Essência do Vinho celebra 20 anos com programa extenso e 200 convidados internacionais
De 18 a 25 de fevereiro, numa semana que leva o nome de Wine & Travel Week e que faz do Porto e de Portugal a capital do enoturismo e do vinho.

Pelo segundo ano, a Wine & Travel Week promove quatro eventos complementares, dinamizados por mais de 200 profissionais de 26 nacionalidades. O programa tem previstos encontros profissionais, 3200 reuniões B2B, uma WTW Talk, e um conjunto de experiências nas sete regiões de turismo portuguesas, promovendo ainda o roteiro "Gosto do Porto", que inclui 90 espaços dedicados à gastronomia e ao vinho. Encerra-se a semana com a 20ª edição do Essência do Vinho – Porto, a principal experiência do vinho em Portugal.?
Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, duas slots (por dia) permitirão aceder a rótulos marcantes de produtores como Bouchard Père et Fils (França), Castello Bandi (Itália), Castello di Montepó (Itália), Château Pichon Baron (França), Clos Apalta (Chile), Dr. Loosen (Alemanha), Júpiter (Portugal), Marqués de Murrieta (Espanha), Mouchão (Portugal), Niepoort (Portugal), Penfods (Austrália), San Marzano (Itália), Taylors (Portugal), entre outros.

No capítulo internacional, a programação recebe provas comentadas por nomes como Vega Sicília (Rioja, Espanha), Château Lynch-Bages (Bordéus, França), Dr. Loosen (Mosel, Alemanha), Penfolds (Austrália), Raül Bobet (Priorat, Espanha), Santiago Ruiz (Rias Baixas, Espanha), entre outros.
As duas regiões convidadas são Castela e Leão (Bierzo, Ribera del Douro e Rueda) e Minas Gerais. Juntam-se outras provas de grandes nomes nacionais, "como Alves de Sousa (vertical Abandonado, 2004-2020), Mouchão (incluindo as edições 1984, 1999, 2008 e Tonel N. 3-4 2013), Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa (2011, 2015 e 2018), Xisto 2019 (lançamento en primeur), Madeira Wine Company (Blandy´s Bual 1920, Terrantez 1976, Verdelho 1982, Sercial 1990), Kopke (Porto Vintage vs. Porto Colheita), Moscatéis de Sonho José Maria da Fonseca (Amagnac, Cognac, Sole e 20 Anos), Casa de Santar, Cartuxa, Monção e Melgaço" informa o comunicado.
"Estamos perante a maior organização de sempre de um evento que parte do vinho e da gastronomia, para a promoção mundial de Portugal. Têm sido meses intensivos de preparação para que nada falhe e, sobretudo, para que todos os visitantes internacionais reconheçam a capacidade de o nosso País saber receber, saber organizar e saber fazer", explica Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência Company, em comunicado. "Vamos percorrer ao longo da semana alguns dos mais emblemáticos lugares do Porto, como o Museu Nacional Soares dos Reis, a Casa da Música ou o Mosteiro de São Bento da Vitória culminando, claro, no Palácio da Bolsa. E, em parceria com o Turismo de Portugal, teremos ainda um conjunto de pós-tours, no continente e nos arquipélagos, envolvendo a comitiva internacional de compradores e de jornalistas que estarão connosco”, esclarece.
André Jordan: “Uma parte dos hotéis vai ser transformada em residências”
Como é que o homem do imobiliário e ícone do turismo português olha para o impacto da pandemia no setor do turismo? Com hotéis que passam a ter apartamentos, menos alojamento local e muito foco no turismo de qualidade. Recordamos esta entrevista ao empresário, que morreu hoje, aos 90 anos.
Um dia na vida de… de João Afonso, o autor que compõe bailados sobre vinhas velhas
O produtor, enólogo e professor João Afonso publicou recentemente o livro “As castas do vinho”. Uma narrativa que desvenda os segredos das centenas de variedades que fazem parte do património vinícola português.
Pode um vinho de 7.500 euros ser barato? Depende do que estiver no interior
A narrativa do vinho Czar de Fortunato Garcia não cabe na garrafa que custa 7.500 euros. Confunde-se com a história da Ilha do Pico, com pragas, adversidades, baleeiros, caves descobertas por bolcheviques e epopeias de sobrevivência e resistência.
No próximo domingo, o hotel de charme organiza um almoço especial para assinalar o Dia da Mãe. Num ambiente de charme e história, famílias poderão desfrutar de uma refeição pensada para assinalar a data de forma tranquila e memorável (sem se preocuparem com tachos).
A partir do próximo mês, o restaurante lisboeta Canalha regressa com um pop-up ao Sublime. O chef português - e criador do projeto - traz para a mesa uma carta que celebra os produtos nacionais e uma cozinha descomplicada, num ambiente onde a sofisticação e a tranquilidade se encontram no seu melhor.
Marcelo Araújo e Patrícia Berardi tinham o sonho de produzir grandes vinhos no Dão. E fizeram como na Borgonha, aproveitando pequenas diferenças de terroir para conseguir um resultado ora mais estruturado e intenso, ora mais elegante e fresco. Não há nada como ver um sonho realizado.
Numa noite marcada por sabores intensos e surpreendentes, descobrimos uma cozinha que se revela na simplicidade dos ingredientes e na ousadia das combinações. Cada prato foi uma experiência sensorial, feita de contrastes e autenticidade genuína.