A regra de 90 segundos que pode salvar vidas a bordo de um avião
A propósito do incidente aéreo com a Japan Airlines, ao qual sobreviveram todas as pessoas, recordamos uma regra de ouro que pode e deve ser aplicada, e que envolve tanto a responsabilidade da tripulação como dos passageiros.

Há poucos dias, o mundo virava as atenções para o acidente de aviação que envolveu 367 passageiros e 12 tripulantes, devido à colisão de dois aviões no aeroporto de Haneda, no Japão. Surpreendente e felizmente, todos sobreviveram, excepto os cinco dos seis ocupantes do avião militar Bombardier DHC8-300, da Guarda Costeira do Japão, que intercetou a rota de um voo da Japan Airlines.
Embora a noite tenha terminado com cinco mortes, este acidente de avião no Japão chamou a atenção dos peritos - e dos mais curiosos - para a excelente preparação deste país para lidar com emergências aéreas. O incidente, ou melhor, a ausência dele, leva-nos a refletir como, em apenas vinte minutos após o início do incêndio, foi a conjugação da tecnologia avançada, uma aeronave resistente e uma eficaz implementação do protocolo de evacuação que salvaram a vida aos passageiros da Japan Airlines.
Os passageiros também têm um papel fundamental neste procedimento. Devem prestar atenção a pelo menos seis coisas: às saídas de emergência (para além das portas de entrada e de saída, existem saídas de emergência em todo o avião); à arrumação devida da bagagem; à posição do encosto do banco, que não deve estar reclinada durante a descolagem e a aterragem; aos tabuleiros de apoio (que devem estar fechados nos mesmos momentos); às janelas, que devem estar abertas durante a aterragem; e ainda aos anúncios feitos pela comunicação do piloto e da tripulação.
Qual é o passaporte mais poderoso do mundo? Portugal está na lista
A posição que um estado ocupa no ranking é classificada pelo número de países acessíveis e isentos de vistos para os cidadãos.
As companhias aéreas e os aeroportos mais pontuais de 2024
Acaba de ser divulgado o ranking anual das companhias aéreas e aeroportos com os melhores registos de pontualidade. Spoiler alert: nem a TAP nem o aeroporto Humberto Delgado aparecem na lista. Mas há duas companhias europeias.
Uma ventoinha simples que contrasta com as lâmpadas, campainhas e quadros de mensagens, antes básicos, hoje inteligentes… ou mais espertos (isto é, smart). Com as devidas diferenças. A terminar, uma mala versão Targa.
Um estudo de uma empresa inglesa descobriu que a opção "aceder ao microfone" pode estar a fazer com que lhe apareçam anúncios publicitários aparentemente personalizados.
A capital austríaca perdeu o primeiro lugar do pódio para esta cidade escandinava. A cidade vencedora recebeu a pontuação máxima em educação, segurança e infra-estruturas, o que lhe valeu um total de 98 em 100 no Global Liveability Index 2025.
Sabe quanto ganha um primeiro-ministro ou um presidente da república europeus? Eis os valores.