Marlene Vieira e Rui Sequeira. Dois chefs e um menu inédito
O convidado da pop-up de junho é algarvio e vai preparar pratos tão típicos como cataplana de gamba da costa, raia alhada à moda de Olhão ou codorniz piri-piri da Guia.

Qual é o português - e, já agora, o estrangeiro - que não gosta do sul do país? Com as praias paradisíacas, os sabores mediterrânicos do peixe e do marisco, tornou-se um destino para todo o ano.

A 5 de junho, Marlene Vieira, do restaurante ZumZum, convida o chef Rui Sequeira a fazer parte dos menus em formato pop-up que todos os meses chegam a este spot em Lisboa. Rui pensou neste alinhamento: cataplana de gamba da costa, raia alhada à moda de Olhão, codorniz piri-piri da Guia e uma sobremesa a que chama Milagre das amendoeiras em flor. Já a cozinha do Zunzum irá servir uma tosta de sardinha, pimentos assados e foie do mar - uma homenagem ao Santo António que chega uma semana depois do evento -, alcachofra frita, gema e muxama, carbonara de aipo e choco, papada e ovas e, para terminar, cookie, cereja e chocolate negro. O pairing de vinhos será assinado pela Martin Boutique Wines, focada em produtores emergentes.

É a sexta edição dos 12 eventos a decorrer ao longo do ano para celebrar os sabores e ingredientes portugueses, apresentados com diferentes técnicas e espelhando a assinatura de cada chef convidado. "Os menus são compostos por pratos de assinatura do convidado e criações da chef Marlene Vieira e os vinhos ficam a cargo de um pequeno produtor, convidado para apresentar as suas criações" explica a Krausz (Studio) agência do ZumZum. O menu de degustação (que inclui pairing de vinhos e welcome drink) custa €85.

Rui Sequeira foi finalista do programa Top Chef e depois passou pelo Ocean, pelo Vila Vita em Porches, e pelo Serge Vieira, em França. Hoje, assina 3 projetos, dois de inspiração asiática (Monky e Karpa) e o Alameda, onde está agora.
Imanol: o melhor restaurante espanhol em Portugal
Podia ser uma crítica gastronómica da Must, mas não. É, isso sim, um selo de aprovação da "Restaurants From Spain" que distingue os melhores restaurantes espanhóis fora de portas.
4 vinhos e as suas histórias: há três do Douro, mas um Porto e dois brancos, e ainda um representante do Alentejo
No final de Maio, ainda na Primavera, começam a formar-se os bagos. Nesta altura a “monda” – cortar cachos de uvas para fortalecer os restantes – é uma opção, sobretudo para as castas mais produtivas.
Dona Maria: onde as sobremesas têm um toque de marcenaria
No restaurante do hotel The Lodge, em Vila Nova de Gaia, há muito vinho, uma vista linda para a cidade do Porto, almoços em família ao domingo e sobremesas misteriosas.
Zunzum: a nova carta de verão é para comer com as mãos
Marlene Vieira preparou propostas frescas e vibrantes para a época mais quente do ano, sempre com a portugalidade no centro de tudo. Há espetada de novilho, choco frito e sericaia com ameixa d'Elvas.
O reconhecido chef inglês tem reinterpretado alguns dos pratos portugueses mais tradicionais. Depois do desastre da reinterpretação do pequeno almoço, chega agora a versão da bifana.
Estudos indicam que, quando consumida com moderação — à medida do que acontece com o vinho —, a cerveja poderá ser tão benéfica para a saúde quanto é o néctar de Baco.
A 8ª edição do Concurso de Vinhos de Portugal escolheu os vencedores entre 1400 candidaturas. A região mais medalhada foi o Douro, seguindo-se as regiões do Dão e Alentejo.
O restaurante de street food SOI acrescentou à sua ementa um prato que acredita ser pornograficamente bom.