Prazeres / Gourmet

Recrie em casa esta focaccia de ervas da serra e paiola

Agora que há tempo extra, este prato é uma viagem pela gastronomia da região das Beiras, corteria do chef Manuel Figueira, do restaurante São Lourenço, em Manteigas.

Foto: D.R.
17 de abril de 2020 | Mariana Dias

Não podemos sair de casa para descobrir novos lugares e sabores, mas podemos imaginar como seria estar sentado a uma mesa com vista panorâmica para o Vale Glaciar do Zêzere. Tal como acontece no restaurante São Lourenço, no hotel Casa de São Lourenço, em Manteigas.

Aqui, privilegia-se a frescura e a sazonalidade dos ingredientes da serra, dando especial importância à sua simplicidade e essência natural, como comprovam os pratos do chef Manuel Figueira, tradições de outros tempos, reinventadas para os dias de hoje. 

Chef Manuel Figueira




O chef partilhou com a Máxima a receita de um desses pratos, a focaccia de ervas da serra e paiola.

Focaccia de ervas da serra e paiola do chef Manuel Figueira


Ingredientes

500 gr farinha trigo 65

5 gr sal

100 ml azeite

40 gr banha porco

20 gr fermento padeiro

300 ml água

300 gr paiola

Alecrim

Tomilho

Segurelha

Flor de sal


Preparação

Passo 1: Juntar farinha peneirada, sal, banha de porco, paiola, 50 ml de azeite e ervas picadas, dissolver o fermento em água morna, juntar tudo e amassar bem durante aproximadamente 10 minutos ou até estar homogénea.

Passo 2: Tapar com um pano e deixar descansar 2 horas na temperatura ambiente. Colocar um pouco de azeite no tabuleiro, colocar a massa por cima, espalhar suavemente a massa com os dedos preenchendo por completo o tabuleiro de igual forma. Colocar o restante azeite por cima da massa, a flor de sal e mais algumas ervas.

Passo 3: Deixar levedar durante uma hora.

Passo 4: Aquecer o forno a 220 graus e cozer aproximadamente 25 a 30 minutos.

 
E está pronto a ser desfrutado. Aproveite!

Saiba mais focaccia, Serra, São Lourenço, restaurante, gastronomia, receita, beiras, casa, gourmet
Relacionadas
Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.