Prazeres / Lugares

Um retiro no meio do oceano

O resort Lava Homes, na ilha do Pico, acaba de lançar um programa de retiros de bem-estar, com ioga, meditação, massagens, hipnose e tudo o que faz falta para limpar o corpo e a alma. Sem esquecer a "infinity pool" e os incríveis trilhos pedonais que a ilha tem para oferecer.

Foto: DR
02 de outubro de 2023 | Madalena Haderer

Ainda agora acabou o verão e já está a precisar de um retiro para se recompor? E se pudesse ir para uma ilha, no meio do oceano, fazer ioga, meditação, caminhadas e dedicar-se apenas ao sossego e ao autoconhecimento? Parece o paraíso, não é? Só que este paraíso, em particular, é de fácil acesso: fica na ilha do Pico, a uma viagem de avião de distância, e vai funcionar de 23 de outubro a 23 de março. Chama-se Lava Homes, é uma aldeia transformada em resort, encastrada entre o oceano e a montanha do Pico, e durante cinco meses vai transformar-se num abrigo de bem-estar.

Acordar com vista para o mar
Acordar com vista para o mar Foto: DR

A wellness season, como lhe chamam na Lava Homes, tem a duração de cinco meses e é compreendida por 10 retiros de cinco dias cada. Os retiros têm quatro temáticas distintas, quatro caminhos para atingir paz e tranquilidade, e caberá a cada hóspede escolher aquele que melhor se adequa às suas preferências. O Integrative Healing Yoga Retreat inclui ioga, como o nome indica, mas também sessões de hipnose, meditação guiada, osteopatia crânio-sacral, entre outras. No Meet Yourself Retreat há aulas de ioga e qui gong, cerimónias de cacau – um ritual xamânico que tem como objetivo eliminar toxinas e promover o autoconhecimento – e massagens terapêuticas. Já o Reconnection Retreat inclui a prática de gyrokinesis – relacionado com o yoga e o pilates, mas mais focado no movimento da coluna –, ecstatic dance – uma prática de dança sem a necessidade de seguir quaisquer passos, em que o objetivo é que as pessoas se libertem, sintam a música e dancem como se ninguém estivesse a ver – e caminhadas mindful pela ilha. Por último, poderá escolher o Evolution Retreat onde, além do ioga e da meditação, há terapias com recurso a massagem e sound healing – ou seja, a utilização de sons para melhorar a saúde física e emocional.

A cerimónia do cacau é um ritual xamânico milenar
A cerimónia do cacau é um ritual xamânico milenar Foto: DR

Durante os cinco dias de duração do retiro, cada hóspede ficará alojado numa das 14 casas lávicas com vista para o mar e terá refeições preparadas por um chef especializado na área de bem-estar. Poderá usufruir da infinity pool à beira-mar e da lindíssima paisagem vulcânica em redor e de tudo o que ela tem para oferecer. Se os dias já começam a pesar-lhe no corpo e na alma, tem aqui um bom pretexto para espairecer e um incentivo extra para deixar o smartphone em casa ou bem enterrado no fundo da mala. Afinal de contas, de que vale fazer um retiro se for para levar os problemas e as irritações consigo?

Todos os retiros têm início à segunda-feira e terminam no sábado. Para quem parte de Lisboa, há voos diretos todas as segundas, às oito da manhã. O preço por participante começa nos 1520 euros e inclui atividades, alojamento, refeições e transfers de e para o aeroporto. Para mais informações, visite o site do Lava Homes.

Saiba mais Dança, Oceanos, Cerimónia, Retreat, Lisboa, Yoga, Lava Holmes
Relacionadas

Casas de Sal: uma vida de luxo na Fuseta

Com o seu toque contemporâneo, inspirado na tradição algarvia e na paisagem envolvente, o projeto oferece 11 casas espaçosas, das quais 7 estão disponíveis para venda. Cada uma destas residências deslumbra com amplas vistas para a Ria Formosa e para o Oceano Atlântico.

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.

Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.