Quanto custam aos alunos as 10 melhores universidades do mundo?
Setembro é o mês em que a maioria dos alunos entra no ensino superior. Segundo o ranking do site QS, que reúne informação sobre universidades a nível internacional, estas são as 10 melhores.

Começamos pelo fim. Em 10º lugar da lista elaborada pelo site QS para 2023 está a Universidade de Chicago, fundada por John D. Rockefeller em 1890, cuja lista de ex-alunos inclui nomes como Eliot Ness e Bernie Sanders.
Segue-se o Instituto Politécnico Federal de Tecnologia de Zurique, universidade pública na cidade com o mesmo nome. Esta instituição suíça conta com 21 vencedores do Prémio Nobel e entre os ilustres estudantes que a frequentaram encontram-se Albert Einstein ou Santiago Calatrava.
Habitué nos rankings da QS, a University College de Londres ocupa o 8º lugar. Ao pagar 35 mil euros, é possível frequentar esta instituição pública – a primeira criada no Reino Unido, em 1826 – com morada em Bloomsbury. É a terceira mais antiga do país, acompanhada de Oxford e Cambridge, e conta com 28 prémios Nobel atribuidos a antigos alunos. Também no Reino Unido, a Imperial College de Londres, especializada em ciência, tecnologia e medicina, surge no 6º lugar da lista. Fundada em 1907, foi aqui que se descobriu a penicilina e que foram feitos grandes avanços na área das fibras óticas.
Voltamos aos Estados Unidos, mais especificamente a Califórnia, onde se situa o Instituto Tecnológico. Pertence a um grupo de Institutos de Tecnologia dos Estados Unidos e dedica-se sobretudo às ciências e ciência aplicadas. Fundada por Amos G. Throop, político e homem de negócios, esta universidade trabalha com a NASA e tem um campus de 50 hectares.
A ocupar o 5º lugar está a Universidade de Harvard, cuja matrícula anual chega aos 54 mil euros. É privada e fica em Cambridge – Estados Unidos da América, não Inglaterra. Igualmente emblemática, a Universidade de Oxford (matrículas entre os 33 mil e 51 mil euros) – fica na cidade que lhe dá o nome, e é a segunda mais antiga do mundo.
Também uma das mais conhecidas pelo mundo fora, a Universidade de Stanford é privada e fica na Califórnia. É o centro de desenvolvimento de muitos projetos tecnológicos devido à sua proximidade a Silicon Valley (um centro global de alta tecnologia e inovação).
O top 2 divide-se entre Reino Unido e Estados Unidos da América - sem surpresas portanto. A Universidade de Cambridge ocupa o 2º lugar do ranking e foi fundada por um grupo de universitários que desistiram de Harvard. É um importante polo de investigação científica, contanto com vários vencedores de prémios Nobel entre os antigos alunos.
Em 1º lugar, e com uma matrícula que ronda os 57 mil euros está o Instituto Tecnológico de Massachusetts, mais conhecido como MIT. O astronauta e piloto Buzz Aldrin, que pilotou o Módulo Lunar do Apolo 11, é apenas um dos muitos cientistas que frequentou esta universidade.
Pode consultar o ranking completo no site da QS.
Esta moradia é o fine dining mais bem escondido de Cascais
De localização inusitada, o restaurante Casa Davolta maravilha-nos com despretensão e alta cozinha de inspiração andaluz. À mesa é servida emoção ao paladar, em criações delicadas e de complexidade técnica notável.
Já há casas no meio do oceano. São as Sea Pods
Imagine viver por cima do mar, numa casa flutuante, com vista privilegiada… a ajudar o ambiente. Parece um sonho, mas é uma realidade. São casas criadas pela empresa Ocean Builders que demonstram o potencial do design futurístico, clean e orgânico – e também como viver no meio do oceano pode ser mais confortável do que em terra.
Antiga residência de Escobar é agora um hotel focado em meditação
A Casa Malca, nome emprestado ao colecionador de arte colombiano que a adquiriu, foi abrigo de um dos maiores criminosos da histórias, e é agora uma mansão-hotel na Riviera Maya, no México.
OS 20 países mais ricos do mundo em 2022
Uma lista elaborada pela Global Finance, revista financeira americana, que todos os anos compila os país mais abastados do mundo com base em variáveis que ultrapassam a mera noção do PIB.
O investimento de cerca de 50 milhões de euros, feito pela Sogevinus, está na origem deste pequeno bairro gastronómico, vínico e de bem-estar que floresce debruçado na encosta de Vila Nova de Gaia. Nacho Manzano, chef espanhol com três estrelas Michelin, assina as cartas dos dois restaurantes da propriedade.
A cerca de uma hora de Lisboa, o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros ainda é um território desconhecido para muitos, com inúmeros tesouros naturais, geológicos e paisagísticos à espera de serem descobertos em família.
Em Seixas, Caminha, há um hotel-museu à espera de ser vivido – e não apenas visto. Esta majestosa mansão em estilo arte nova, um dos mais magníficos exemplares dos “Palacetes Brasileiros” construídos em Portugal no princípio do século XX, é hoje muito mais que mero símbolo de um glorioso passado.
Foi devido a Mário Leal que o Faial - e por acréscimo todo o arquipélago -, se tornou num destino de eleição para a prática de trail running. Dez anos passados sobre a primeira edição dos Azores Trail Run, pedimos ao criador da prova que nos escolhesse os melhores trilhos dos Açores.