Viver

Cristiano Ronaldo é o atleta mais bem pago do mundo

Do futebol ao ténis, a Forbes reuniu o top 10 dos desportistas que mais dinheiro fizeram nos últimos 12 meses. Saberá quem se segue a Ronaldo na lista?

Foto: Reuteurs
02 de maio de 2023 | Ana Filipa Damião
É certo que nem todos os atletas têm um salário próximo ao de Cristiano Ronaldo, embora aqueles que se aproximam do "seu valor" continuem a possuir um poder de compra maior do que muitas pessoas, pois falamos de números "estratosféricos". Quando o jogador português assinou contrato com o Al Nassr, equipa de futebol da Arábia Saudita, praticamente duplicou o seu salário, subindo ao patamar seguinte ao receber cerca de 75 milhões de dólares por ano, segundo o Top 10 dos atletas mais bem pagos entre o início de maio de 2022 e o de 2023, noticia a Forbes

No total, estes dez indivíduos arrecadaram cerca de 1,11 mil milhões de dólares (antes de impostos e outras depesas nos útimos 12 meses), mais 12% do valor do ano passado (990 milhões) e batendo o recorde de 2018 (1,06 mil milhões). O dinheiro que os países do Médio Oriente têm investido em várias modalidades teve um peso nos presentes resultados, esclarece a publicação, dando o exemplo de Lionel Messi, que joga pelo Paris Saint-Germain - cujo proprietário é a Qatar Sports Investments - e que também é embaixador de turismo da Arábia Saudita. 

Eis os desportistas mais bem pagos do último ano, tendo em conta os valores arrecadados "dentro do campo" (salário e bónus enquanto atleta) e "fora de campo" (como patrocínios, receitas de licenças, entre outras fontes de rendimento). 

Cristiano Ronaldo, 38 anos: 136 milhões de dólares (futebol);
Lionel Messi, 35 anos: 130 milhões de dólares (futebol);
3º Kylian Mbappé, 24 anos: 120 milhões de dólares (futebol);
LeBron James, 38 anos: 119,5 milhões de dólares (basquetebol);
Canelo Álvarez, 32 anos: 110 milhões de dólares (boxe);
6º Dustin Johnson, 38 anos: 107 milhões de dólares (golfe);
 Phil Mickelson, 52 anos: 106 milhões de dólares (golfe);
8º Stephen Curry, 35 anos: 100,4 milhões de dólares (basquetebol);
9º Roger Federer, 41 anos: 95,1 milhões de dólares (ténis);
10º Kevin Durant, 34 anos: 89,1 milhões de dólares (basquetebol).
Saiba mais Top 10 atletas mais bem pagos do mundo, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Futebol, Basquetebol, Ténis, Golfe, Box
Relacionadas

Opinião. Lionel Messi, o maior da História

Com a derrota da França na final do Mundial do Catar, Lionel Messi colocou um ponto final na maior especulação da última década. Pelé, Maradona e Cristiano Ronaldo são agora meros subalternos do homem que se coroou o melhor da História do futebol, um semideus acima dos meros mortais. Ele é o melhor, o GOAT, o inigualável, o melhor futebolista de todos os tempos.

Quem são os futebolistas com mais pinta do mundo?

Hoje é bem possível que por detrás de um grande futebolista esteja um homem munido de estilo e de bom gosto. Para não falar no corpo perfeitamente cuidado. Não o tendo, equipa nenhuma do mundo – ou marca de Moda alguma – o poderá salvar.

Mais Lidas
Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.