Receita. Sciaffoni com mozarela de búfala e tomate biológico do chef Luiz Minuzzi
Apesar deste queijo ser confecionado em várias regiões de Itália, e noutros países, a mozarela de búfala de Campana é a única registada pela União Europeia com Denominação de Origem protegida (DOP).

O historial aponta para que os búfalos asiáticos chegaram a Itália no século XII, altura em que começaram a utilizar o leite das fêmeas para produzir queijo. Na Campânia onde fica Nápoles, a alimentação dos animais provém de planícies vulcânicas atravessadas por pequenos cursos de água.
Sciaffoni com mozarela de búfala e tomate biológico
Chef Luiz Minuzzi, Obicà Mozzarella Bar, Lisboa
Para 4 a 6 pessoas
Tempo de preparação e confeção: 35 minutos
Ingredientes:
500g paccheri lisci gentile (tipo de massa)
1kg tomates pelados bio
50ml azeite extra virgem (para o molho)
5ml azeite extra virgem (para a finalização)
8g manjericão (para o molho)
6g manjericão (para a finalização)
8g sal marinho
300g Mozzarella Di Bufala Campana DOP (para o molho)
200g Mozzarella Di Bufala Campana DOP (para a finalização)
100g parmigiano reggiano
4l de água

Preparação:
Numa panela adicione os quatro litros de água, salgue a gosto, e coloque em lume forte para atingir ponto de ebulição. Enquanto isso, num recipiente fundo à parte, adicione os tomates pelados frescos, azeite, manjericão e o sal. Após colocar os produtos misture com o auxílio de um "mixer".
Coloque a massa a cozer por 16 minutos (dois a menos do que manda a embalagem). Durante o processo de cozedura da massa, deite o molho ainda fresco sobre uma panela pré-aquecida em lume médio e, após ganhar temperatura, adicione a parte de mozzarella que se indica na receita para o molho enquanto a massa coze.
Com o auxílio de uma escumadeira, retire a massa da água e deite diretamente no molho e deixe cozer os dois ou três minutos que faltam ou até que a pasta esteja firme, mas cozida.
Para a finalização utilize de sete a oito unidades da massa no seu próprio molho, polvilhe por cima o parmigiano reggiano a gosto, a restante mozzarella partida com as mãos, folhas de manjericão e azeite.
Receita: Ovos turcos do Chef Miguel Mesquita
As manhãs de verão pedem algo rápido e simples de se preparar, e nada melhor do que esta receita do chef Miguel Mesquita, tradicionalmente servida ao pequeno-almoço.
Receita. Tagliatelle de lulas do chef Cyril Devilliers
O molusco come-se sobretudo no litoral, nos pratos mais diversos. Esta versão italiana faz sentido nas cartas portuguesas.
Receita: curgete salteada, mel, feta e iogurte, pelo chef Miguel Mesquita
No seu mais recente livro "Cozinhas do Mundo", o chef Miguel Mesquita apresenta-nos 90 receitas vindas dos quatro cantos do mundo. Aprenda a fazer esta.
No próximo domingo, o hotel de charme organiza um almoço especial para assinalar o Dia da Mãe. Num ambiente de charme e história, famílias poderão desfrutar de uma refeição pensada para assinalar a data de forma tranquila e memorável (sem se preocuparem com tachos).
A partir do próximo mês, o restaurante lisboeta Canalha regressa com um pop-up ao Sublime. O chef português - e criador do projeto - traz para a mesa uma carta que celebra os produtos nacionais e uma cozinha descomplicada, num ambiente onde a sofisticação e a tranquilidade se encontram no seu melhor.
Marcelo Araújo e Patrícia Berardi tinham o sonho de produzir grandes vinhos no Dão. E fizeram como na Borgonha, aproveitando pequenas diferenças de terroir para conseguir um resultado ora mais estruturado e intenso, ora mais elegante e fresco. Não há nada como ver um sonho realizado.
Numa noite marcada por sabores intensos e surpreendentes, descobrimos uma cozinha que se revela na simplicidade dos ingredientes e na ousadia das combinações. Cada prato foi uma experiência sensorial, feita de contrastes e autenticidade genuína.