investigador destaca que a maioria das pessoas afetadas não recebe esses tratamentos.

Mataix-Cols espera que mais atenção e recursos sejam direcionados ao cuidado das pessoas com hipocondria, incentivando uma abordagem mais ampla e eficaz para o tratamento dessa condição. "Temos bons tratamentos", diz o especialista, "e a maioria das pessoas não os recebe".

Saiba mais Saúde, Hipocondríacos, Estufo, Suécia, Doença, Morte
Relacionadas

Algoritmo vidente prevê idade com que se morre

Novo ChatGPT versão mórbida prevê com que idade as pessoas vão morrer. Chama-se "live2vec" e seguiu as histórias de vida de milhões de dinamarqueses para chegar às suas conclusões – acerta 78% das vezes.

Mais Lidas
Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.

Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.