Prazeres / Lugares

Moinante Experience. Três dias de provas a Sul

Nos dias 25 de agosto, 1 e 8 de setembro, a Herdade da Fonte Santa, no Alentejo, organiza uma série de momentos dedicados às novas colheitas.

Foto: Mainova
03 de julho de 2023 | Vanda Carreto / Com Rita Silva Avelar

A 25 de agosto, 1 e 8 de setembro, a cidade de Évora vai ser palco de uma experiência única para os amantes de vinho. Moinante Experience, um programa apresentado pela marca portugesa Mainova, é a ocasião certa para quem tem curiosidade sobre a marca de vinhos da jovem Bárbara Monteiro. 

Vindimas da Mainova na Herdade Fonte Santa.
Vindimas da Mainova na Herdade Fonte Santa. Foto: Mainova

Cada um dos dias tem um programa que dura mais de 5 horas (entre as 22h30 e as 03h), e que inclui degustações e convívio na Herdade da Fonte Santa, uma propriedade familiar com 200 hectares, 20 deles ocupados com as vinhas. O programa tem início às 22h30 com um welcome drink e um kit de boas vindas, seguindo-se uma visita à adega por volta das 23h. Entre as 23h30 e a 00h os participantes irão descobrir como é feito todo o processo do vinho antes de chegar à garrafa numa visita noturna às vindimas. Às 1h será servida uma ceia acompanhada de uma degustação de vinhos Mainova. Das 2h às 3h terão oportunidade de ver as uvas a serem colhidas e processadas e ajudar no processo.

"Toda a vindima é manual e noturna, proporcionando assim um maior cuidado com as uvas e uma seleção mais criteriosa. A uva vai diretamente para a adega, onde o enchimento da prensa e cuba é feito por gravidade para preservar a qualidade das uvas e mosto" lê-se, na página da empresa, sobre este método de apanha. 

"Os participantes irão descobrir como é feito todo o processo do vinho antes de chegar à garrafa" Foto: Mainova

Bárbara Monteiro é o rosto desta empresa portuguesa que começou a ser trabalhada em 2010 depois de o seu pai comprar a herdade onde hoje em dia são produzidos os vinhos. Preocupada com o meio ambiente, a Mainova caracteriza-se por ser sustentável. São usados materiais reciclados e recicláveis nas garrafas de vidro, nos rótulos e nas caixas de papel, protegendo assim o ambiente, e outra das suas produções é o azeite. Entre os vinhos existentes na Mainova, destacam-se o homónimo Mainova (branco e tinto), o Milmat Reserva ou o Moinante, nome do cão da herdade. 

Mainova Tinto 2020, Milmat Tinto Reserva 2020, Moinante Encruzado 2020.
Mainova Tinto 2020, Milmat Tinto Reserva 2020, Moinante Encruzado 2020. Foto: D.R

Onde? Monte Herdade da Fonte Santa, Évora. Quando? A 25 de agosto, 1 e 8 de setembro. Preço? 120€ por pessoa. Reservas enoturismo@mainova.pt ou +351 910 732 526

Saiba mais Vinhos, Sabores, Diversão, Gastronomia, Mainova, Évora
Relacionadas
Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.