Para Bezos, tudo começou com livros. Afinal, o multimilionário tornou-se famoso ao lançar umalivraria onlineque mais tarde se tornou naAmazon. O homem mais rico do mundo recomenda a leitura de pelo menos 7 livros para ajudar os comuns mortais aaprender o caminho para o sucesso. Ele próprio lançou um livro, recentemente, "Inventar & Criar"onde partilha alguns dossegredosdo seu sucesso e momentos da sua vida.
Na biografia The Everything Store, o autor Brad Stone descreve como os livrosmoldaram o estilo de liderança e a forma de pensar de Bezos. De facto, de acordo com o livro, existe uma lista de livros que os funcionários da Amazon referem como "lista de leitura de Jeff". Incluiautobiografias, leituras comerciais e tecnológicase até umromance, de acordo com o autor da biografia.
Built to Last : Successful Habits of Visionary Companies, de James C. Collins e Jerry I. Porras, é um deles. Publicado nos anos 90 por dois investigadores da Universidade de Stanford, analisa em profundidade o sucesso de empresas comoWalt Disney,BoeingeWalmart, analisando os factores que os distinguem da sua concorrência e os ajudam a sobreviver por tanto tempo.
O Relojoeiro Cego, de Richard Dawkins, um livro que explica como funciona o princípio da seleção natural, e sobre a famosa descoberta de Darwin, e procura responder a uma pergunta:porque existimos?
O Cisne Negro, de Nassim Taleb. O título refere-se a todos aqueles eventos que são impossíveis de prever e que têm um enorme impacto social e económico em todo o mundo (como uma pandemia, ou como a Segunda Guerra Mundial).
Duna, de Frank Herbert. É um livro deficção científica sobre Paul Atreides, um jovem a quem é dada a missão de proteger o planeta Arrakis, lar de um dos recursos mais poderosos do universo.
O dilema da inovação, de Clayton M. Christensen. Publicado em 1997, o livro de Christensen, uma antiga professora de Harvard, fala sobre as motivações dos consumidores e a necessidade de antecipar as suas necessidades, criando o conceito de "trabalhos a fazeres".
Rework, de Jason Fried e David Heinemeier Hansson. Um guia sobre como construir umnegócio de sucesso, onde se eliminam as coisas que não são realmente necessárias.
Lean Thinking, de James P. Womack e Daniel T. Jones.Neste livro, os autores perguntam-se o que realmente vale para os consumidores, o que pode ser feito para ganhar a suaconfiançae como isto pode ajudar qualquer empresa, em qualquer indústria, a crescer.