Viver

Há uma ciência para desfrutar em pleno das férias?

Desligar do trabalho e do stress pode ser difícil quando a rotina é apressada e repleta de desafios. Conheça três sugestões vindas da ciência para aproveitar ao máximo os tão merecidos dias de férias.

Filme 'Chama-me Pelo Teu Nome' (2017)
Filme 'Chama-me Pelo Teu Nome' (2017) Foto: IMDB
01 de julho de 2022 | Ana Francisca Oliveira

Conseguir desligar verdadeiramente do trabalho pode ser complicado. Pode parecer que a pressão, a ansiedade e o cansaço o perseguem durante as férias, mas felizmente existem truques para que isto não aconteça. Para atingir o máximo nível de tranquilidade é preciso analisar o que realmente é necessário para que as férias proporcionem os dias de descanso indespensáveis.

Filme 'Miúdos e Graúdos' (2010)
Filme 'Miúdos e Graúdos' (2010) Foto: IMDB

Em entrevista à GQ Espanha, os especialistas em Psicologia Belle Liang e Tim Klein partilham três truques com base em estudos científicos que melhoram significativamente a qualidade dos dias de férias. 

De acordo com os psicólogos, nem todos conseguimos recarregar as energias da mesma forma. O primeiro passo é então saber que cada emprego requer um tipo de repouso diferente. Para um trabalho mais calmo e até monótono é recomendado marcar férias que contenham novas experiências e aventuras, enquanto que um trabalho exigente e caótico pede alguns dias de relaxamento. 

Filme 'Era Uma Vez em... Hollywood' (2019)
Filme 'Era Uma Vez em... Hollywood' (2019) Foto: IMDB

Para umas férias perfeitas é então preciso descobrir o que gosta de fazer. Seja passar o dia no spa, na piscina, ou a fazer uma caminhada, esta é a chave para se divertir e aproveitar ao máximo. Por fim, saber aproveitar os dias de férias a que tem direito. Não descansar o suficiente pode ser prejudicial para a saúde, e desligar tudo o que é relacionado com o trabalho é essencial.

Saiba mais Viver, Férias, Verão, Ciência
Relacionadas

Como dar a festa perfeita ( e 10 boas razões para o fazer)

A atriz Mae West disse com a sua lendária irreverência: “Eu não sei muito sobre política, mas consigo reconhecer um bom party man quando o vejo.” Saiba, então, como tornar-se o perfeito anfitrião e organizar uma festa de sucesso.

As férias de luxo dos jogadores de futebol

Seja em Ibiza, nas Maldivas ou Bahamas, os dias de descanso das estrelas do futebol são sempre repletos de luxo e descontração. Descubra os lugares paradisíacos de eleição de jogadores como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Cesc Fàbregas ou Antoine Griezmann.

Mais Lidas
Viver Opinião. Deixem o Ronaldo em paz

A três dias do começo do Mundial do Catar e a uma semana da estreia de Portugal, frente ao Gana, a polémica está novamente instalada: Ronaldo é um ativo tóxico ou o ás de trunfo da Seleção?