Basta um copo de vinho para causar danos no cérebro, diz novo estudo
Os investigadores da Universidade de Oxford encontraram uma relação entre o consumo de álcool - seja vinho, cerveja ou bebidas espirituosas - e a deterioração da zona cinzenta do cérebro, onde a informação é processada.

Os investigadores trabalharam com uma amostra de 25 mil pessoas no Reino Unido para estudar a relação entre o consumo de álcool e os seus efeitos cerebrais. Os peritos apuraram que o consumo de álcool tem um efeito na matéria cinzenta do cérebro - "regiões do cérebro onde a informação é processada" diz Anya Topiwala, investigadora clínica sénior em Oxford, citada pela CNN.
A equipa também investigou se certos padrões de consumo, tipos de bebidas e outras condições de saúde faziam a diferença no impacto do álcool na saúde cerebral. Descobriram que não havia um nível "seguro" de consumo - o que significa que consumir qualquer quantidade de álcool foi sempre pior do que não o beber. Também não encontraram provas de que o tipo de bebida - tal como vinho, bebidas espirituosas ou cerveja - afetasse os danos causados ao cérebro. "Como ainda temos de encontrar uma 'cura' para doenças neurodegenerativas como a demência, o conhecimento de fatores que podem prevenir danos cerebrais é importante para a saúde pública", esclareceu ainda Anya Topiwala.
Conheça o homem que quer viver até aos 180 anos (e já gastou dois milhões de dólares a tentá-lo)
Dave Asprey, empresário de Silicon Valley, tem investido anos – e milhões de dólares – no biohacking. Portanto, é um messias frenético? Ou anda atrás de alguma coisa?
Bernard Arnault, o homem mais rico do mundo... por uns segundos
Há um homem que está a desafiar Jeff Bezos no lugar de pessoa mais rica do mundo
Meruge tinto, um vinho que recorda Bernardo Sassetti
Esta quinta, 24, dia em que o pianista faria anos, o coletivo de produtores de vinho do Douro lança um vinho em sua homenagem, para beber ou guardar.
Dry January: como é pôr o álcool de lado (pelo menos em janeiro)
Uma mente mais límpida, noites bem dormidas, a carteira mais cheia e uma pele de bebé. Ficar a “seco” ao longo do mês de janeiro — ou de qualquer outro mês — promete ser tudo de bom. É experimentar para crer, como fez a MUST.
Quantos copos se pode beber sem prejudicar a saúde? Os cientistas respondem
Um novo estudo levado a cabo pela Universidade de Oxford sugere uma relação entre os indivíduos que bebem muito e o envelhecimento do seu ADN. Porém, se não passarmos um certo limite, o nosso material genético não sofre danos. Eis os resultados.
Uma ventoinha simples que contrasta com as lâmpadas, campainhas e quadros de mensagens, antes básicos, hoje inteligentes… ou mais espertos (isto é, smart). Com as devidas diferenças. A terminar, uma mala versão Targa.
Um estudo de uma empresa inglesa descobriu que a opção "aceder ao microfone" pode estar a fazer com que lhe apareçam anúncios publicitários aparentemente personalizados.
A capital austríaca perdeu o primeiro lugar do pódio para esta cidade escandinava. A cidade vencedora recebeu a pontuação máxima em educação, segurança e infra-estruturas, o que lhe valeu um total de 98 em 100 no Global Liveability Index 2025.
Sabe quanto ganha um primeiro-ministro ou um presidente da república europeus? Eis os valores.