Viver

Os 7 livros que Jeff Bezos recomenda para atingir o sucesso

Não foi por acaso que o império que o tornou no homem mais rico do mundo começou como uma livraria online.

Foto: Getty Images
03 de setembro de 2021 | Rita Silva Avelar
PUB
Para Bezos, tudo começou com livros. Afinal, o multimilionário tornou-se famoso ao lançar uma livraria online que mais tarde se tornou na Amazon. O homem mais rico do mundo recomenda a leitura de pelo menos 7 livros para ajudar os comuns mortais a aprender o caminho para o sucesso. Ele próprio lançou um livro, recentemente, "Inventar & Criar" onde partilha alguns dos segredos do seu sucesso e momentos da sua vida. 

Na biografia The Everything Store, o autor Brad Stone descreve como os livros moldaram o estilo de liderança e a forma de pensar de Bezos. De facto, de acordo com o livro, existe uma lista de livros que os funcionários da Amazon referem como "lista de leitura de Jeff". Inclui autobiografias, leituras comerciais e tecnológicas e até um romance, de acordo com o autor da biografia.

Built to Last : Successful Habits of Visionary Companies, de James C. Collins e Jerry I. Porras, é um deles. Publicado nos anos 90 por dois investigadores da Universidade de Stanford, analisa em profundidade o sucesso de empresas como Walt Disney, Boeing e Walmart, analisando os factores que os distinguem da sua concorrência e os ajudam a sobreviver por tanto tempo.
Foto: Amazon


O Relojoeiro Cego, de Richard Dawkins, um livro que explica como funciona o princípio da seleção natural, e sobre a famosa descoberta de Darwin, e procura responder a uma pergunta: porque existimos?
Foto: Amazon

O Cisne Negro, de Nassim Taleb. O título refere-se a todos aqueles eventos que são impossíveis de prever e que têm um enorme impacto social e económico em todo o mundo (como uma pandemia, ou como a Segunda Guerra Mundial).

PUB
Foto: Amazon
Duna, de Frank Herbert. É um livro de ficção científica sobre Paul Atreides, um jovem a quem é dada a missão de proteger o planeta Arrakis, lar de um dos recursos mais poderosos do universo.
Foto: Amazon

O dilema da inovação, de Clayton M. Christensen. Publicado em 1997, o livro de Christensen, uma antiga professora de Harvard, fala sobre as motivações dos consumidores e a necessidade de antecipar as suas necessidades, criando o conceito de "trabalhos a fazeres".

Foto: Fnac
Rework, de Jason Fried e David Heinemeier Hansson. Um guia sobre como construir um negócio de sucesso, onde se eliminam as coisas que não são realmente necessárias. 
Foto: Fnac


Lean Thinking, de James P. Womack e Daniel T. Jones. Neste livro, os autores perguntam-se o que realmente vale para os consumidores, o que pode ser feito para ganhar a sua confiança e como isto pode ajudar qualquer empresa, em qualquer indústria, a crescer.
Foto: Almedina
PUB