Viver

Elon Musk oferece 5 mil dólares a adolescente para apagar conta no Twitter

A conta em questão pertence a Jack Sweeney, de 19 anos, e monitoriza todos os voos do jato privado do multimilionário.

Elon Musk durante o Axel Springer Award 2020 em Berlim.
Elon Musk durante o Axel Springer Award 2020 em Berlim. Foto: Getty Images
31 de janeiro de 2022 | Ana Filipa Damião

O fundador da Tesla e da SpaceX tentou convencer um adolescente a apagar a sua conta no Twitter em troca de dinheiro. A conta, que pertence a Jack Sweeney, um jovem de 19 anos da Flórida, EUA, tem como único propósito a monitorização de todos os voos do jato privado de Elon Musk, através de um bot [uma aplicação de software concebido para simular ações humanas repetidas vezes] desenvolvido por Sweeney. Com mais de 150 mil seguidores, o bot de @ElonJet cria novos tweets cada vez que o jato se encontra em movimento. Diz-nos de onde descolou, onde aterrou e qual a duração da viagem. 

A primeira mensagem da longa conversa veio a 30 de novembro de 2021, de acordo com o site Protocol. "Podes tirar isto? É um risco de segurança", argumentou Musk. Ao que o adolescente respondeu "sim, posso, mas irá custar-lhe um Tesla Model 3, estou a brincar, a não ser..."

A meio da negociação, e sabendo que Sweeney não gera muito dinheiro do Twitter, Musk oferece-lhe 5 mil dólares para apagar a dita conta e impedir que "maluquinhos" descubram a sua localização. Porém, a quantia não satisfez o jovem: "alguma chance de subir para os 50 mil? Seria uma grande ajuda para a faculdade e talvez conseguisse um carro."

A última mensagem de Musk data de dia 19 de janeiro, em que o multimilionário afirma não se sentir bem em estar pagar a alguém para eliminar um Twitter. "Outras opções para além da remuneração, como um estágio, tornariam muito mais fácil a eliminação", contra-argumentou o adolescente. 

Ao que tudo indica, o multimilionário está atualmente a utilizar um programa que bloqueia o rastreio das suas viagens, programa este recomendado por Sweeney. Contudo, tal não impede o bot de fazer o seu trabalho? Não, apenas o torna "um pouco mais complicado", afirmou o jovem em entrevista à CNN. Além da ElonJet, tem ainda outras contas que acompanham as viagens de figuras conhecidas, como Jeff Bezos e Bill Gates.  

Saiba mais Elon Musk, Jeff Bezos, Bill Gates, viagens, tecnologia, Tesla, Space X
Relacionadas

Elon Musk. A tentação do Super-homem

O patrão da Tesla, da SpaceX e do Twitter tanto é provocador como incontrolável. O autoproclamado demiurgo ainda não parou de experimentar novos limites.

Mais Lidas
Viver Arte, moda e lifestyle na Avenida Open Week

De 4 a 10 de maio, a artéria emblemática de Lisboa abre as suas portas para revelar os seus segredos mais bem guardados, partilhar conhecimentos e oferecer uma imersão no seu mundo de luxo e sofisticação.