Estes foram os 10 aeroportos mais movimentados de 2024
Milhões de pessoas viajam pelo mundo anualmente e alguns aeroportos tornaram-se o centro deste movimento. Eis o que dizem as estatísticas.

O mundo é uma rede de conexões, e de certa forma os aeroportos são o coração dessa rede. São eles que possibilitam a deslocação de milhões de pessoas entre continentes, moldando as viagens e o comércio global. Para a maioria das pessoas, a escolha do aeroporto baseia-se principalmente no preço dos voos, nos horários mais convenientes e na proximidades dos destinos no fim e no inicio da viagem.
Ao analisar a capacidade das companhias aéreas - ou seja, o número total de lugares disponíveis - em voos internacionais e domésticos nos aeroportos da América do Norte, Europa, Ásia e Médio Oriente, a Official Airline Guide (OAG) conseguiu identificar quais são os aeroportos mais movimentados do mundo.
O Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta (ATL) continua a ocupar o topo da lista, uma posição que já não é novidade. Já que este aeroporto na Georgia, em 23 dos 24 anos em que este relatório foi elaborado, tem sido classificado o mais movimentado do mundo. Com mais de 2,000 aterragens e descolagens diárias, é o principal centro de operações da Delta Airlines.
O segundo lugar ficou para o Aeroporto Internacional do Dubai, refletindo um crescimento contínuo na sua capacidade aérea ao longo dos anos - em 2024, registou um crescimento de 12% em relação a 2019. Além disso, foi o unico representante do Médio Oriente na lista deste ano, na qual a maioria das posições pertence a aeroportos da América do Norte (quatro), Ásia (três) e Europa (dois).
Entre os 10 aeroportos mais movimentados segue-se, em 3º lugar, o Aeroporto Internacional de Tóquio Haneda, em 4º o Aeroporto de Londres Hethrow, na 5º posição o Aeroporto Internacional de Denver, seguido pelo Aeroporto Internacional de Guangzbhou Baiyun. Em 8º está o Aeroporto de Istambul e em 9º o Aeroporto Internacional de Xangai. Por fim, a lista encerra-se com o Aeroporto Internacional O'Hare de Chicago, que ocupa o 10º lugar.
As companhias aéreas e os aeroportos mais pontuais de 2024
Acaba de ser divulgado o ranking anual das companhias aéreas e aeroportos com os melhores registos de pontualidade. Spoiler alert: nem a TAP nem o aeroporto Humberto Delgado aparecem na lista. Mas há duas companhias europeias.
Fórmula 1. As novas equipas, pilotos e carros que vão marcar a temporada
A Ferrari recebe Lewis Hamilton, a Mercedes aposta na juventude com Andrea Kimi Antonelli e a Williams surpreende ao contratar Carlos Sainz Jr.. Enquanto isso, novas duplas surgem em equipas como a Haas e a Sauber, renovando a competição. Eis as novidades e os detalhes sobre os carros que vão acelerar rumo à glória em 2025.
Salas de espera secretas em aeroportos a que poucas carteiras podem chegar
Bem-vindos ao mundo mimado das salas de espera VIP, apetrechadas com bicicletas estáticas de última geração, chefs com estrelas Michelin e obras originais de Warhol.
Devemos ou não recostar o banco quando andamos de avião? Esta e outras normas de etiqueta
Viajar de avião envolve partilhar um espaço pequeno com dezenas ou centenas de pessoas, pelo que a cortesia e o respeito pelo próximo são essenciais para uma experiência agradável.
Os 10 videojogos mais vendidos de sempre
Mario Kart é um dos franchises mais bem-sucedidos no mundo dos videojogos. O último update data de 2014, e os fãs esperam ansiosamente pelo próximo jogo, Mario Kart 9. Enquanto esperam, existem 9 outros que podem ocupar o tempo.
A marca britânica acaba de transportar o seu inconfundível padrão de excelência para o universo do xadrez. Cada elemento foi pensado para oferecer uma experiência de jogo tão exclusiva quanto os carros que saem de Goodwood — pensada para conquistar, na mesma medida, entusiastas do xadrez e amantes do luxo.
De um baralho de cartas da Bottega Veneta a um par de esquis da Hermès, estas são algumas das criações mais inesperadas que estas marcas de luxo têm para vender.
As vinhas de Barolo, na região de Piemonte, Itália, chegaram ao primeiro lugar em valor por hectare, deixando França e Estados Unidos para trás. A conclusão é do recente estudo sobre riqueza global da consultora imobiliária inglesa Knight Frank.
Este concurso europeu teve início em 2011 e tem como objetivo promover a consciencialização para a preservação do património natural. Este ano, a famosa testemunha arbórea dos amores contrariados de Pedro e Inês fui suplantada apenas por uma faia polaca.