Belcanto de José Avillez é um dos 50 melhores restaurantes do mundo
Aos premiados de 2022 juntam-se também Geranium, na Dinamarca, Central, no Peru, e Disfrutar, em Espanha.

De portas abertas há uma década, desde 2012, o icónico restaurante é novamente galardoado com o prémio The World’s 50 Best Restaurants, ocupando a 46ª posição. Uma grande vitória para a gastronomia portuguesa, visto que Belcanto, de José Avillez, é o único restaurante nacional reconhecido.
"Nos últimos seis anos temos representado Portugal nesta prestigiada lista. Este reconhecimento é importante para nós, equipa do Belcanto, e também para Lisboa e para Portugal", afirma Avillez em comunicado. "São cada vez mais os que viajam à procura da identidade gastronómica de diferentes países, cidades e regiões. A gastronomia é um importante traço de cultura. Portugal tem tudo para ser cada vez mais um destino gastronómico de excelência". Ao longo dos anos, Belcanto foi distinguido com duas estrelas Michelin, em 2012 e em 2014.
Os '50 Melhores Restaurantes do Mundo 2022', patrocinados pela S.Pellegrino & Acqua Panna, foram revelados numa cerimónia de prémios ao vivo na segunda-feira passada, 18 de julho, em Londres. Inclusive, a celebração marcou o 20º aniversário da lista.
Onde? Rua Serpa Pinto, 10A, Lisboa, Portugal. Horário: de terça-feira a sábado (12h30 – 15h00 / 19h00 – 00h00)
Não é boato, há mesmo um novo restaurante na cidade
Numa paralela à Avenida da Liberdade, o restaurante Boato abriu há quase um ano. Depois, veio a pandemia. Está finalmente na hora de o irmos conhecer.
A nova boutique de bebidas que parece uma barrica e abriu na Comporta
Detentora da exclusividade nacional dos vinhos da herdade na costa alentejana, a Garcias Wines & Spirits decidiu abrir uma boutique premium com vinhos e bebidas espirituosas na Herdade da Comporta.
O sabor do Rio de Janeiro chegou a Lisboa (com a ajuda de José Avillez)
A chef Kátia Barbosa traz até às varandas do Bairro do Avillez o melhor da cozinha popular brasileira. A má notícia é que será apenas até 14 de março.
Casa Reia. O bar de praia onde se come mesmo bem. E ainda nos divertimos.
A Casa Reia, na Cabana do Pescador, é um Beach Club cheio de estilo onde se comem os melhores vegetais, peixes e mariscos da costa portuguesa. Não é exagero, vão lá provar e depois digam-nos se não temos razão.
Portugal distinguido com 5 novas estrelas no Guia Michelin
Entre os 27 restaurantes portugueses premiados, a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, recebeu a sua segunda estrela Michelin, e quatro outros novos restaurantes juntaram-se ao guia: Mesa de Lemos, Vistas, Epur e Fifty Seconds.
Chegou o primeiro restaurante num balão de ar quente do mundo
A chef holandesa Angélique Schmeinck está à frente do CuliAir, o restaurante onde se come por cima do mundo.
José Avillez e Henrique Sá Pessoa: a entrevista secreta
O que acontece quando os chefs dos únicos dois restaurantes com 2 estrelas Michelin em Lisboa se juntam para cozinhar numa sala secreta? José Avillez e Henrique Sá Pessoa falam à MUST um sobre o outro, em antecipação do exclusivo jantar Ritz’s Secret Room.
Casa Nossa. A casa de Sofia Ulrich e José Avillez não é só deles
Uma casa para alugar junto ao Alqueva, no Alentejo, com 10 suites, uma sala de estar, uma biblioteca, um bar, uma garrafeira com espaço para prova de vinhos, uma divisão de cinema e espetáculos e, ainda, uma sala de jantar onde em cima da mesa vão estar pratos assinados pelo chef.
No próximo domingo, o hotel de charme organiza um almoço especial para assinalar o Dia da Mãe. Num ambiente de charme e história, famílias poderão desfrutar de uma refeição pensada para assinalar a data de forma tranquila e memorável (sem se preocuparem com tachos).
A partir do próximo mês, o restaurante lisboeta Canalha regressa com um pop-up ao Sublime. O chef português - e criador do projeto - traz para a mesa uma carta que celebra os produtos nacionais e uma cozinha descomplicada, num ambiente onde a sofisticação e a tranquilidade se encontram no seu melhor.
Marcelo Araújo e Patrícia Berardi tinham o sonho de produzir grandes vinhos no Dão. E fizeram como na Borgonha, aproveitando pequenas diferenças de terroir para conseguir um resultado ora mais estruturado e intenso, ora mais elegante e fresco. Não há nada como ver um sonho realizado.
Numa noite marcada por sabores intensos e surpreendentes, descobrimos uma cozinha que se revela na simplicidade dos ingredientes e na ousadia das combinações. Cada prato foi uma experiência sensorial, feita de contrastes e autenticidade genuína.